terça-feira, março 19, 2013

Resenha: O amor nos tempos do blog

. .


O amor nos tempos do blog
Autor: Vinicius Campos
Editora: Cia. das Letras
Páginas: 96
Link no Skoob:
O amor nos tempos do blog é um livro diferente. Acompanhamos a história através de postagens e comentários em três blogs, e toda a estrutura do livro é baseada nisso. Cada postagem inicia com a sua data, título e texto, exatamente como vocês podem ver aqui. Sem dúvida, não é o tipo de livro com o qual estava acostumada.
"Mais um ano, mais um blog. Acho que a internet está na minha vida desde sempre. Ela me ajuda muito, principalmente porque posso me comunicar melhor com as pessoas. Escrever e mandar e-maisl, entrar em chats. Com a invenção do blog, tornou-se possível escrever para muita gente ao mesmo tempo." (primeiras linhas, pág. 11)
Começamos conhecendo o blog do Vinicius, Ariza em Silêncio. Ele começa a contar sobre a sua vida, os problemas que os pais estão passando e seu novo amor: uma garota que ele vê na biblioteca. Como ele comenta sobre o livro "O amor nos tempos do cólera", uma menina com o apelido de Cinderela Virtual começa a comentar e trocar ideias com Vinicius, inclusive dando alguns conselhos. A história vai se desenrolando e depois passamos para outro blog: Deusa Cibernética. Essa não posso falar muito porque senão daria spoiler. E, por último, conhecemos o blog da Cinderela Virtual.

Esse livro é daqueles tão fininhos e com os textos tão espaçados que é quase impossível demorar mais de um ou dois dias para ler. É bem legal ver toda a história se desenrolando através do ponto de vista desses três blogs. Realmente bem diferente do que eu já tinha lido. Dá uma dinâmica bem mais ágil, e a história acaba fluindo de maneira muito rápida. 

Por outro lado, os personagens acabam ficando um bocado rasos e com personalidades-clichê. Aliás, uma das personagens tem uma mudança tão radical (e, mesmo assim, previsível) que dificilmente acreditamos muito. Porém creio ser o preço a se pagar pelo estilo do livro. Acho que ninguém sai contando sobre a sua personalidade em um blog né?

Apesar de tudo, é uma leitura leve e que eu recomendo. Não é um livro para ir com muitas expectativas, mas serve como uma boa distração. Digamos que tem uma carinha de história de sessão da tarde resumida! Para quem gosta de livros leves e pode ignorar o fato dos personagens não serem muito marcantes, é uma boa leitura.
"Fazia tempo que meu coração não batia tão emocionado. Naquele pequeno pedaço de papel eu encontraria a resposta que vinha querendo há tanto tempo. Senti orgulho por ter superado minha timidez e ter tido coragem de escrever para ela." (pág. 30)
Bom

12 comentários:

  1. Gostei, um livro bom, com uma estória gostosa de ler, apesar de alguns pontos negativos ;)

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  2. Que interessante, não conhecia o livro, a história é bem humorada.

    ResponderExcluir
  3. A premissa é interessante, mas a história não parece tão bem contada. Os personagens realmente parecem rasos e clichês. Não sei se gostaria de um livro assim!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Tenho vontade de ler esse livro por ser blogueira, mesmo que o assunto desse livro não sejam livros nem o amor dos blogueiros literários pelos mesmos. Só que eu não gosto de personagens,mas deve ser mesmo o "preço a se pagar" com um livro nesse estilo.

    Gislaine,
    http://jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Já quis ler, mas acabei deixando de lado. É um livro atual e bem bonitinho e gora não sei se vou ler ou quando, mas ainda me interessa um pouco.

    ResponderExcluir
  6. Oi Oi Tami.
    Faz um tempinho que tinha visto esse livro em algum lugar, li a sinopse, achei bonitinho, mas essa foi a primeira resenha dele que li. E confirmou minhas suspeitas, tenho um livro aqui em casa que é "Ficar ou namorar" que é todo feito em forma de diário, é bem legalzinho, mas é leitura de uma tarde, coisa pra se fazer sem esperar garndes lições e quando vi "O amor nos tempos do blog" mesmo sem ler, acabei comparando os dois por causa da temática, e acho que não errei. Mesmo assim lerei um dia =)

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. A parte da personalidades-clichês não me animou muito, apesar de ter uma história bonitinha, parece ser um daqueles livros que a gente lê para relaxar, não sei se lerei, porquê espera algo a mais sobre esse livro

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei da capa, é simples e fofa.
    Mas não me interessei muito pra ler. Até que parece legal por falar em blogs e tals, mas parece mais uma leitura estilo "sessão da tarde", haha.

    Beijos, Flá. { http://pequenascoisaas.blogspot.com.br/ }

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante! Fiquei com vontade de ler... quem frequenta, passeia, comenta e curte um ou vários blogs, como eu, vai se identificar em algum momento.

    ResponderExcluir
  10. Já tinha lido uma resenha desse livro e foi bem positiva.
    Vivendo nessa blogosfera, quem não fica curioso em lê-lo?

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei porque ele é diferente e deve retratar um pouco da nossa vida.

    ResponderExcluir
  12. Vamos dizer: 'méééédio', pode ser que eu leia, maybe...

    ResponderExcluir