quarta-feira, junho 19, 2013

Resenha: Inferno

. .


Inferno (Robert Langdon #4)
Título original: Inferno
Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro
Páginas: 448
Link no Skoob:
Hoje em dia, livros do Dan Brown são garantia de best-seller e de filmes praticamente certos. Com Inferno não foi diferente. Uma história que tem tudo para se tornar mais um roteiro de Hollywood.
 
Acompanhamos Robert Langdon mais uma vez. Nesta aventura, ele acorda em um hospital da Itália sem ideia de como chegou até lá, ou  do motivo pelo qual estão tentando matá-lo. Ele sofre um atentado no hospital mas consegue fugir graças à doutora Sienna Books. Juntos eles vão tentar desvendar o mistério  que envolve sua perda de memória e o atentado.
"Eu sou a Sombra.
Pela cidade atormenada, eu fujo.
Pela eterna desolação, corro para escapar." (primeiras linhas, prólogo)
O livro é bem Dan Brown. Para quem já leu ou viu os filmes dos livros, sabe que tudo é uma imensa aventura (com muitas e muitas correrias) e várias reviravoltas. Neste, basicamente o tema polêmico abordado é os problemas que a superpopulação podem trazer ao mundo. A obra que dá nome a este livro (Inferno, de Dante Alighieri) é o que serve para dar as pistas principais para Robert mas, dessa vez, o autor não nos mostra mensagens subliminares na obra, apenas a usa como plano de fundo e para algumas análises.

Como uma pessoa que não conhece a Europa, confesso ter ficado até confusa com tantos lugares. Creio que todo o livro do autor deveria ser minimamente ilustrado para mostrar os famosos lugares citados (até porque acho inviável ficar parando a todo segundo para procurar imagens na internet). Contudo, o livro destaca itens que provavelmente passariam despercebidos em uma visita comum à Itália, então vale anotar algumas curiosidades citadas para uma futura viagem.

Não sou familiarizada com Inferno de Dante, mas isso não trouxe nenhum problema. O livro trata de explicar muito bem a história (ou ao menos a parte que interessa para a narrativa) e ainda faz uma análise simples da obra, coisa que certamente não conseguiria fazer sozinha.


A superpopulação é um tema muito interessante. Realmente faz pensar o quanto esse problema irá nos afetar e se existe alguma forma para se reverter. O livro traz a reflexão com uma fórmula bem polêmica, mas chega a um ponto no qual quase concordamos com a ideia dada. Complicado.

É um livro batido, mas bem legal. Creio que não o considero o melhor do escritor (na época em que li Ponto de Impacto gostei mais) porém é um livro bem interessante e tranquilo de ser lido. Ele traz boas reviravoltas e ao menos uma cena em que você vai se pegar voltando algumas páginas para ver se não ficou nenhum furo. E, aparentemente, não ficou. Espero que seja feita uma edição ilustrada assim como foi com O código da Vinci. Recomendo para quem gosta de uma boa aventura, claro.
""Perdoe-as", vocês talvez digam, "pois elas não sabem o que fazem".

Mas chega um momento na história em que o pecado da ignorância não pode mais ser perdoado... um momento em que só o conhecimento tem o poder da absolvição." (pág. 46)
Muito bom

10 comentários:

  1. Acredita que eu nunca li nada do Dan Brown? hahaha Preciso mudar isso!!

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro o Dan Brown, acho-o sensacional!
    Mas pelas resenhas que li já do "Inferno" parece que esse realmente não é o seu melhor. Não li esse ainda, mas concordo contigo que o "Ponto de Impacto" é demaais! :)

    ResponderExcluir
  3. Aeeee! Como ei estava ansioso por esta resenha!
    Eu estou louco por esse livro já faz tempo, ainda não o li:\.
    Superpopulação realmente é um tema bem interessante. Outras pessoas que leram também disseram que não acharam o melhor do autor, mas que ainda sim, é muito bom!
    Gostei da resenha, me deu mais vontade de ler! :D

    ResponderExcluir
  4. Até hoje, li apenas um livro do Dan, que foi: Fortaleza Digital, e me encantei como ele escreve, é mtmt bom!
    Fiquei bem entusiasmada com Inferno, e acabei de acrescentar na minha lista de futuras aquisições!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Como já falei em outro blog acredito que Brown é um dos autores que mais sabe usar a história a seu favor e posso dizer que são poucos os que sabem fazer bem. Por isso tenho curiosidade em ler "Inferno" que se for metade do que foi Anjos e Demônios deve ser muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Haha eu ja sabia que esse livro ia ser incrivel :)) vou ter os mesmos problemas que voce lendo, mas espero que n me afete tbm!!

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto demais de Dan Brown! O meu livro preferido do autor foi Anjos e Demônios. O que mais gosto nos livros dele é que você faz uma viagem aos lugares descritos, a História, enfim... a leitura é super recomendável para quem gosta de aventura. Espero poder ler Inferno em breve (pena que é tão caro hehe).

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Doida pra ler também! Adoro as histórias dele, são sempre carregadas de fatos interessantes e tramas ótimas de se ler. Muito bom esse novo. Melhor ou não eu gostei.

    ResponderExcluir
  9. Não conheço a escrita do autor, não curto muito essa mistura de ficção com fatos reais.
    Para que curte esse estilo, parece uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  10. Como uma fã de carteirinha do Dan, eu preciso muito ler esse novo livro dele *-*
    Eu já estava com as expectativas altissimas em relação a esse livro, e depois da tua resenha só aumentou ainda mais, acredito que se este livro seguir a mesma linha de Anjos e Demônios e O Simbolo Perdido será de fazer ficar sem ar.

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir