quinta-feira, agosto 29, 2013

Resenha: O momento mágico

. .


O momento mágico
Título original: The magic room
Autor: Jeffrey Zaslow
Editora: Novo Conceito (Site | Twitter | Facebook)
Páginas: 320
Links: Skoob | Goodreads
Desde que vi a sinopse do livro pensei nele como um conjunto de histórias de amor e desilusão. Um capítulo por história, nos mostrando aquelas noivas mais marcantes que o autor encontrou na sua busca. Porém não é exatamente assim.
 
Jeffrey Zaslow (co-autor de A lição final) nos traz um pouco mais. Ele encontrou na loja Becker's Bridal o que precisava. É uma lojinha que já está passando o comando para a quarta geração de mulheres da família Becker. Ela fica na pequena cidade de Fowler, com apenas 1100 habitantes, porém a loja possui 2500 vestidos em sua coleção. Devido a isso e sua antiguidade, ela é um marco para a cidade.
"Cento e cinquenta quilômetros a noroeste da minha casa, em uma cidadezinha rural com apenas um semáforo, eu encontrei um lugar onde cem mil filhas, acompanhadas de suas mães e seus pais, pararam para refletir sobre a palavra "amor"." (primeiro parágrafo, pág.11)
São várias as histórias que envolvem a loja, e praticamente todas as mulheres da cidade (de todas as épocas) compraram seu vestido lá. Todas com a sua história, com a sua alegria e sofrimento. O autor analisa especialmente algumas das histórias mais recentes, e nos apresenta noivas em situações bem diferentes. Tem a quarentona, a virgem, a que sofre um acidente antes do casamento, a viúva casando pela segunda vez, as que não casam e as histórias da fundadora e de sua filha, neta e bisneta.

Porém, além disso, ele trata muito das mudanças que aconteceram ao longo dos tempos. Desde a educação com a qual as noivas tratavam suas mães, passando para as brigas de atualmente, até a loucura pelo "vestido ideal" trazida pelos reality shows. Ele apresenta várias pesquisas e porcentagens (com resultados um pouco deprimentes, se formos analisar) com informações sobre o aumento de divórcios e outras coisas do mundo moderno.

Esperava um livro mais sentimental, baseado principalmente em histórias de noivas, e ele não é assim. Cada noiva tem em torno de 3 capítulos, não sequenciais. Ele intercala essas histórias com capítulos sobre outros assuntos (fundação da loja, suas donas e etc), e as histórias das noivas acabam ficando um pouco cortadas - o que faz com que o autor precise repetir alguns fatos para nos lembrarmos quem é quem e isso as vezes é um pouco cansativo. Apesar disso, essas análises das mudanças de gerações foram um ponto interessante. Não são emocionantes, mas nos fazem refletir sobre algumas coisas.

Mesmo a história não sendo tão sentimental quanto gostaria (e possuir essas quebras) não consegui evitar de me emocionar. As lágrimas foram inevitáveis em alguns momentos, talvez pelos assuntos abordados. A complexidade da história de algumas noivas é surpreendente. Coisas que podem acontecer com qualquer um, mas que iriam abalar muitos. Todas tiraram de letra.

A capa está linda, muito mais bonita que a original. A diagramação é delicada, com enfeites nas páginas e o livro é recheados de fotos das noivas escolhidas e da loja. Esse foi outro ponto extremamente positivo. Sempre que estamos falando de alguém desconhecido, fico com a curiosidade de saber como a pessoa é. Esse livro já nos reserva isso: mostra fotos das noivas, inclusive com seus vestidos no dia do casamento.

O livro irá agradar mais as mulheres, especialmente as que estão passando, já passaram ou sonham passar por esse dia. Aquelas que não são muito ligadas em casamento talvez não entendam alguns dos sentimentos transmitidos. É um livro bonito, que além de apenas distrair nos informa. E nos deixa refletindo: afinal, o que é realmente importante no casamento?
"Shelley vê filhas que não conhecem bem a si mesmas. Elas pensam que sabem o tipo de vestido que desejam, mas não tem uma noção clara do tipo de vida que querem, ou do tipo de homem que pode ser seu melhor companheiro." (pág. 41)
3,5 - Entre "Bom" e "Muito bom" 

12 comentários:

  1. Eu acho que vou gostar deste livro. Apesar de não ter planos de me casar tão cedo, acho que é um sonho da maioria das mulheres. E poder conhecer e se envolver um pouco com isto deve ser emocionante.
    Não seria um livro que correria para comprar, mas leria com prazer!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Já sou casada e acho que gostarei dessa livro, ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre fiquei babando pela capa e nunca prestei a atenção na sinopse ou qualquer coisa do gênero. Agora lendo sua resenha eu fiquei com vontade de ler, ele parece ser bem sensível e profundo. Gostei da resenha :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Não me interessou, não curto esse tipo de livro. Porém gostei da resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Ei Tami

    Acho que não é para mim pq não sou nada ligada em casamento hehe.
    Não lembro de que mês foi este lançamento, mas acho que nem pedi.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa, se eu fosse comprar pela capa e pelo título também esperaria uma história mais sentimental. Mas, acho que iria gostar de saber de algumas curiosidades e relatos das 3 noivas.
    Fiquei com vontade de comprá-lo para a minha prima que está noiva e vai se casar ano que vem.

    ResponderExcluir
  7. Own!
    Esse livro está na minha meta!
    Adorei a forma como você colocou a resenha

    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  8. Querendo ler, parece ser tão bonito. Ainda mais se tratando de casamentos, é legal ver como isso muda a vida de qualquer pessoa e de um jeito tão gostoso de saber, lendo. Gostei dele.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com a parte de que irá agradar mais as mulheres, pois não curti muito a história, acho que não iria me prender na leitura.
    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Mesmo não sendo um livro sentimental, eu me interessei bastante. Já fui noiva (mas não casei) e sei como é a emoção de escolher o vestido, experimentar vários e gostar de todos.
    Amo tudo relacionado ao grande dia e esse livro precisa estar na minha coleção.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse livro, mas pela capa também pensaria que seria um livro mais emotivo, não um livro só de histórias de diversas noivas e da história da loja em si. Mesmo assim um assunto que toda mulher adora: vestido de noiva! Eu pelo menos amo assistir aquele programa Vestido Ideal que passa no canal H&H. Me encanto com as histórias das noivas e suas escolhas.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  12. Oi Tami!
    Além de achar a capa encantadora, simplesmente adorei a tua resenha, evitei ler a sinopse, assim fico ainda mais curiosa em relação ao livro. E sinceramente irei tentar ler o mais rápido possível, porque eu acreditava que casar pra mim estivesse bem longe, mas está mais perto do que eu esperava, e não sei o motivo estou sonhando acordada com esse momento.

    Beijos da Lua!
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir