terça-feira, setembro 10, 2013

Resenha: Fale!

. .


Fale!
Título original: Speak
Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Valentina (Site | Twitter | Facebook)
Páginas: 248
Links: Skoob | Goodreads
Desde que li Garotas de Vidro soube que a Laurie era o tipo de autora da qual gosto. Ela sabe trabalhar de forma simples com temas polêmicos e (infelizmente) comuns dos adolescentes, nos fazendo sentir o que aqueles personagens sentem. Quando vi Fale! entre os lançamentos, já fui com grandes expectativas para a leitura. E ela não desaponta.
 
Melinda é uma garota quieta. Ela não fala com ninguém, e os seus colegas a rejeitam. Seus pais estão sempre muito ocupados para cuidar da menina, então ela vive isolada. Não gosta muito do colégio, e suas notas vão de mal a pior. Porém isso não foi sempre assim. Melinda mudou após uma festa do colégio onde chamou a polícia e causou a prisão de alguns colegas. E o ocorrido na festa até hoje lhe rende medo. Será que ela conseguirá quebrar o silêncio?
"Bem-vindo ao ensino médio do colégio Merryweather.

É o meu primeiro dia no ensino médio. Estou com sete cadernos novos, uma saia ridícula e dor de barriga." (primeiras linhas, pág. 15)
Acompanhamos toda a história e o sofrimento de Melinda através da visão e dos pensamentos dela. E como isso é bom. A menina tem medo de falar, mas seus pensamentos são ótimos. Ela é irônica, inteligente e sagaz. E por ali vemos também o quanto ela se sente isolada e deprimida. O problema que ocasionou a chamada da polícia não é difícil de ser imaginado logo nas primeiras páginas do livro, mas mesmo assim prefiro não mencionar aqui para que todos iniciem o livro assim como eu. 

O livro foi lançado originalmente em 1999 e a edição trazida para o Brasil é uma comemorativa pelos 10 anos. Nela encontramos um poema incrivelmente tocante feito com pedaços de cartas que a autora recebeu durante esses anos. Além disso, no final temos uma entrevista com a autora e estatísticas do Brasil e dos Estados Unidos sobre o assunto do livro. Não deixo de me perguntar por que o livro não veio para o país antes.

A capa está linda. Mais bonita e mais voltada para os jovens do que a original. Aliás, arrisco dizer que a capa é a mais bonita entre todas as que encontrei publicadas pelo mundo. A árvore tem um papel importante no livro, e as folhas como bocas foram uma ótima ideia.

Fale! é o tipo de livro para quem gosta de sair de uma leitura com uma mensagem, com algo a acrescentar na vida. Ele tem uma linguagem extremamente simples, porém a história trás muito sentimento para o leitor. É um olhar diferente sobre um assunto já muito discutido, mas que todos tentam encobrir. É uma visão sobre como o mundo (e o colégio) pode ser cruel e indiferente com as pessoas. O leitor consegue sentir tudo o que Melinda sente, e realmente fazer parte da cabeça dela. Apesar dos problemas, a protagonista ainda é uma adolescente, que tem uma visão do colégio como qualquer outro adolescente, dando apelidos para os professores e falando das meninas que se vestem igual. Isso ajuda a descontrair um pouco a narrativa também.

O livro foi incluído na lista de leitura de várias escolas dos Estados Unidos. E realmente acho que o Brasil deveria aplicar isso também. É um tema pesado mas verdadeiro, e que as crianças e adolescentes devem estar cientes. Porém, pela forma como é escrito, ele se torna um livro para todas as idades. Os assuntos são tratados de forma real, contudo de forma acessível para que um adolescente e um adulto entendam igualmente o grau do problema sem que seja necessário uma visão muito explícita. Se você gosta de um livro que acrescenta algo ou que vai mexer com a sua cabeça, não deixe de ler.
"O prof. Freeman acha que tenho que encontrar os meus sentimentos. E eu por acaso poderia deixar de encontrá-los? Eles estão me devorando viva, como uma infestação de pensamentos, vergonha, erros. Fecho os olhos com força. Uma calça que serve já é um bom começo. Preciso ficar longe do cubículo, frequentar todas as aulas. Vou me tornar normal. Esquecer tudo o mais." (pág. 147)
Excelente!

10 comentários:

  1. Eu vi o filme e gostei demais, e pelo que tenho lido o livro é ainda melhor (como sempre!). A história é tensa e infelizmente comum na "vida real". Acho muito legal ser um livro incluído nas escolas, é importante alertar e orientar o pessoal. Espero que façam isso aqui também.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que capa bonita! E, quem diria, a editora valentina está surpreendendo com seus lançamentos. É um livro curto, então imagino que a leitura seja rápida. Gostei, fiquei curiosa.

    Beijos!

    Ah, sua resenha está ótima!

    ResponderExcluir
  3. Capa bonita e a historia me agradou. Parece ser um livro bom, ja ta nos meus desejados.
    Adorei a resenha, muito boa msm.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Realmente a historia parece muito boa, eu não sabia que ele tinha sido lançado a mais de 10 anos, é sinal que foi muito bem aceito né. Fico imaginando as angustias dessa personagem Melinda, com os pais que estão sempre ausentes e os amigos a desprezando, com certeza não é facil! Gosto de historias assim, que nos acrescentam algo e nos faz pensar um pouco como estamos levando a vida, parabéns pela resenha! :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Oi Tami!
    Eu acho a capa desse livro linda *-*
    A sinopse dele já me agradava muito e tua resenha so me deixou ainda mais curiosa em relação a leitura. Sem ler, mas tendo uma noção do que se trata eu até arrisco a fazer uma pequena comparação com o livro "Os 13 Porques" que também se passa na adolescencia e também trata de um tema bem interessante e faz a gente pensar.

    Beijos da Lua!
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Estou bem curiosa com essa trama.
    Também curti a capa.

    ResponderExcluir
  7. O livro parece ser envolvente e bem intenso né? Já estava com uma vontade de lê-lo, agora então... Sempre achei essa capa linda! Quero muito ler esse livro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Nossa, amei a resenha, parece ser um livro bem forte. E essa capa é muito perfeita... Fiquei muito curiosa, e já vou procurar ele por esses dias aqui na livraria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Uma super indicação, adorei a resenha me deixou ansiosa para ler, com certeza será adicionado na minha lista de desejados. Parece ser muito envolvente e lindo.

    ResponderExcluir
  10. Uma super indicação, adorei a resenha me deixou ansiosa para ler, com certeza será adicionado na minha lista de desejados. Parece ser muito envolvente e lindo.

    ResponderExcluir