quarta-feira, abril 10, 2013

Refletindo: Tempo x Livros para ler

. .



Estava pensando sobre o assunto do tópico de hoje há algum tempo e segunda-feira a Babi Lorentz postou um texto sobre algo similar. Acho que todos estamos com problemas parecidos. Porém nossas respostas a isso são um pouco diferentes.

Desde que iniciei o blog tenho como meta ler um livro por semana. Não sei se é uma meta muito inteligente, visto que um livro pode ter 100 ou 600 páginas. Porém normalmente as metas dos leitores são assim: por livros ao invés de por páginas.

Ultimamente tenho tido problemas para cumprir essa meta. Já aconteceu mais de uma vez, e aconteceu antigamente, mas notei que estou com o tempo mais apertado agora e tenho quase sempre atrasado um pouco as leituras. A prova disso é que já fazem duas semanas que estou lendo o mesmo livro.

Isso é ruim? Depende. Para o blog, sem dúvida. Acho legal ter uma resenha ao menos por semana, afinal acho que o assunto que vocês mais tem interesse de ver aqui são os livros. Mas do ponto de vista geral não é. Continuo lendo mais e mais rápido do que praticamente todos que conheço - e muito mais do que a média dos brasileiros.

Por que tenho lido menos? Simples: minha vida mudou. Continuo trabalhando no mesmo local e fazendo as mesmas atividades do ano passado, porém agora sou casada. E por mais que não pareça, isso muda e muito a nossa rotina. Agora moro mais longe do trabalho - ou seja, perco mais tempo no trânsito e chego mais cansada. Quando chego em casa, vira e mexe tem algo para fazer: janta, varrer o chão, dar um jeitinho na louça... coisas que eu simplesmente ignorava quando morava com os meus pais. Ignorava por pura preguiça mesmo, mas agora não tem mais ninguém que faça isso por nós. Acabou a mamata de acordar no sábado e domingo e ficar na cama lendo atéééééé a mãe chamar para o almoço. Isso sem contar o tempinho reservado para fazer mercado, curtir o maridão e etc. 

O que isso significa? Que preciso me reorganizar, sem dúvida. Mas, além disso, fiquei pensando no papel que a leitura tem na minha vida. Cada vez mais tenho mais livros que desejo ler. Se seguir nesse ritmo de um livro por semana levo mais de um ano tranquilamente (isso considerando só os desejados de até agora). Então comecei a pensar... e qual o problema? O blog sempre foi feito como uma distração, não como obrigação. A leitura idem. Não tenho que ficar me forçando para terminar de ler as coisas com um prazo fechado. Senão duas coisas vão acontecer: a leitura vai se tornar superficial, lendo só por ler, e vai deixar de ser prazerosa. Afinal, quem gosta de fazer algo por obrigação?

Então é isso queridos leitores. Gostaria de dizer que sim, vou continuar tentando trazer uma resenha por semana para vocês porque acho um bom prazo para mim. Porém vou parar de ficar "me desculpando" sempre que alguma atrasar. Até por que o blog tem várias outras seções para divertir vocês. E espero que entendam isso :)

24 comentários:

  1. Acho que toda mudança termina alcançando a leitura, eu não consigo ter tempo para ler um livro por dia como nas férias agora que a faculdade voltou, não tem como. =(

    ResponderExcluir
  2. Certíssima! Se a vida fosse estática, seria uma tragédia. Temos que aproveitar o que sempre amamos de forma light, e aprender a curtir as mudanças. Acho que os blogs literários não precisariam ter esta "obrigação" em termos de resenhas, a não ser que você trabalhe para isto (ou seja, que o blog seja sua fonte de renda). Caso contrário, tornar a leitura uma obrigação só causa desgaste, pouco aproveitamento e pouca energia para fazer um trabalho bom e com conteúdo relevante.
    Não se desculpe mesmo. O blog é seu e ele é muito bom. E ele deve refletir o que você gosta, quem você é e um pouco do "seu momento". Então, se precisa dar uma diminuída no ritmo, faça isto sem peso na consciência. É o mais sábio a se fazer!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Isso ai mesmo!!
    Depois que entrei na faculdade meu tempo para ler diminuiu infinitamente... na verdade tenho lido muuuito, só que coisas acadêmicas. E o pior é que quando resolvo me distrair com a ficção, fico arrependida pq tenho uma pilha de livros acadêmicos me esperando e uma monografia para escrever!!
    Mas aos poucos eu vou conseguindo ler tudo. :)

