terça-feira, fevereiro 19, 2013

Resenha: O reino dos sonhos

. .


O reino dos sonhos - A cidade de Cristal
Autora: Natália Couto Azevedo
Editora: Estronho - Selo Fantas
Páginas: 223
O reino dos sonhos nos faz viajar pelo mundo feérico (das fadas). Um livro nacional que mistura magia e romance com bastante aventura. 
 
Elorá é uma estudante de artes plásticas que adora pintar. Seus quadros representam seus sonhos, mundos lindos e desconhecidos onde as pessoas tem asas. Ela mora com seu irmão e sua (chata) tia Valquíria. Na faculdade tem apenas dois amigos: Leila e Gabriel, por quem tem uma queda. 
"O vento fustigava as paredes as paredes negras da construção sem vida. As palavras ecoavam no seu interior, ditas involuntariamente pelo lábio trêmulo e pálido da fada espiritual. O futuro precisava ser impedido." (primeiro parágrafo, prólogo)
Certo dia Elorá entra no mundo dos seus sonhos de forma diferente. Ela sente como fizesse parte do lugar, e começa a interagir com as pessoas de lá. No fim descobre que está mais ligada a esse mundo do que pensa. Com isso terá que decidir qual de suas vidas, a real ou dos sonhos, irá seguir.

Natália nos narra um mundo completamente diferente do que conhecemos. E faz isso muito bem. O livro tem descrições pequenas porém eficientes sobre o mundo e os personagens que acompanhamos. A narrativa é praticamente inteira em primeira pessoa, pela visão de Elorá. 

O mistério em relação a alguns personagens, se eram bons ou ruins, não chegaram a me surpreender - alguns são fáceis de desconfiar desde o início. A escrita de Natália melhora visivelmente ao longo do livro - enquanto no início a autora parece que precisa citar todos os dias da vida de Elorá para mostrar a passagem do tempo, por exemplo, esses vícios vão se perdendo ao longo da história e a narrativa se torna mais fluida e interessante.

O livro é simplesmente lindo. A capa tem uma imagem sensível e bonita, a parte de trás da capa e da contracapa tem imagens (!) lindas do bosque que Elorá imagina, cada capítulo inicia com uma página especial cinza com o título e o desenho de meia borboleta... não exagero em dizer que, se não é o livro esteticamente mais bonito que já li, certamente está entre os cinco primeiros.

É o tipo de livro que vai te deixar querendo ler o próximo, ainda mais por finalizar a história em uma parte tão... importante. Aliás, a continuação (O labirinto das almas) deve ser publicado já em abril desse ano. Uma história interessante para quem gosta de fadas e fantasia em geral.
"O importante é não fechar mais as portas dos sonhos, nem negar quem você é. Essa tarefa pode parecer fácil agora, mas quando estiver de volta no Mundo Material, tudo parecerá um sonho muito real, mas apenas um sonho..." (pág. 74)
Bom

13 comentários:

  1. Não gosto muito do gênero, mas aparentemente gostei da história. Adoro este clima misterioso, em que as coisas vão se revelando aos pouquinhos. Magia, romance e aventura são elementos que geralmente dão certo nos livros.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Tami,
    Fiquei apaixonada por está capa quando vi, tanto que me inscrevi no book tour.
    Acho que vou gostar do livro, até pq gosto de fadas e gostei da descrição de que tu fizeste do livro e das páginas.
    Tomara que eu tenha a oportunidade de lê-lo.
    Beijos,
    Katielle

    ResponderExcluir
  3. Meu, que capa maravilhosa! *-* Eu amo cor-de-rosa! (rimou, hahaha). Sério, muito linda. E pela descrição o livro não é tão belo assim só na capa né?! É tipo aqueles que dá vontade de ter pelo menos pra embelezar a estante, rsrs.
    Eu não sou muito fã de fantasias, gosto mais de romances, como já comentei muitas vezes por aqui, rsrs. Os únicos livros que li sobre fadas foram os da série Fariewalker, que eu curti bastante. E esse daí parece ser muito bom também!

    Beeijos, Flá. { http://pequenascoisaas.blogspot.com.br/ }

    ResponderExcluir
  4. a resenha ficou fabulosa, mas o que eu mais gostei foi a capa, esse tom de lilas sempre me encanta , adorei demais!

    ResponderExcluir
  5. gostei da resenha, mas não muito desta capa e desta história, acho que não é o tipo de leitura que estou procurando no momento.. beijo :D

    ResponderExcluir
  6. Realmente n conheçia a autora, a historia é bela. com fadas, um tema que eu gosto. Vamos ver o segundo livro né.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro. A capa é bem diferente.

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não conhecia o livro, amei a capa, ficou linda demais. Adoro livros sobre fadas, só fiquei meio encucada com a nota 3 ;/
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Já tinha marcado esse livro como vou ler no skoob, mas não me lembro em que local fiquei sabendo sobre ele. Agora que li sua resenha percebo que ele provavelmente não é muito meu estilo, não sou muito de ler histórias com um lado pra fantasia e fadas.

    ResponderExcluir
  10. Será que este livro lindo de doer é nacional?
    Nada contra, mas sempre tãooooo caros. ):

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é nacional? Não conhecia o livro ainda.
    Acho que fui só eu que não gostou muito da capa, muito "poluída" para o meu gosto, acho que o título deve ter destaque e não ficar perdido entre desenhos.
    Mas gostei na estória pela sua resenha, vou esperar as outras publicações para ler.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a sua resenha, Tamires.
    Mas eu não gostei da capa do livro (particularmente, achei a capa muito exagerada, muitos detalhes, além de ter um rosto nela. Capas repletas de informações não me encantam). Gosto de capas bem simples, com cores neutras, ou detalhes sutis. E o título deve chamar subitamente a minha atenção, enquanto nessa capa o título ficou "camuflado", o que acabou por, na minha opinião, tirar o charme da capa.

    Obs: não gosto de fadas, omg. Nunca gostei! :O

    Mas o livro parece ter um charme próprio.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que livro hein!
    Adorei a capa e fiquei bem interessada na história, espero ter a oportunidade de ler o livro.

    ResponderExcluir