quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Resenha: Guardians

. .


Guardians - Volume 1
Autora: Luciane Rangel
Editora: Lexia
Páginas: 359
Link no Skoob:
Pokemón foi a única coisa que gostei entre desenhos e quadrinhos em estilo japonês até hoje. E, vejam bem, a palavra "gostar" está no passado. Exatamente por isso a capa de Guardians sempre me manteve um pouco distante do livro. Contudo comecei a ver muitas resenhas positivas e quando vi que a Luciane havia aberto um booktour, resolvi aproveitar a chance para ler o livro. Que bom que fiz isso.
 
Há uma geração, os antigos guardiões tentaram lacrar uma barreira dimensional para impedir que os youkais (seres que se disfarçam entre os humanos e pretendem destruir a raça) chegassem à nossa dimensão. Porém devido a alguns problemas a barreira só foi lacrada parcialmente e a nova geração dos guardiões precisa finalizar o serviço antes que ela se abra completamente.
"O grafite da lapiseira deslizava sobre o papel em movimentos rápidos e precisos. De tempo em tempo, os olhos castanhos desviavam-se do desenho para analisar a modelo: uma gótica que saía de uma festa." (primeiras linhas, pág. 15)
Cada guardião é o representante de um signo e cada um possui habilidades distintas. Conhecemos treze personagens principais: um representante de cada signo e a mentora (e antiga guardiã) Sofie. Os novos guardiões são todos jovens, e passam pelos problemas de juventude assim como qualquer pessoa normal como paixões - só que além de ter que lidar com isso, eles tem a missão de defender os humanos.

Para quem, como eu, costuma ter dificuldade em decorar os personagens, confesso que as imagens internas do livro e a capa ajudaram muito na memorização. Isso além da personalidade bem variada (e até um pouco caricata em relação as signos) de cada um. Luciane consegui criar personagens bem diferentes e (em sua maioria) carismáticos. Claro que a que mais gostei foi a Hikari, a guardiã do lindo signo de áries!

O livro prendeu bastante a minha atenção e, a não ser pelos desenhos e nomes de alguns personagens, simplesmente esqueci que estava em um "mundo japonês" pois o livro parece apenas uma ótima aventura. Aliás, achei a escrita da Luciane muito boa e ágil. Se tenho alguma crítica a fazer é apenas em relação ao final: o livro parece que acaba em um corte. Como se simplesmente tivessem arrancado o próximo capítulo dali. Várias perguntas e boa parte do clímax ficam para os próximos da série (quanto a isso tudo bem, é algo bem comum), porém a última parte achei que ficou tão... "e acabou". 

Foi o primeiro livro que li da editora Lexia e achei a versão bem boa. Não vi problemas de revisão, a fonte é bem agradável e o livro parece ser de boa qualidade. E um ponto extra pelas imagens que, apesar de serem preto e branco, achei que foram legais para a história.
"- E você, foi cantar uma lésbica e se deu mal. Bem feito!
- Não... Aquela princesa não pode ser... Ai, não é possível!
- Por que não é possível?
- Porque eu estou completamente apaixonado!
Novamente, Shermmie estapeou a própria testa.
- Mas você acabou de conhecê-la. Nem sabe o nome dela!
- Mas já sei que é a mulher da minha vida!
- Você é outro estranho!" (pág. 62)
No verso o livro indica que sua classificação é de 16 anos, mas não vi muito motivo para isso - até me surpreendi porque, julgando pela capa novamente, achei que era mais para o lado do infantil. Ele possui violência mas não é muito detalhada e até trata de temas como prostituição e tráfico de mulheres (algo bem discutido hoje), porém também de forma leve. Para quem gosta de aventura e fantasia (com pitadas de romance), é um prato cheio. Foi um livro que definitivamente me surpreendeu. Você só vai acabar curioso para ler o resto da série (ainda bem que já foi lançada!)

Série Guardians
#1 - Guardians vol. 1
#2 - Guardians vol. 2
#3 - Guardians vol. 3
Muito bom

13 comentários:

  1. Acho super legal quem consegue ser tão eclético nas leituras. Eu sou muito limitada, confesso. Gosto de uns três "gêneros literários" e só. Para ler alguma coisa fora disto é um tormento, quase impossível.
    Estou tentando mudar isto, mas está difícil.
    O que quero dizer com isto é que não leria Guardian, por melhor que seja. rsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu sou louca para começar a ler essa série. Adoro as resenhas que vejo sobre ela.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu sou tipo a Ana Paula, muito "limitada", principalmente a romances, haha. Acho que quem iria gostar desse livro seria meu irmão! Ele é louco por mangás e essas coisas; vive fazendo uns desenhos ai, haha. Acho que ele ia gostar muito do livro!
    Uma coisa que deixa o livro bastante interessante é isso dos signos. A Aione (do Minha Vida Literária) comentou na resenha dela que cada personagem tem a personalidade do seu signo certinho, rs. É bem legal pra quem gosta disso de signos e tal, e isso é algo que eu não curto muito. Não gosto de signos :B

    Beeijos, Flá. { http://pequenascoisaas.blogspot.com.br/ }

    ResponderExcluir
  4. Pokemon também é um de meus desenhos favoritos, mas não costumo ler nada a ver com isso atualmente, mas já que você também não mas experimentou mesmo assim, talvez eu dê uma chance ao livro :D

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro e ele não parece do meu gênero pela capa, mas gostei pela sua resenha.
    Eu também não gosto desses finais abruptos que te obrigam a comprar o livro seguinte para ter um resposta, mas infelizmente a maioria das trilogias são assim.

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser bem legal, apesar de ser fantasia (não agrado muito). Confesso que, parcialmente, julgo livros pela capa e essa não é tão "me leia". Mas a sua resenha ficou ótima. A "parte" dos signos deve ser interessante (apesar de não acreditar).

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Esse é um livro que já vi em alguns blogs e nunca me despertou muita atenção. Pela sua resenha percebo que pode vir a ser uma leitura legal pra mim, gosto muito da tematica de signos por exemplo mas no momento estou fugindo de séries, estou tentando terminar as que já comecei.

    ResponderExcluir
  8. achei legal o post, o livro parece ser muito bom , interessante demais

    ResponderExcluir
  9. Oi Tami,
    Eu ja li muitas resenhas positivas deste livro.
    Me parece ser uma aventura bem interessante, não sabia que tinha imagens, isso me deixa com mais vontade de ler.
    E que bom que ele trata de assuntos atuais.
    Beijos,
    Katielle

    ResponderExcluir
  10. Adorei! Me interessei muito pelo livro, ele desperto minha atenção!

    ResponderExcluir
  11. Já vi uma resenha do livro, mas não é muito meu gosto.

    ResponderExcluir
  12. Já li outras resenhas positivas dessa série.
    ;)

    ResponderExcluir
  13. Adorei saber que você exatamente como eu costuma demorar para decorar o nome dos personagens.

    Abraço de Luz e Paz

    ResponderExcluir