    ResponderExcluir
  4. A leitura tem que ser um prazer, não pode fazer por obrigação, faça no seu tempo, a vida muda, as prioridades mudam e a gente tem que se adaptar.
    Com certeza entendemos, e torço para vc conseguir se organizar, ser casada tem muitas vantagens, mas tem suas desvantagens também, como o trabalho doméstico kkk, eu te entendo, trabalho fora, sou casada e tenho uma filha, tem épocas que leio dois até três livros na semana, mas em outras só consigo ler um por mês.

    ResponderExcluir
  5. É claro que qualquer coisa feita por obrigação perde totalmente o prazer, a leitura deve ser divertida, se não há tempo suficiente paciência, leia o que puder mas leia no seu próprio ritmo. Comigo funciona.

    ResponderExcluir
  6. Super entendo e acho que esta realmente certa. Não creio que há quem ache que ser casada não nos traz mais tarefas.
    Bom, isso de por metas de leituras sempre me deixa cansada e desejando que eu cumpra logo, por isso estou lendo quando posso. Minha única meta é terminar o livro que estou lendo antes das minhas aulas retornarem. Já estou protelendo há quase 1 mês. oO

    ResponderExcluir
  7. Muito certa você, parabéns! :)

    Tô com problemas para ler também. Já comecei esse ano com metas menores - 3 livros por mês - pq eu já sabia que meu tempo isso ser um pouco curto esse ano, mas não tô conseguindo nem ler esses 3 livro. No máximo dois.
    A escola tá me tirando muito tempo e também os estudos para o vestibular... Na realidade, só estou lendo na viagem de 30 min. da minha casa até a escola no onibus. Tá um abuso :\

    ResponderExcluir
  8. A vida muda, e o tempo pra ler diminui. Esse ano começo faculdade então estou lendo mais a noite ou quando da uma folga. Super entendo isso, e não precisa ficar se desculpando,.todos passamos por isso.

    ResponderExcluir
  9. Desencana menina, a vida é corrida para todos.
    Conseguiu postar resenha, beleza, não conseguiu... beleza também, =D
    A leitura tem que ser por prazer, =D

    ResponderExcluir
  10. Eu entendo a falta de tempo e concordo que a leitura tem que ser uma forma de distração e prazer e não obrigação. Tem semana que eu não consigo ler nem um livro inteiro, e acredito que isso também aconteça com você. Então não precisa ficar se desculpando ;)
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Ler não pode se tornar uma obrigação, e realmente ficar pedindo desculpas não adianta muito >.<"
    Falta de tempo todo mundo tem, eu se conseguisse ler um livro por semana ficaria extremamente feliz, ás vezes fico mais de um mês numa mesma leitura, por causa da faculdade e do trabalho.

    ^^
    Boas leituras!


    Post it and Scrapbook
    @wynnis

    ResponderExcluir
  12. Eita, aí complica. Mas blog é distração mesmo, se a rotina aperta tem de fazer com que ele se aperte ali no meio mas só se der mesmo. Ler também é distração, então complica ainda mais. Se você não tem tempo não tem jeito mesmo. Mas escreva no blog quando der, leia quando puder, não precisa de um post por dia, é um blog, não um jornal! É óbvio que todo mundo entende...

    ResponderExcluir
  13. Oi Oi Tami!
    Acredito que a maioria irá entender perfeitamente bem quando você não puder postar uma resenha, porque nem sempre estamos disponiveis, eu sou muito desorganizada, não consigo muito conciliar fim de periodo da universidade com o blog e sempre atrasa tudo, mas o lado bom é que o blog está me ajudando a me organizar mais. Todo mundo vai ter várias vezes na vida que se reprogramar e isso é normal.

