domingo, dezembro 29, 2013

Retrospectiva 2013

. .


Retrospectiva 2013! Ainda não consigo acreditar que já passou o Natal e estamos tão perto de 2014. Vocês conseguem? Sei que todo ano todo mundo fala que o tempo voa e tudo mais, mas dessa vez realmente fui surpreendida. Ao mesmo tempo, quando olho para trás, tem coisas que aconteceram que parecem que fazem milênios. Tempo é uma coisa muito relativa mesmo.

Esse ano foi bem instável para o blog. Teve épocas com postagens constantes e diárias, e épocas com um post por semana. Sinto que ainda não consegui encontrar a receita certa, e definitivamente ainda não consegui me organizar o suficiente para ter coisas planejadas. Tem várias postagens que gostaria de trazer para cá e simplesmente não consigo escrever, ou parar para fazer. Vamos ver se em 2014 algumas coisas saem.

Infelizmente não consegui cumprir várias das metas desejadas, em especial a parte de ler livros da minha estante. Estou vendo que nesse ano as coisas vão ser complicadas novamente, ainda mais se continuar com esse ritmo meio lento, mas vou tentar encaixar alguns.

Vamos começar revisando os planos que havia feito para esse ano? Em itálico o que foi desejado, e após um comentário sobre a meta.

Blog e marcadores:
- Participar e finalizar o Desafio Literário (esse ano abandonei pela metade). Ano que vem quero ler todos os livros do desafio, mesmo que seja com atraso. - Nem perto, larguei o Desafio logo no início. Mal consigo dar conta dos livros de parceria...
- Arrumar o layout do blog de novo. - Feito! Agora ficou bonitinho :)
- Arrumar a lista de resenhas. Colocar mais opções como a classificação por estrelas, resenhas por capa, etc. - ainda não, mas a meta continua!
- Arrumar a lista de marcadores. Essa tá abandonada tadinha. - nem perto de finalizar, mas cheguei a começar.
- Voltar a escrever sobre filmes, mesmo que não seja semanalmente. - fiz algumas tentativas, a última foi criar a seção mensal. Vamos ver se vinga.
- Chegar a 1500 seguidores/curtidas. Podem falar o que quiser, eu gosto de um número cada vez mais alto de seguidores. - Feito! No momento o blog está com 1987 curtidas. 
- Ler mais de 25 livros. Sei que já passei dos 40 esse ano, mas gosto de ir subindo a meta aos poucos. - Feito! No momento estou lendo o 34º livro do ano.
- Chegar a 3000 marcadores. Será que dá? - Acho que passei, mas ando meio desleixada com a minha coleção. Não tenho uma ideia exata de quantos marcadores tenho hoje.
- Ter marcadores de 20 países diferentes. - Também acho que tenho, mas no meio da bagunça confesso que tenho alguns marcadores que já esqueci de qual país são!


Pessoais:
- Arrancar os dois sisos. - Finalmente, e nem foi tão ruim.
- Conseguir correr 3 km. Hoje acho que devo correr uns 300 metros. - Não investi na corrida, mas comecei a andar de bici. 
- Fazer uma viagem para algum país que eu não conheça. Feito! Fui para os Estados Unidos.
- Academia regularmente por 4 meses. De novo. - Não, e acho que desisto. Academia não é para mim, prefiro coisas mais coletivas.
- Terminar meu ponto-cruz do Garfield. Comecei ele há anos e larguei sem terminar. Coisa feia! - Nem encostei nele :(

10 livros que tenho que ler em 2013 - Nem vou listar porque não li nenhum. Esse ano foram só livros de parceria e booktours.


Em resumo, fui bem mal nas metas! Algumas delas vão permanecer para 2014, e outras já serão retiradas da lista. Desisti de academia, vou ter que achar outra coisa para mexer o corpo regularmente.


