quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Filme: O Hobbit: Uma jornada inesperada

. .


O Hobbit: Uma jornada inesperada (The Hobbit: An Unexpected Journey)
Direção: Peter Jackson
Ano: 2012 (EUA)
Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) vive uma vida pacata no condado, como a maioria dos hobbits. Um dia, aparece em sua porta o mago Gandalf, o cinzento (Ian McKellen), que lhe promete uma aventura como nunca antes vista. Na companhia de vários anões, Bilbo e Gandalf iniciam sua jornada inesperada pela Terra Média. Eles têm por objetivo libertar o reino de Erebor, conquistado há tempos pelo dragão Smaug e que antes pertencia aos anões. No meio do caminho encontram elfos, trolls e, é claro, a criatura Gollum (Andy Serkis) e seu precioso anel.
Nunca li "O senhor dos anéis" nem cheguei a ver os filmes direito (dormi em um bom pedaço do primeiro e desisti da série). Não sei explicar, mas não conseguiu atiçar minha curiosidade ainda.  Além do mais, o fato de transformar um livro de tamanho médio em três filmes agora já tinha me deixado receosa.Porém, para acompanhar o marido e dar mais uma chance ao Tolkien, fui ver O Hobbit.

Para não perder o costume, dei uma dormidinha básica no início do filme. Não sinto que perdi muita coisa em relação à história visto que quando dormi já sabia da história de Erebor e quando acordei Bilbo estava recém saindo de casa para ir atrás da tropa de anões em sua aventura. Ou seja, só perdi a enrolação dos anões.

Gostei bastante da parte inicial, onde explica a história do reino de Erebor e as motivações que fazem os personagens irem até lá. As aventuras e brigas em que os personagens se metem são boas e dão um ânimo para o filme, além de algumas cenas cômicas.

O problema como filme é que muitas coisas ficam soltas ou mal explicadas. Para quem não viu a trilogia, por exemplo, fica difícil entender o que afinal faz aquele anel. No filme parece que ele apenas tem o poder de invisibilidade, porém dão tanto destaque para o mesmo que sabemos que tem algo a mais. Será que explicam nos próximos filmes ou é só para quem for ver O senhor dos anéis? Se for a segunda opção, desculpem-me, mas não deveria estar neste filme.
Outra coisa mal explicada que podemos citar são alguns pássaros alados que salvam os personagens em uma situação de perigo. Por que apenas naquele momento eles aparecem e não em todos os outros? Por que eles não pegam carona até o lugar que devem ir ao invés de ficar no meio do caminho? Essas são perguntas que o livro responde (de certa forma), mas o filme não.

A narrativa me lembrou muito a fórmula de "O senhor dos anéis": uma breve explicação do porque precisam ir até tal lugar, a trajetória dos personagens durante a ida, passando por alguns perigos e lutas, e finalmente acabando o filme quando eles enxergam o local onde tem que estar. Sério, achei os roteiros idênticos.

É um filme legalzinho, com bastante aventura (muitas bem dispensáveis, só para encher linguiça mesmo). Sinto que o livro deveria ter sido dividido, no máximo, em dois filmes para não ficar tão enrolado. Para quem é fã deve estar achando ótimo porque dizem que tudo do livro está ali. Porém na hora de se fazer um filme acho que deve-se pensar no público em geral e não apenas nos fãs. Vi o filme em 3D e tem algumas coisas divertidas. Fazia tempo que não me esquivava de um ou outro objeto vindo da tela!

Curiosidade: fui ver o filme no tão falado 48fps para ver se sentia a diferença (todos os filmes são gravados em 24fps). Dessa vez não senti dor de cabeça vendo 3D, e não sei se é mérito desse formato. O 3D também me pareceu mais nítido, porém as cenas de ação parece que ficaram muito corridas. Teve vezes que parecia estar vendo um borrão ao invés de algo sendo jogado. Para quem quiser saber mais, veja o videocast do Pablo Villaça onde ele explica o que é o fps e quais as diferenças entre um filme gravado em 24 e um em 48.

19 comentários:

  1. Eu acho que não há um ser que leia no mundo que não saiba a história do Um Anel, adorei o filme. Não gosto dos livros, mas amo os filmes e amei O Hobbit também, para mim foi como voltar para casa depois de anos longe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazer! hehehe
      Só fiquei sabendo por cima porque depois perguntei para o meu marido, senão só sabia o básico mesmo: que era um objeto poderoso (não sabia porque) e que eles iam atrás disso no Senhor dos Anéis. Mas só. Nunca me interessei muito pela história dele mesmo...
      Mas para fãs dizem que está ótimo mesmo o filme. Esse negócio de "voltar para casa depois de anos longe" eu sentia com o HP :)

      Excluir
  2. Ainda não vi o filme =(
    Beijos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. É interessante, pois tem haver com magia e eu gosto.

