terça-feira, novembro 12, 2013

Resenha: Laços de Sangue

. .


"Eu não conseguia respirar.
Uma mão cobria minha boca e outra sacudia meu ombro para me despertar do sono pesado. Mil pensamentos frenéticos foram disparados pela minha mente em um piscar de olhos. Estava acontecendo. Meu pior pesadelo estava se tornando realidade." (primeiras linhas, pág. 5)
Sempre tive preconceito com a Richelle Mead, confesso. Não sei de onde havia tirado de que os livros dela eram meio hot, com vampiros gostosões e coisas do tipo. Não poderia estar mais errada. Richelle me presenteou com uma história divertida e um mundo interessantemente novo.

Sidney Sage é uma alquimista que ajudou a dampira (isso mesmo, dampira) Rose a escapar da prisão, e por isso foi acusada gravemente de traição. Neste mundo, os alquimistas tem como objetivo proteger os humanos da existência dos vampiros, escondendo-os em casos de crime e ocultando suas magias. Aqui conhecemos também os dampiros, pessoas descendentes de vampiros com humanos.

Sidney tem uma chance de se redimir agora. Ela foi escalada para uma nova missão, proteger a princesa vampira Jill. Para isso ela, Jill e seu guardião Eddie precisam se disfarçar de irmãos e são matriculados na escola Amberwood em Palm Springs, local ensolarado onde dificilmente os Strigoi (um tipo de vampiro) poderão encontrar a menina. Na escola, além dos problemas normais de adaptação de qualquer adolescente, Sidney descobre que uma nova moda está tomando conta do lugar: tatuagens que dão poderes aos humanos. Ela então busca saber mais sobre isso, ao mesmo tempo que tenta esconder Jill do mundo.
"Aquela afirmação me incomodou. Parecia algo bom, claro. Era o tipo de coisa que as pessoas diziam o tempo todo sem entender as implicações. Seja você mesmo, lute contra o sistema! Mas as pessoas que falavam essas coisas - gente como Adrian - não tinham vivido a minha vida. Não tinham crescido com um sistema de crenças tão rígido quanto o meu; era como ser prisioneira. Elas não tinham sido forçadas a abrir mão de sua capacidade de pensar por si mesmas ou de fazer próprias escolhas. As palavras dele não só me incomodaram, percebi. Elas me deixaram irritada. Elas me deixaram com inveja." (pág. 263)
Laços de Sangue é o primeiro livro da série Bloodlines, um spin-off de Academia de Vampiros. Se você, assim como eu, não leu a série principal talvez fique um pouco perdido em alguns momentos na parte inicial, mas nada que não possa ser superado. A série e seus acontecimentos são muito fortes no início do livro, o que me deixou um pouco confusa. Como o mundo já é "conhecido", muitas coisas simplesmente temos que absorver. E ele tem bastante spoiler sobre uma das histórias de Academia, que pode atrapalhar quem gostaria de ler os livros da série depois. Contudo, continuo dizendo que não foi algo que atrapalhou muito. Mas se puder ler Academia antes, leia.

Gostei bastante da leitura. O livro é bem introdutório, mas não deixou de ser divertido. Os personagens são jovens e, em sua maioria, interessantes. Destaque para Adrian, o vampiro baladeiro e irônico que adorei. A escrita é leve e é daqueles tipos de livro que a gente consegue ler umas 50 páginas sem nem notar o tempo passar. Adorei a forma como Richelle conduz a história e como nos traz para dentro desse mundo.

A capa do livro é bonita, mas alguma coisa nela não me atrai tanto. Não consegui definir se é o sangue meio alaranjado, mas creio que sim. A capa do segundo volume da série ficou bem mais harmoniosa. Mesmo assim esta ainda é mil vezes mais bonita que a original.  O marcador de um lado é bem bonito (igual à lombada do livro), e do outro é meio basicão. A diagramação é simples, apenas com o detalhe de uma rosa no início da cada capítulo.

Em sua maioria, o livro não tem muita ação. Contudo, praticamente desde o início vamos sendo preparados para os vários possíveis acontecimentos da história, e no fim tudo começa a se desenrolar. Bloodlines foi uma série que empolgou e me deixou curiosa para conhecer também Academia de Vampiros. Como ela se passa em um ambiente de colégio, acompanhamos bastante a parte de integração, intrigas e alguns romances jovens. Um bom mundo de vampiros que pretendo conhecer mais. 
Muito bom!
Mais informações:
Laços de Sangue (Bloodlines #1)
Título original: Bloodlines 
Autora: Richelle Mead
Editora: Seguinte (Site | Twitter | Facebook)
Páginas: 430
Links: Skoob | Goodreads 
Série: Bloodlines
#1. Laços de Sangue
#2. O Lírio Dourado
#3. O Feitiço Azul (este e os próximos ainda não foram publicados no Brasil)
#4. The Fiery Heart
#5. Silver Shadows
#6. Sem título ainda

10 comentários:

  1. Eu tenho preconceito com histórias de vampiros em geral, nem tanto com os autores que as escrevem (afinal, eles podem muito bem escrever sobre outras coisas! rs).
    Por isso não me interesso por essa trama. De qualquer forma, fiquei até um tanto surpresa por ser uma história divertida, com vampiro baladeiro e tudo mais! rs
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Tami, tudo bem??
    Sempre tive vontade de ler Academia de Vampiros, mas ainda não tive a oportunidade, e esse livro me chamou bastante a atenção também pois já li várias resenhas positivas sobre ele e gosto muito de livros envolvendo vampiros isso me anima ainda mais!!
    Parabéns pela resenha =)

    ResponderExcluir
  3. Não acompanho essa série. É extensa heim!!!
    Bjo!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tami! Primeiro preciso dizer: que lombada l-i-n-d-a. Hahaha. Confesso que a capa não me atrai, mas esta lombada ganhou meu coração Enfim, vamos lá! Sempre tive interesse em ler a série "Academia de Vampiros", mas acabo nunca comprando... talvez eu comece a ler em e-book, pra ver se finalmente faço isso. Por ser um spin-off, Bloodlines não é prioridade pra mim agora; por mais que após finalizar a leitura da série principal, creio que exista grande vontade em ler mais sobre a história. Então, por enquanto eu deixo passar. Além do mais... ê, que série longa, não? Titia Richelle quis lucrar bastante com essa história, hahaha. Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li Academia de Vampiros e pra falar a verdade, não tenho vontade de ler. Essas histórias de vampiros já estão um pouco passadas, não li praticamente nada de vampiros mas o que já li me saturou desse tipo de leitura. Não sei se darei uma chance para esse livro, ainda mais quando um livro é bem introdutório como você disse. Mas mesmo assim, boa resenha!

    ResponderExcluir
  6. Livros de vampiros não chamam a minha atenção, não tive boas experiencias com este tipo de leitura. rsrs Ainda mais sendo serie, não posso começar outra sem ter terminados varias que comecei :p
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Oi Tami!
    Falar a verdade eu ainda noa li Academia de Vampiros e nao pretendo ler tão cedo. Essa é a segunda resenha do livro que leio, e que é positiva, porém ainda tem alguma coisa ai que não me é convidativa o suficiente não sei bem o que é... Mas eu preciso conhecer um pouco mais esse mundo dos vampiros, e acredito que apesar de nao me interessar muito esse seria um bom livro.

    Beijos da Lua!
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ahhh, não li a resenha por que fiquei com medo de spoiler, quero ler academia de Vampiros primeiro, muitas pessoas me recomendaram e estou curiosa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu também tinha preconceito com os livros da Richelle, mas era por ser com vampiros. Eu ainda estou no 5º livro mas estou apaixonada pela série, e olha que histórias de vampiro nem são as minhas favoritas, mas adorei todos os livros que li até agora. E depois de tantas resenhas que eu li de Laços de Sangue, estou louca pra ler esse livro também, mas quero acabar VA primeiro. Adorei sua resenha e estou querendo muuuuito conhecer mais do Adrian *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Tami, acho esse livro lindo *-* ele está na minha lista de desejados. Sobre vc ter um preconceito achando que os livros da Richelle eram hot, vc não está completamente errada, pelo que eu sei, apenas essa série e vampire academy não são hot, mas os outros livros dela são ;) adorei vampire academy, por algum motivo estava com o pé atrás com relação a bloodlines, mas resolvi dar uma chance e já o adicionei a minha lista de desejados.

    ResponderExcluir