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Completamente entendido! Agente tem uma vida lá fora também!
    Não se preocupe

    ResponderExcluir
  15. A vida de todos hj é corrida. Quem é casada sente isso mais intensamente, pq agora tem uma casa pra tocar, mesmo com colaboradoras ajudando, a ordem é imposta por nós... e quem não tem? Se rebola. Meu caso, conto com uma faxineira semanal e só.
    Então a leitura tem q ser sempre por prazer, afinal nos libertamos das leituras obrigatórias do colégio - e da faculdade pra alguns...
    Quem ainda mora com os pais pode desfrutar muito mais dessa folga de não ter que cumprir rotina e ordem na casa, rsrs... E quem não trabalha ainda... ah, que saudade desse tempo!
    Não se preocupe: entendemos perfeitamente!

    ResponderExcluir
  16. Bem, eu acho que a leitura para todos nos é distração e divertimento, a partir do momento que se tem um blog ela passa a ser obrigação, já que sempre você quer mante-lo atualizado, e blog que não posta resenha...
    Mas nem sempre dá pra ler num ritmo bom assim, então relaxa, eu mesma, tem semanas que leio 4 livros, mas outras não leio nada quando to bloqueada. Então o conselho é, siga sua vida, se você ler resenhe e poste, não importa a quantidade de posts que faz, todos vamos entender.
    Bj

    ResponderExcluir
  17. Concordo muito contigo! Apesar da "obrigação" que temos com o blog, a leitura tem que ser algo prazeroso. Eu por exemplo criei o blog por hobbie, e apesar de tudo sempre tento não me sentir obrigada a nada. É claro que tem os leitores que estão sempre ali e querem novidades, mas acima de tudo temos que estar bem, temos que fazer o que gostamos, por prazer e não por obrigação.

    Beijos, Flá. { http://pequenascoisaas.blogspot.com.br/ }

    ResponderExcluir
  18. Não acho muito bom esse negocio de impor metas para leitura, pelo menos isso não funciona comigo, pois a partir do momento em que você impõem metas, a leitura vai começar ficar cansativa, chata, por que você já não estará lendo por prazer e sim, por obrigação, e ler algo por obrigação é muito entediante!
    Acho que você deve seguir seu ritmo, sem se cobrar, deixe a leitura fluir.

    ResponderExcluir
  19. Ah Tami eu sei bem como é isso, eu fiquei um bom tempo sem conseguir terminar de ler um livro no prazo que eu queria, mas fazer o que a vida é assim mesmo.
    Temos muitas obrigações, e o blog para mim é o momento de relaxar não uma coisa para me pressionar todos os dias e principalmente meus queridos livros.
    beijos

    ResponderExcluir
  20. E Tami, tudo bem?

    sei como é isso. Eu mesmo to lendo um livro que era pra eu ter demorado não menos de dois dias. Mas o fato é que ele é bom e a minha demora é exatamente porque tenho tido outras coisas para fazer. E olha que eu to de férias. Realmente é chato, mas somos humanas =) Siga o seu ritmo!

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Acho que voce esta certa. E mais, pelo menos para mim, quando se ler um livro apenas para fazer uma resenha, esta ficaria sem qualidade, pois voce nao teria realmente se ligado ao livro para fazer algo bom.
    P.S.: Nada relacionado ao assunto (como sempre), mas cada as Inspirestantes?

    ResponderExcluir
  22. O tempo realmente parece que vem ficando curto e sei muito bem como é eu acordava cedo ia pra escola voltava pra casa descansava um pouco e já tinha que ir trabalhar, mal tinha tempo pra ler e estava muito cansada, pois o serviço era puxado, mas sempre que arrumava um tempinho ia ler um de meus queridos livros, é muito difícil, mas a vida é assim.

    ResponderExcluir
  23. Minhas leituras estão bem atrasadas, não tenho mais tempo para nada. Nem sei o que significa a palavra tempo, talvez seja de comer kkkk Melhor coisa a fazer é descansar!

    ResponderExcluir