Resenha: Adultos sem filtro
Adultos sem filtroAutora: Thalita RebouçasEditora: RoccoPáginas: 192Link no Skoob:
Sempre tive curiosidade para ler algo da Thalita Rebouças, essa escritora brasileira de tanto sucesso entre os jovens. Porém os livros dela sempre pareciam um pouco adolescentes demais para mim, até que surgiu esse. Adultos sem filtro é uma seleção de crônicas sobre assuntos bem variados já publicadas da escritora, e finalmente pude entender o porque de tanto sucesso.
As crônicas são divididas por assunto: "Linda e magra", "Celebridades e subcelebridades", "Hipocondríaca? Eu?!", "Fala sério, taxista!", "Fofura em pessoa", "Ai, ai... humanos...", "Grande família", "Eu te amo", "Lisboa, querida Lisboa", "Eu, uma escritora". Todas as histórias tem uma escrita super leve, e a grande maioria pende para situações cômicas que a autora passou.
"A minha bunda caiu. Do nada. De repente. Assim, sem avisar, sem nem uma preparação, uns tapinhas no ombro ou um chororô. Fui dormir com ela redondinha e alegre. Acordei com ela triste e alasanhada - quadrada e compacta." (Maldita lei da gravidade - pág. 15)Entre as que mais gostei, posso citar: "Gente que fala", "Você por aqui!", "Beleza interior", "É cada taxista que me aparece (II)", "Voar, voar, subir, subir", "Amiga de banheiro", "Conheces o Tony Ramos?". Detalhe para essa última crônica citada, que se passa em Lisboa, e narra uma conversa com um leitor (talvez um pouco... sem noção). No final o mesmo pergunta se pode pegar uns marcadores e pega uns 70 logo de uma vez. Capaz que não me identifiquei!
Acho que uma das partes que mais ri foi a "Hipocondríaca? Eu?!", onde parece que estamos conversando com uma amiga. A Thalita passa uma imagem de ser uma pessoa muito alegre e espevitada. E completamente louca por exames, remédios e médicos. Já viram alguém cujo sonho é fazer uma endoscopia? Pois é, ta aí.
Outra parte interessante do livro é a "Eu, uma escritora", onde as crônicas falam um pouco dos percalços da vida de escritora iniciante. Thalita nos conta como foi a sua primeira Bienal, onde era completamente desconhecida e chegou a colocar peruca e subir em uma cadeira para chamar a atenção. Depois vai narrando como foram as outras, até chegar no sucesso que é hoje. Fala também sobre outras coisas da vida e, no fundo, em como batalhar (muito!) pelos seus sonhos compensa.
Dei boas risadas com o livro. Sempre gostei de crônicas (leio diariamente no jornal) mas não é todo livro desse estilo que me agrada. Esse me surpreendeu e fico até curiosa para finalmente ler os outros livros da autora. Um livro super leve e pequeno, ótimo para ler passando o tempo. Ah, e para quem acha que livro da Rocco e de autores brasileiros são sempre caros, paguei 9,90 por esse ;)
Dei boas risadas com o livro. Sempre gostei de crônicas (leio diariamente no jornal) mas não é todo livro desse estilo que me agrada. Esse me surpreendeu e fico até curiosa para finalmente ler os outros livros da autora. Um livro super leve e pequeno, ótimo para ler passando o tempo. Ah, e para quem acha que livro da Rocco e de autores brasileiros são sempre caros, paguei 9,90 por esse ;)
"Respeito a opinião de quem não gosta de Paulo Coelho, assim como respeito quem não gosta dos meus. Mas sua importância para a divulgação da literatura brasileira no mundo é inegável. Ninguém faz mais do que ele, os números não mentem. As portas que Paulo Coelho abriu para outros autores brasileiros continuam lá. Quem quiser que corra atrás." (Uma tarde em Veneza com Paulo Coelho, pág. 190)
![]() |
Muito bom |
18 comentários
Também nunca li nada da autora, mas agora fiquei bem interessada. Ela parece ser muita engraçada.
ResponderExcluirEu vi uma entrevista dela onde ela conta sobre o português de "Conheces o Tony Ramos?", não parei de rir.
Parabéns pela resenha.
Nunca li nada desta autora mas achei a capa muito interessante e sua resenha está ótima, adoro livros deste estilo o que acabou me convencendo a querer comprá-lo!
ResponderExcluirNão gosto muito de crônicas, mas sei que a Thalita é realmente boa no que faz. Ainda não li a obra e nem sei se tenho muita vontade. Mas apesar disto, fiquei curiosa com estes textos que você citou. Bom, quem sabe o dia!
ResponderExcluirbjs
Eu sempre tive vontade de ler um dos livros da tha, mas nunca tive oportunidade.