    ResponderExcluir
  4. Não li o livro e nem vi o filme, pois não me chamava a atenção, mas agora o achei bem interessante, gostei da maneiro como você o apresentou :D

    ResponderExcluir
  5. Eu simplesmente adorei o filme e não achei as cenas desnecessárias. Entendo que o Peter Jackson precisou usar algumas "fórmulas" de O Senhor dos Anéis neste filme para fazer um link entre eles. Além disto, por ser um livro infantil, algumas partes realmente precisaram ser adaptadas para o público adulto, mas sem perder a essência.
    Em fim, eu achei um filme muito bom, mas não tão bom quanto a trilogia de O Senhor dos Anéis (não chega nem perto, na verdade, mas é bom).
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Tami,
    Não vi o filme e também não li os livros, assim como tmbm não nem vi Senhor dos Anéis. Sei que muita gente pode me julgar por isso, mas eu não me importo, pois são livros e filmes que não me chamam a atenção.
    Beijos,
    Katielle

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro "Senhor dos Anéis", tanto os filmes como os livros. Não sou muito fã do "Hobbit",então ainda não fui ver o filme. Percebi pela sua resenha critica que um de seus maiores incomodos foi o fato do "Um anel" não ser "explicado", mas é exatamente assim no livro, quem já leu o Senhor dos Anéis já sabe a história do "Um anel" e quem não leu vai conhecer depois de ler.

    ResponderExcluir
  8. Vou dizer a verdade: nunca li os livros e nunca assisti os filmes. Nenhum deles nunca me interessou! Não conheço a história, e nunca quis conhecer. Sabe quando um livro não te chama atenção de jeito nenhum? Tipo, não tenho nada contra, mas sei lá, não consigo me interessar! Haha.
    Então acho que também não vou curtir Hobbit. Quem sabe um dia eu dê chance pelo menos para o filme, mas por enquanto não me chamou atenção não...

    Eu não sabia disso ai de fps, rsrs. Aqui em casa to sem o áudio, mas quando eu estiver em outro pc vou tentar assistir esse vídeo pra saber mais sobre isso. Aliás, nunca assisti filmes em 3D! Acho que eu ficaria com dor de cabeça também, sei lá d.d rsrs.

    Beeijos, Flá. { http://pequenascoisaas.blogspot.com.br/ }

    ResponderExcluir
  9. Li O Hobbit, tô muito afim de assistir o filme, mas dá uma preguicinha porque é grande kkkk

    ResponderExcluir
  10. Li e vi os filmes O Senhor dos Anéis e amei.
    O Hobbit deve ser tão bom quanto.
    Louca pra ler!!!
    Beijos
    Fabi
    http://literaturaeeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Também não vi aos filmes do Senhor dos Anéis, não despertou minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não vi o filme, mas quero muito parece ser muito bom, vi alguns comentários positivos sobre ele.

    ResponderExcluir
  13. O Hobbit é um favorito do meu filho

    ResponderExcluir
  14. Eu compartilho a sua falta de interesse, juro que tentei com Os senhor dos anéis, mas não consegui ver nada de especial :(

    ResponderExcluir
  15. Ai quando esse filme saiu vi muita gente supeeeeeeer animada, mas eu nem vi ;/ A sei lá nunca vi nenhum dos filmes de senhor dos anéis. Mas eu realmente me interesso pela temática, acho mesmo que foi falta de oportunidade.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. não faz muito meu estilo , constumo ver fimes mais realistas, mas achei otimo o post interessante!

    ResponderExcluir
  17. Queria ler o livro e depois ver o filme, mas acho que isso não será possível, então estou super ansiosa para assistir ao filme.

    ResponderExcluir
  18. Ahhhhhhh! Somos duas então. Eu nunca li "O senhor dos Anéis" - tenho vontade, pois é muito recomendado, e boas obras devem ser lidas - e comecei a assistir o filme mas era tão longo e estava tão cansada que nem assisti. Dormi umas três vezes e o filme estava lá, ainda passando, porém me deixou completamente perdida. "O Hobbit" também nunca li e nem assisti nada. Quanto a esse, acho que, por enquanto, não tenho muito interessante. Mas acredito que seja muito bom, para ter tantos adoradores haha :)

    Quantos aos fps, não sei o que é isso haha. Acredite, nunca nem cheguei a assistir um filme em 3D (ainda não, haha).

    Bjs :)

    ResponderExcluir