terça-feira, maio 28, 2013

Resenha: Preces e mentiras

. .


Preces e mentiras
Título original: Prayers and lies
Autora: Sherri Wood Emmons
Editora: Novo Conceito
Páginas: 366
Link no Skoob:
Adoro livros que me façam refletir e que tenham como fundo a mente das pessoas, seus sentimentos mais escondidos e histórias que as vezes ficamos sabendo por aí mas que sempre torcemos para que estejam bem longe da gente. Preces e mentiras foi um livro que comecei sem grandes expectativas e que se mostrou uma leitura muito interessante.
 
Bethany tem 7 anos e é a mais nova entre quatro irmãs. Ela sempre foi infernizada por Tracy, e nunca entendeu o porque a irmã é tão má com ela. Mas nada se compara ao quanto Tracy incomoda Reana Mae, sua prima de 6 anos. Reana mora no pequeno vilarejo de Coal River, um local pacato onde todo mundo se conhece e, como toda cidade pequena, todos sabem sobre a vida de todos. Bethany e Reana logo se tornam boas amigas e começam a compartilhar suas vidas e experiências. A medida que vão crescendo, as meninas percebem que a vida que parecia tranquila nessa pequena comunidade esconde muitos segredos e revelações que podem acabar com reputações - e vidas.
"Todo mundo sabia quando o Bobby Lee estava chegando em casa. Gente por todo o Vale de Coal River ouvia o ronco de sua motocicleta na estrada de cascalho antes de ele traçar a última curva, fazendo uma manobra tão fechada que a lateral do seu corpo quase tocava o chão. Às vezes, ele desaparecia por semanas. Outras, por apenas alguns dias. Mas seu ritual da volta para casa não mudava nunca." (pág. 12, primeiro parágrafo)
A história é contada por Bethany, que hoje já é adulta. Ela conta sobre a sua vida e a de seus conhecidos durante sua infância e adolescência. São histórias simples e complexas, algumas um pouco previsíveis, mas todas bem possíveis de acontecer. Não são todos os autores que conseguem nos ambientar tão bem dentro de um local "familiar" como essa comunidade e nos fazer sentir parte deles.


O livro traz muitas reflexões sobre quem é bom ou mau na história, até que ponto os segredos que prometemos guardar podem influenciar no futuro do outro e várias outras coisas importantes. Bethany e Reana são crianças mas não são infantis como alguns personagens adolescentes (e adultos) de outros livros. Em todos os momentos consegui entender a reação delas em relação aos fatos que estavam acontecendo e a dificuldade entre saber quando ser criança ou adulto. Ambas foram muito verossímeis para mim, e trazem lições sobre amizade que só quem tem uma amiga nesse nível de intimidade e compreensão pode entender.

A história não possui grandes suspenses, investigações e coisas do tipo, mas simplesmente não conseguia largar a leitura. É uma narrativa contada com uma linguagem boa e com descrições na quantidade certa, sem muita enrolação e sem ir tão direto ao ponto. Trata de alguns assuntos mais pesados e delicados que podem afastar leitores mais jovens ou sensíveis, como os excessos de álcool, abuso infantil, pais abusivos, entre outros.

Nas páginas finais o livro traz duas coisas interessantes: uma entrevista com a autora e perguntas para discussão. Esse último item me lembrou algumas edições de livros que são feitos especialmente para professores, e que gostava muito de ter em casa. A entrevista ajuda a entender um pouco mais sobre como o livro foi feito e em que foi baseado (itens que sempre gosto de saber) e as perguntas nos ajudam a refletir sobre alguns dos assuntos abordados.

Resumindo, recomendo demais a leitura. Se você gosta de uma história densa, com assuntos polêmicos e dessa ideia de tentar entender as motivações de cada pessoa, esse livro é para você.
"Mas, daquele dia em diante, Reana e eu ficamos ligadas de uma maneira única. A história dela e a minha se trançaram juntas de tal forma que, às vezes, eu me sentia como se estivesse assistindo a tudo de fora, como se ela é que estivesse vivendo minha vida. Às vezes, eu a odiava por isso. Mas, na maior parte do tempo, eu a amava." (pág. 18)
Adorei!

15 comentários:

  1. A capa é muito bonita e o título já é interessante haha
    Curti muito sua resenha, parabéns!!

    E sobre a história, parece ser muito interessante e complexa. É um dos tipos de livros que eu leria de certeza haha já adicionei na minha lista e.e

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este livro é uma das minhas próximas leituras, quero ler desde o lançamento. Acho que o livro não deve mesmo ser tão "surpreendente", mas tem elementos muito interessantes, como os temas polêmicos e a relação das meninas e o que o tal segredo pode causar na vida das pessoas. No fim, o que acho que vou gostar mesmo é desta reflexão proporcionada pela história.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro, porque ao ler a sinopse, achei um saco! Mas agora ele me parece interessante. Essas ideias de 'ser criança mas não ser infantil' e de conseguir entender as reações delas me agradaram. Se eu tiver a oportunidade, com certeza lerei!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é incrível, um dos melhores lançados ano passado. Pena que a atenção sobre ele foi pouca e quase ninguem se interessou. A única coisa que eu não curti muito foi o final, mas isso não tira de forma alguma a intensidade da história.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da resenha!!!
    Parece ser uma história intensa e emocionante! Estou bem curiosa!!!
    Gostei muito e quero entender melhor os personagens, parece ser muito bom...

    ResponderExcluir
  7. Oi Thami!
    Faz um tempo que estou bem curiosa para ler esse livro. A capa é linda e a sinopse instiga muito!
    Sabe, eu costumo não gostar de livros que são narrados por crianças pois eu tenho a cabeça muito "fechada" e não consigo entender certas atitudes e sentimentos dos mesmos, mas acho que isso não me impediria de ler Preces e mentiras porque a minha curiosidade em conhecer a história é maior!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  8. a capa é bem chamativa, mas nao é meu tipo de leitura rsrs , apesar da resenha ter me chamado bastante a atençao, se eu pegasse para ler eu tambem nao largaria, mas nao é o estilo de livros eu eu leio!

    ResponderExcluir
  9. Não foi uma historia que me chamou atenção, acho que não leria esse livro, não o tipo de leitura que eu gosto.
    Mas a resenha ficou legal, a capa do livro, não gostei muito, não curto capas com pessoas...

    ResponderExcluir
  10. Fiquei realmente empolgado para ler o livro. Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele, apenas vi em promoções ou divulgações da editra. Creio que nunca tenha lido nada sobre tramas familiares e parece uma ótima ideia começar com Preces e Mentiras. Adorei essa resenha.
    E amei essa capa!

    ResponderExcluir
  11. Parece ser bom e eu estou doida pra ler o meu, mas acho que vou deixar um pouco mais para frente. É bem boa essa história não é?! Gostei.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, estou louca para ler este livro! Nunca vi uma resenha tão boa em relação ao livro, o que me deixa mais ansiosa ainda! Espero gostar do livro assim como você, não sabia que o livro se tratava de um assunto tão polemico! Amo está capa, muito linda!

    ResponderExcluir
  13. A própria capa ja passa um ar de "tensão" né, por causa da expressão da menina, as cores num tom um pouco escuro e tal.
    Parece uma história realmente muito boa, porém eu não leria porque não gosto muito de "polêmicas" haha.

    ResponderExcluir
  14. Eu já tinha visto esse livro várias vezes, mas nunca me interessei muito por ele, mas depois dessa resenha estou pensando seriamente em ler ele, acho que ele não me chamou muito atenção antes por sua capa ela é meio sem la, mas agora quero ler esse livro.

    ResponderExcluir
  15. Ah essa trama está na minha listinha de leitura.
    Gosto de um suspense e esse parece bem interessante.

    ResponderExcluir