quinta-feira, novembro 28, 2013

Resenha: Guardians - Volume 2

. .


"Ela caminhava entre as lápides, sem desviar-se de seu caminho. Até que parou, diante de um túmulo. Permaneceu de pé, fitando-o em silêncio. Após respirar fundo, começou a falar:
- Há um mês, faz dezessete anos que você se foi. Sei que sempre venho aqui, só que, este ano não tive como vir, mas passei o dia inteiro pensando em você. Aliás, não se passou um único dia sem que eu pensasse em você." (primeiras linhas, pág. 13)

Que saudade que estava do mundo de Guardians, a série que me surpreendeu no ano passado! Aproveitei a chance para conhecer o segundo (e em breve o terceiro) volume da série com o booktour que a autora abriu. Para quem não leu o primeiro livro, pule o próximo parágrafo que contém spoilers, o resto pode ler sem medo.

Após os acontecimentos do último livro, os guardiões tem que correr para fechar a barreira que se expande cada dia mais e ainda contam com a dificuldade de estarem apenas com 10 pessoas, já que Hikari ainda não despertou sua energia e Anne provavelmente não é uma guardiã. Mas então onde a menina conseguiu o seu colar? Enquanto vão atrás de respostas, alguns acabam sendo levados para o mundo Youkai e precisam encontrar uma maneira de fugir, enquanto os outros ainda correm para lutar em uma Tóquio praticamente deserta, devastada pelos youkais.

Continuamos acompanhando aqueles personagens adoráveis criados pela Luciane. Apesar de tantos (13 principais), não é difícil de identificar cada um pois possuem personalidades bem diferentes. O livro possui bastante aventura, em especial no início e no fim, e muitas reviravoltas. Algumas vão se tornando previsíveis durante a leitura, mas nada que deixe desagradável. Várias das pontas deixadas pelo livro um e histórias sobre o passado dos personagens são explicadas aqui. 

Este livro já trata de alguns temas fortes como abuso e possui mortes, então a classificação de 16 anos ficou mais coerente. Contudo a forma como os abusos foram tratados não me agradou muito, em especial um onde o abusador é "perdoado" de forma muito simples. Considerando a faixa para a qual a série se destina, achei que o assunto deveria ter sido abordado de maneira mais profunda, em especial no que diz relação às vítimas.

"- Acha que parecemos uma família?
- Uma família um pouco diferente... Mas uma família. É como eu me sinto com vocês.
- Não prefere uma família com um pai e uma mãe, ao invés de duas mães lésbicas?
- Não prefere um bebê de laboratório, de olhos claros e com o sangue de uma de vocês, ao invés de uma pré-adolescente hindu?" (pág. 338)

Outra coisa que me deixou um pouco incomodada foi o romance, ou melhor, a forma como ele foi colocado. No início do livro temos muita ação, mas depois de um certo acontecimento o livro dá uma desacelerada e volta a se focar mais na vida pessoal dos guardiões. Nesse momento vários romances surgiram, e parece que eles se "esquecem" por algum tempo de que estão numa cidade devastada e correndo contra o tempo para salvar o mundo. Tudo bem que a maioria é adolescente e jovem adulto, mas não achei muito coerente esse "esquecimento" temporário por parte dos personagens sendo que antes todos estavam extremamente preocupados com a missão. Contudo (e isso talvez soe incoerente), tirando esse detalhe de contexto adorei os novos romances! Os personagens são tão adoráveis, irônicos e divertidos que a gente acaba vibrando quando eles se acertam. Ficou deslocado do contexto, mas foi legal mesmo assim. Consegui convencer?

A diagramação é simples, mas continua com os detalhes dos signos durante os intervalos dos capítulos e com as ilustrações da Ana Cláudia, retratando algumas das cenas. Acho os desenhos bem legais, e confesso que dão uma ajuda para lembrar da fisionomia de alguns personagens (coisa que abstraio bastante durante as leituras).

Resumindo, é uma série que virei fã e me divirto muito lendo. A Luciane tem um jeito leve e fácil de escrita, que faz o tempo passar voando. Estou louca para saber como será a grande luta pela barreira e o destino dos personagens. Para quem gosta de aventura e fantasia jovem, aposte!

Muito bom!
Mais informações:
Guardians  - Volume 2 (Guardians #2) 
Autora: Luciane Rangel
Editora: Lexia (Site | Twitter | Facebook)
Páginas: 392
Links: Skoob
Série: Guardians
#1. Guardians - Volume 1
#2. Guardians - Volume 2
#3. Guardians - Volume 3

8 comentários:

  1. Realmente esse não é o tipo de livro que gosto, mas estou bem admirada por ver que a autora foi capaz de construir tantos personagens bons e diferenciados, isso é muito complicado.
    Quanto a gostar ou não da temática é possível argumentar, mas em relação à capacidade dos autores bons, isso aí não tem nem papo! rs
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Tami, não conhecia este série,mas já tinha ficado bastante animada com a resenha do primeiro livro e fico feliz de ver que a série continua ótima e cheia de aventura!!
    Parabéns pela resenha!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Não acompanho essa série, é muito teen pra mim...
    Bj!

    ResponderExcluir
  4. Oi Oi Tami!
    Guardians é uma das trilogias que pretendo começar a ler no próximo ano. E acho que vou gostar bastante, apesar de que nao sabia que ele tinha uma faixa de idade indicativa. Acreditei que era bem mais infantil do que juvenil, mas já mudei de ideia, e com a tua resenha em relação aos temas abordados no livro só me faz acreditar ainda mais que o livro deve realmente ser interessante.

    Beijos da Lua!
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tami!
    Obrigada pela resenha e pelas opiniões. =) Espero que goste bastante do Volume 3 da série.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Tami

    Não foi uma serie que me chamou a atenção, não sei acho que o enredo não me conquistou.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Tami, essa série não me chamou a atenção, acho que não faz mt meu estilo :/ mas as capas são bem diferentes e eu não diria que o livro aborda temas forte, segundo a capa; e que bom que vc gostou da série

    ResponderExcluir
  8. Não gosto desse estilo, mas achei legal a resenha, bem escrita. Recebi marcadores dessa série, são lindos!
    Beijos

    ResponderExcluir