Em se tratando de blog, os 10 posts mais acessados do ano (retirando os de promoção) foram: 

Série x Livro: Dexter
Marcadores: Diário de um banana
Resenha: Os pilares da Terra
Resenha: Cinderela Chinesa
Marcadores da Semana #10: Percy Jackson (Alemanha)
Resenha: Ladrões de elite
Resenha: Longe demais
Encontro de blogueiros - Informações
Resenha: A síndrome de Copérnico
Resenha: Desculpa se te chamo de amor

Algumas coisas sempre me surpreendem nessa lista, e são os dois mais acessados do ano. Talvez começar a fazer mais comparações de livro x filme/série e marcadores de séries mais populares seja uma boa pedida. As resenhas mais acessadas também me surpreenderam pois nenhuma é dos livros mais populares do momento. Será outro indício?


E falando em resenhas, esse ano tivemos 33 postadas. Gostaria de ter postado (e lido) mais, para conseguir postar ao menos uma por semana. Vamos tentar isso em 2014 também. Os livros lidos foram estes, e o link das resenhas se encontra abaixo da imagem. Vocês podem acessar a lista de resenhas a qualquer momento no menu Resenhas do blog, que fica na parte superior da página.

Pilares da Terra, Os
Fale!

E estão curiosos para saber as 10 melhores leituras do ano? Espero que sim, porque essa lista vem amanhã ;)

Para quem acompanha o blog, o que achou desse ano no geral? Deixem suas impressões, xingamentos e expectativas para o próximo ano!

15 comentários:

  1. Acho que o negócio das resenhas com os livros menos conhecidos é porque quase todo mundo tem a mesma opção. Tipo, ACEDE, você sabe que a maioria gostou, que é um livro triste, então nem vai muito atrás. Acho que é bom você variar em resenhas. Pode crer que alguém foi pior que você em metas: Eu! Acho que não cumpri nenhuma :( Mas 2014 está aí para eu tentar de novo.

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara! Realmente, esses livros que muita gente fala a gente acaba decidindo meio "cedo" se gosta ou não e depois nem se interessa em ver mais coisas sobre... aliás, ACEDE é um que pretendo ler esse ano. Quero tentar variar sim, só não consigo fugir muito por causa das parcerias. Mas vou tentar solicitar uns diferentes :)
      E 2014 está aí para tentar cumprir as metas então! hehehe Boa sorte e feliz 2014!

      Excluir
  2. Prefiro ler resenhas de livros 'não comerciais', pois a maioria resenha os lançamentos e as opiniões na maioria são iguis...
    Bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gladys! Também vejo que a maioria tem a opinião meio parecida mesmo. Não consigo fugir muito dos lançamentos por causa das parcerias, mas vou tentar diversificar um pouco mais :)
      Feliz 2014!

      Excluir
  3. Olá Tami!!! Eu conheci seu blog pouco tempo, mas vou opinar sobre o que eu acho!!! Bom sobre metas... Quem sou eu pra falar né? A pessoa que não tem horário nem pra comer, vai falar de cumprimentos de metas? hahaha. Nunca estipulei metas porque tbm não consigo!!
    Sobre o layout, eu amo ele!! Muito fofo!! E outra coisa que acho super bacana é que você não posta todo dia, sério eu acho muito cansativo!!! A maior parte dos blogs que visito sempre e tals, são os que postam tipo de dois em dois dias, porque o meu tempo é bem curto!!!
    Acho legal também ler resenhas de livros pouco divulgados e tals, mas o problemas é que nem sempre eu acho esses livro ( moro onde Judas perdeu as botas hehe) então acabo preferindo ler os mais divulgados!!!

    Desejo a você um ano novo muito promissor, que em 2014 você alcance todas as suas metas e que seja um ano de muita alegria, felicidade e prosperidade e acima de tudo muito amor e lógico: sucesso com o blog!!!

    beijos!!

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jullyane! Que curioso, achei que a maioria preferia postagens diárias! hehe As vezes na internet é mais fácil de achar esses livros pouco divulgados, mas se tu mora muito para o interior o frete fica uma paulada...
      Feliz 2014!

      Excluir
  4. Cara, tenho que fazer de verdade minhas listas e metas, sou péssima nisto!
    E tentar regular o que falta no meu blog e fazê-lo crescer e blá.
    Parabéns pelo que conseguiu!
    Beijos e até,
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Obrigada! Gosto muito de fazer listas e metas, mesmo que não consiga cumprir tudo é divertido ficar relendo no final do tempo :)
      Feliz 2014!

