quinta-feira, dezembro 05, 2013

Cinéfilos #1: Novembro/13

. .


Gosto muito de assistir filmes e já tentei trazer algumas colunas sobre isso aqui para o blog mas nunca deu muito certo. Não sou profissional da área e conheço muito pouco sobre técnicas e atuações para fazer algo que possa se chamar de "crítica". Já tentei também fazer comentários menores, mas então achei que a postagem ficava muito vazia. Então resolvi tentar uma forma diferente. 

Vou trazer todos os filmes vistos no mês e mini-opiniões sobre eles. Mini mesmo! Se quiser saber mais sobre o roteiro, atores e etc é só clicar no título e daí você pode ver mais informações diretamente no Filmow (pensei em outros sites, mas este tinha todos os que precisava). Ou seja, aqui vocês só vão ver a minha opinião mesmo, beleza? Ah, e se o filme tiver algum livro relacionado, vocês verão a indicação também.

Depois comentem o que acharam da nova coluna (que, pela lógica, será mensal) e deixem sugestões! Os filmes não estão em nenhuma ordem específica.


Bling Ring - Diferente do que imaginava. Achei que o foco seria bem nos roubos, e o poster dá uma impressão de algo meio "Meninas Malvadas", ou outro filme mulherzinha similar, mas não possui (quase) nada disso. É um filme que mostra bem a superficialidade da geração, e deixa o espectador apavorado pelas ideias do grupo e a facilidade com que as coisas aconteciam. Um assunto que definitivamente serve para reflexão, mas mesmo assim ainda esperava um pouco mais do filme.

Em Chamas - Excelente! Ainda melhor do que o primeiro. Apesar de a história se "repetir" um pouco, possui mais tensão e temática mais adulta. A crítica social continua forte, e agora bem focada no poder da mídia de construir ou destruir a reputação de uma pessoa. Deixa um belo gancho para os últimos filmes (para quem não sabe, vão dividir o último livro em dois - coisa padrão ultimamente). Me tornei fã da série só pelos filmes, imagina quando ler os livros... super recomendo.
Livro: Em Chamas
Gente de Sorte - Sinceramente, dormi. Contudo não é um filme ruim, só foi um pouco parado para a hora que estava vendo. Tem um humor irônico, e as cenas são divertidas. A trama é bem simples e foca bastante nas pessoas e na amizade que é criada entre os três protagonistas (veteranos de guerra). Pretendo rever ainda. Recomendo para quem gosta de um filme mais simples, com lições de vida e tudo mais. 
Livro: não possui
Gravidade - Bem melhor do que previa. Achei que seria um filme bem monótono, mas não é. Deve ficar excelente para ver no iMax pelas cenas grandiosas (o 3D não é grande coisa). Basicamente é um filme de catástrofe, só que no espaço. Não achei nada muito inovador em termos de roteiro, mas gostei bastante!
Livro: The promise of Space (vi referências a ele, mas não consegui confirmar as ligações)

11 comentários:

  1. Adorei a nova coluna!! E acho bem legal você fazê-la dessa forma, é péssimo quando o povo banca "o profissional". rs
    Gosto de ler a opinião das pessoas e ver como cada um tem seu ponto de vista em relação a mesma obra.
    Dos filmes citados, os que mais quero ver são Em Chamas e Gravidade (pelo que tenho lido, meu palpite é que esse filme concorrerá ao Oscar).
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oie!

    Não assisti a nenhum desses, rsrs.
    Em Chamas tem recebido ótimas críticas.
    Bj!

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante da coluna! Eu também não sei se poderia dar críticas boas, já que não tenho uma noção tão boa de atuação e etc. "Em Chamas" é perfeito! E como você aguenta ver só 4 filmes por mês? Ah, mas talvez você não esteja de férias, né?

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a coluna!! O primeiro filme: Bling Ring eu estava super curiosa para vê-lo, mas estva com medo dele ser muito mulherzinha, mas que bom que não!! Quero vê-lo em breve!!
    Em chamas eu pretendo ler o livro primeiro e como já vou começar por esses dois dias!! Esperar logo também!!!

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Oi Tami!
    Adorei a coluna. De todos esses filmes vi apenas "Em Chamas" e adorei, é muito melhor em referencia ao primeiro filme, já que este foi muito mais fiel ao livro, não sabia que o ultimo livro seria dividido em dois filmes e acredito que não era necessário, o filme vai ficar estranho assim como ficou Amanhecer (que era desnecessária a divisão) mas vamos esperar pra ver no que dá.

    Beijos da Lua!
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Tami

    Adorei a coluna. Eu vi apenas Bling Ring e não gostei, eu esperava bem mais do filme. Em chamas e Gravidade estou louca para ver, estão sendo bem recomendados.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu o filme Em Chamas e dei cada pulo da cadeira que tomei susto de verdade, mas ta valendo, certo?
    Eu adorei esse filme e necessito da série de livro AGORA!
    Mas eu vou dar um desconto para os outros que não me interessei.
    Beijos e até!
    Um livro e nada mais:umlivroenadamais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. "Em chamas" está perfeito!! E "Gravidade" é da hora. O filme não tem muita história, acho que o que vale mesmo é pelo 3D. Eu adorei! :)

    ResponderExcluir
  9. Em Chamas é fodástico! Os outros nao assisti ainda. Queria ter assistido Gravidade no cinema em 3D mas nao deu. :(

    ResponderExcluir
  10. o filme que eu mais estava curiosa para assistir que era Em Chamas não chegou ao cinema da minha cidade ;@
    estou revoltadíssima!!!
    legal você fazer uma coluna mensal assim :D

    ResponderExcluir
  11. Amei Em Chamas! Achei uma adaptação perfeita, desses 4 filmes esse foi o único que eu assisti até agora. Antes de assistir The Bling Ring, eu tnho que ler o livro antes.

    ResponderExcluir