ResponderExcluirSempre ouço falar muuito bem da Thalita e morro de curiosidade pra ler alguma coisa dela. Tinha vontade de ler aqueles livros da série "Fala sério", que nem sei se é mesmo uma série e tal. Mas parecem ser divertidos!
ResponderExcluirAgora com a resenha mudei de opinião, porque agora quero começar por esse! Hahaha. Nunca tinha ouvido falar dele, e quando vi no post do resumão da semana que tu ia postar resenha fiquei super curiosa, e adorei. Parece ser super divertido mesmo, pelos poucos exemplos que você deu.
É legal também porque são várias crônicas, e não uma história só. Dai dá pra conhecer melhor ainda a escrita da Thalita né?! Acho que vou gostar.
E como assim só 9,90? Onde foi isso? Eu queeero! Hahaha.
Beeijos, Flá. { http://pequenascoisaas.blogspot.com.br/ }
Sempre quis ler Thalita Rebouças. Sempre a achei uma simpatia nas entrevistas que vi dela. Mas seus livros adolescentes nunca me interessaram. Daí eu vi este livro em um vlog, e falaram que é muito bom. sua resenha acabou de me convencer. Quero muito ler.
ResponderExcluirEstou adorando participar do desafio literário também.
Beijos
Thalita Rebouças sempre esteve nas 'wish lists' de livros da minha filha, da minha a filhada e de várias alunas.
ResponderExcluirFoi meio que 'passada para trás' só por causa dos livros caros,infelizmente, mas agora estou de olho.
Tudo de bom
Até hoje só li um livro da Thalita Rebouças, bem juvenil. Gostei bastante e desde então tenho curiosidade em ler outros livros dela. Gostei da sua resenha, deu um "norte" sobre o que o livro trata e falou um pouco dos seus "favoritos", sem parecer um resumo. Já marquei no skoob.
ResponderExcluirOlá Tamires, eu fiquei muito curioso em ler o livro, logo no momento em que o vi na livraria, pois a capa (a foto parece de uma estilista inglesa, acho eu!!!), já é meio sem noção. Agora com a sua ótima resenha, a curiosidade só aumentou, e como você, amo crônicas (Nelson Rodrigues, Caio Fernando de Abreu, Clarice Lispector, Martha Medeiros e outros), e nunca li nada da Thalita Rebouças, vou anotar na minha lista de compras de livros. Valeu pela boa dica. Um abraço carioca,
ResponderExcluirAgnaldo Alves
Oi Tami,
ResponderExcluirNunca li nada da Talita, mas depois da tua resenha deste livro fiquei bem interessada.
Acho que iria me divertir muito com essa leitura, se eu tiver a oportunidade certamente irei ler.
Beijos,
Katielle Borba
Rocco por R$ 9,90 é um verdadeiro achado, rsrs.
ResponderExcluirNunca li nada da thalita, mas ela me lembra uma escritora que li na adolescencia.
ResponderExcluirDepois desse post me deu super vontade de ler.
Beijos
Fabi
http://literaturaeeu.blogspot.com.br/
Tamires, descobri seu blog no site do Skoob. Menina, ADOREI o que você escreveu sobre o meu livro. Muito obrigada pelas palavras. É muito bacana ter esse retorno, sabe? A profissão de escritora é muito solitária... Por isso, quando alguém deixa sua opinião registrada em algum lugar (seja num comentário no meu blog, seja fazendo um post como o seu) é garantia de sorriso enorme do lado de cá. Obrigada! E feliz ano novo (porque o ano só está começando agora, certo? ;-). Beijo grande!
ResponderExcluirNossa amei a resenha, super curiosa pra ler, também nunca li nada dela, mas ela me parece extramente simpática nos programas de TV que aparece, e no comentário acima super fofa.Sou nova aqui, cheguei pelo DL, e estou adorando.
ResponderExcluirCaraca adoreeeeeeeei a resenha, os livros da talita são tão gostosos de ler *u* Amo a narrativa dela, é muito envolvente.
ResponderExcluirbeijos
adorei, achei mega divertido , amei , ri demais lendo , uma leitura descontraida!
ResponderExcluirAmei a resenha! Fiquei bem curiosa para ler o livro! A capa é super engraçada.
ResponderExcluirSempre ouvi ótimos comentários sobre os livros da Thalita (como aqui) mas até hoje não tive a oportunidade de ler uma obra dela.
ResponderExcluirÉ a primeira resenha que leio desse livro, e ele me despertou mais interesse do que os outros nos quais tive informações. Os títulos da crônicas super me encantaram!
Espero ter a oportunidade de lê-lo e, assim, conhecer, finalmente, a escrita da Thalita.
Beijos