      Excluir
  5. quem não quer mais e mais seguidores sempre né? hahaha
    nossa, você acha que tem 3 mil marcadores já? jesus :O
    adorei o post :D
    que seu 2014 seja melhor que este ano que está se acabando!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayme! Meu sonho era ter a quantidade de seguidores que esses blogs de humor tem, mas acho que nunca chegaremos lá hehehe Acho que já cheguei nos 3 mil sim! Troco bastante, e faz algum tempo que já tenho a coleção, então não é tão complicado :)
      Feliz 2014!

      Excluir
  6. Oi Taaaami *-* Quanto tempo! Haha. To com saudade da blogosfera literária cara, ano que vem pretendo visitar mais blogs como antes!
    É muito legal fazer essas retrospectivas né?! No geral meu ano foi incrível. Nessa parte de blog eu abandonei o meu, infelizmente. Penso em voltar as vezes, mas tenho me dedicado a outras coisas ultimamente. Nem tenho lido tantos livros como antes, e como sinto falta de ganhar alguns ein, hahaha.
    Agora no lado pessoal foi bom demaaais. Terminei meu crisma, foi o ano da fé e ainda teve a JMJ, que eu fui e vi o papa e foi simplesmente maravilhoso, perfeito!!!
    Boa sorte nas suas metas para o ano que vem! To pensando em criar uma pequena lista pra mim também. Inclusive a minha lista de 101 coisas em 1001 dias ta bem triste, haha. Só cumpri 13 metas em um ano, ruim né?! UAHSU
    Sobre isso que deve melhorar no teu blog sobre os livros x filmes é bem legal mesmo. E acho que as resenhas de livros não tão populares fazem sucesso justamente porque as pessoas querem novidades. Resenhas de livros populares tem em todos os blogs, mas resenhas e dicas de livros diferentes são poucos, e com certeza deveria ter mais né, principalmente da literatura brasileira.
    Não sei se volto aqui essa semana, então um feliz ano novo pra você e pra sua família *-*
    Beeeijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia! Quanto tempo mesmo, não te vi mais pelos Tops aqui!
      Nem me fala, se um dia resolver parar de atualizar o blog acho que o que vou sentir mais falta também é de receber livros hahah E quem disser que não, a gente sabe que tá mentindo!
      Tive um colega que foi no JMJ também, voltou maravilhado. Deve ter sido ótimo, esse Papa novo que entrou parece ser bem querido :)
      Logo no início do ano já devo trazer duas resenhas de dois livros nacionais que ao menos eu não tinha ouvido falar ainda, espero que sejam bons (ainda não comecei a leitura). E gosto dessa seção de livros x filmes, mas confesso que é complicadinho de fazer por isso não sai tanto.
      Feliz 2014!

      Excluir
  7. Adorei o post
    Concordo contigo sobre resenhas de livros, acho que é pq os ditos "livros mais populares do momento" são comentados e resenhados em mts blogs e depois de um tempo enjoamos de ficar conferindo resenha sobre o mesmo livro, digo por experiência própria. Já os livros que são mais antigos podem chegar a ser novidade para algumas pessoas e é legal conferir resenha de livros não tão conhecidos ^^. Parabéns pelas conquistas de 2013 e que em 2014 vc consiga realizar todas as suas metas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréia! Também enjoo de ficar lendo sobre o mesmo livro em mais de um lugar, até porque a gente tem uma ideia de quais blogs tem a preferência mais parecida com a nossa, então acaba ignorando nos outros. Só não vou conseguir fugir muito dos lançamentos por causa das parcerias, mas vou tentar diversificar mais! Como comentei com a Flávia, no início do próximo ano já devem vir duas resenhas de livros nacionais não muito conhecidos, espero que sejam bons! E tem uma seção preparada para o ano que vem que acho que pode agradar a ti e mais leitores :)
      Feliz 2014 e espero que consiga realizar as tuas metas também!

      Excluir
  8. Parabéns pela tuas conquistas! E espero que nesse ano consiga alcançar muito mais metas! Tudo de bom! Teu blog é 10!

    ResponderExcluir