sexta-feira, dezembro 27, 2013

Resenha: De coração para coração

. .


"Elowyn Eden e eu nos tornamos as melhores amigas uma da outra.
Nós nos conhecemos no verão anterior ao início da sétima série, quando estávamos hospitalizadas no mesmo quarto na ala de ortopedia, esperando pelo mesmo cirurgião para consertar nossos ossos quebrados." (pág. 9, primeiras linhas)
Gosto de livros que tratam de temas diferentes, e esse foi uma grata surpresa ao trazer duas novidades: doação de órgãos e memória celular. O primeiro tema é bem conhecido e até um pouco polêmico para o grande público. O segundo é realmente uma novidade para mim, e é sempre bom sair de uma leitura aprendendo coisas novas.

Elowyn e Kassey são grandes amigas de colégio. São jogadoras de vôlei, se dão bem com os colegas e confidentes uma da outra. A vida das duas está indo bem até que uma tragédia acontece e Elowyn morre. Como a menina tinha optado, a família resolve doar seus órgãos. E é então que conhecemos Arabeth, uma menina de quatorze anos que espera há um bom tempo por um transplante.

O livro é dividido em três partes, todas marcadas por um importante evento de transição. Em cada etapa conseguimos identificar bem a situação dos personagens, e cada uma representa uma fase da história. A primeira parte é narrada apenas por Kassey, enquanto as outras duas intercalam capítulos de Kassey e de Arabeth. 

É um livro pequeno e fácil de ser lido, mas mesmo assim consegue trazer uma certa profundidade e trabalhar bem os assuntos. Certamente é uma história que poderia render bem mais páginas caso algumas situações fossem mais aprofundadas, ou se trouxesse a visão da mãe de Elowyn, mas no geral a narrativa é bem criada. 
"Quando o primeiro transplante fracassou, eu me isolei em um lugar obscuro dentro de mim. Fiz quatorze anos encarando os fatos da minha vida: eu não tinha um pai, não tinha amigos, tinha um coração que não funcionava bem e estava não somente sem esperanças mas também sem futuro.
E, então, em uma manhã, o telefone tocou e me ofereceram o coração de uma estranha." (pág. 66)
É o primeiro livro que leio sobre estes dois assuntos (doação de órgãos e memória celular), e senti que este segundo poderia ter sido melhor explicado na própria história, sem que fosse necessário ler a nota da autora. A questão da doação também seria um assunto interessante de ser debatido, principalmente pela visão dos jovens no colégio. A narrativa ainda apresenta algumas tramas paralelas, mas elas possuem um espaço tão pequeno no desenrolar dos acontecimentos que poderiam facilmente ser tiradas dali - em especial os romances pois, com exceção de Elowyn e seu namorado, soaram um bocado forçados.

Considero um livro bom e ótimo para ler nas férias. Achei bem bonitinha a capa com as digitais formando corações (com um leve relevo). O livro trata de temas interessantes de forma simples e leve, bom para quem está iniciando nestes assuntos. Recomendo e aviso que é bem possível que uma ou outra lágrima acabem escapando.
Muito bom!
De coração para coração
Título original: Heart to heart
Autora: Lurlene McDaniel
Editora: Novo Conceito (Site | Twitter | Facebook)
Páginas: 208
Links: Skoob | Goodreads

6 comentários:

  1. Parabéns pela resenha!
    Também nunca li nada sobre esses assuntos, e também não me interesso muito. Mas quem sabe qualquer hora pego um para ler.

    ResponderExcluir
  2. Oie!

    Fiquei curiosa com a premissa, pretendo lê-lo, =D

    ResponderExcluir
  3. linda resenha!
    também nunca li nenhum livro com esses temas (será que existe outros?) mas me interesso principalmente por doação de órgãos...
    o livro parece ser lindo! estou bem curiosa para ler! *-*

    ResponderExcluir
  4. Olá Tami!! estou super curiosa quanto a esse livro e com medo!!! rsrs Ele parece ser um livro bem emocionante, mas bem triste! Achei super interessante os dois abordados, e eu nunca li um livro os aborde, rsr. A capa dele é linda mesmo! E nossa acho tão chato quando um autor trabalha um tema novo e não aprofunda nele! E pra começo de conversa eu não gosto de rodapés, dificilmente eu os leio, rsr!
    Ótima resenha!!

    Beijos!

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Tami!
    Li este livro ontem, e acredita que concordo com muitas coisas que você disse?
    Li ele bem rápido, mas senti falta de um mais, entende?
    Mas bora escrever minha resenha.
    Beijos e até,
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá
    De Coração Para Coração parece ser um livro bem emocionante. Ultimamente tem ocorrido muito comigo de eu pegar um livro para ler devido a premissa e a sinopse serem bem criativas e quando leio me deparo que a autora desenvolveu muito pouco várias questões e abordou somente a ideia central sem dar uma boa finalização. Enfim, acho que ela deveria ter se atido a mais detalhes, é um livro que eu quero ler, mas só depois de terminar as minhas prioridades literárias.

    ResponderExcluir