quarta-feira, dezembro 26, 2012

Retrospectiva 2012

. .


Mais um ano terminando! Vamos às duas coisas que mais gosto: retrospectiva e planos para o próximo ano. Separei em duas postagens para não ficar muito grande. Vamos começar pela retrospectiva. 

Aí está uma coisa que eu sempre espero no final de cada ano, aquele Globo Repórter especial com "as notícias que marcaram o ano". Morte de muitas e muitas pessoas famosas, reeleição do Obama, furacões, essas coisas. Não sei, acho que sempre fui meio nostálgica e gosto de lembrar das coisas que aconteceram - até porque várias já devo ter esquecido. Não sei se o ano passou rápido ou devagar, só sei que aconteceram muitas e muitas coisas esse ano para mim.

Mas vamos falar do blog! Ano passado publiquei minha lista de planos para 2012 e acho que deu sorte. Vamos fazer um balanço:

Para o blog:
- chegar a 1000 seguidores - Feito! Quase 1200 curtidas na página do Facebook.
- arrumar o layout - Arrumei em relação ao no passado, mas ainda quero modificar. 
- arrumar as pendências que faltam (blogs e autores parceiros) - Feito!

Pessoais:
- ler mais de 15 livros - Feito com louvor! Estou lendo o 42º livro desse ano. Foi o ano que mais li na vida!
- arrancar os dois sisos faltantes - Nah. Me enrolei e não fui retirar ainda.
- fazer uma viagem para algum estado ou país que eu não conheça - Fui para a Patagônia. As duas cidades que conheci (Ushuaia e El Calafate) fazem parte da Argentina, mas são de dois estados que nunca tinha ido. Então, feito!
- academia regularmente por, no mínimo, 4 meses - Por incrível que pareça, feito! Mas já larguei, volto em Janeiro! rs

Marcadores:
- chegar a 1000 marcadores - Feito! Já perdi a conta, mas devo estar nos 2000.
- ter marcadores de 10 países diferentes - Feito! Apenas para citar alguns: Rússia, Argentina, Portugal, Holanda, Espanha, Honduras, Turquia, Estados Unidos, Suíça, etc.

Quase tudo completo! Não é sempre que isso acontece. Comecei a criar metas mais simples para a vida, até porque já passei por várias fases importantes e estou bem feliz com tudo o que tem acontecido.

Falando de livros...
Li muitos livros bons esse ano, ainda bem! Entre eles, dois foram para os meus favoritos: Apátrida e Guerreiros da Esperança. 


Não sei fazer Top 10 de livros, acho que todos tem histórias tão diferentes e motivos diferentes pelos quais gostei ou não deles que não tem como serem comparados. Então aqui estão os que receberam mais estrelas esse ano (todos já resenhados no blog):


Cinco estrelas: É agora ou nunca, O Pássaro, Mau começo, Toda a verdade, Marina, Tempest e Traição em família. 

E vários receberam quatro estrelas: O noivo da minha melhor amiga, Anna e o beijo francês, Querido John, Cinderela chinesa, Um mundo brilhante, 4 de julho, Ladrões de elite, Garota Replay, Ela foi até o fim, Uma manhã gloriosa, Garotas de vidro, O reino de Milian, O pequeno príncipe, Água para elefantes, Dexter - a mão esquerda de Deus, A síndrome de Copérnico e Feios. 

Percebi que quanto mais leio, mais vou ficando reticente em dar muitas estrelas para um livro. Talvez ano que vem a lista de quatro estrelas diminua um pouco - mas espero que a de cinco e a de favoritos aumente! Aliás, minha lista de favoritos é bem restrita. Tem livros que eu amo e leria novamente com gosto, mas só vai para os favoritos se mexer comigo internamente. A prova são esses dois livros favoritos, que possuem histórias bem tocantes.

Falando da vida...
Minha vida deu uma volta que eu realmente não esperava! Noivei, casei e fui morar junto em 2012. Esse tipo de coisa normalmente não dá para prever numa lista.

Falando do blog...
Muitas seções se foram e muitas apareceram. Dei adeus ao Correio da Semana, ao Desafio Fotográfico, abandonei um pouco os filmes e troquei a postagem diária dos marcadores para a semanal. A seção Inspirestante apareceu, assim como a Curtindo o Sábado (que faz tempo que não posto). A Resumão da Semana voltou, mas com um formato um pouco diferente. E várias outras que passaram por aqui.
O blog deu uma boa guinada de seguidores, e devo isso ao Facebook. Espero que continue crescendo!

E foi isso! Espero contar com vocês leitores no próximo ano do blog. Na próxima postagem trago os planos pessoais e para o blog em 2013. E vocês, como foram de ano? Gostariam de dar alguma sugestão para o blog no ano que vem?

20 comentários:

  1. Estamos na época das avaliações mesmo. Avaliar o que fizemos (ou não fizemos!) e que queremos para o próximo ano. Bem, eu conheci o blog há pouco tempo, então ainda não me sinto suficientemente à vontade para sugestões. Mas gosto bastante desse estilo das postagens.

    ResponderExcluir
  2. Legal sua retrospectiva! :) Também quero fazer umas metas pra 2013.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. O natal foi bacana, em família como sempre. Em 2012 conheci o seu blog e montei o meu, já tinha um blog pessoal e outro sobre secretariado. Amo literatura e tenho passado mais tempo com os livros. E que venha 2013!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu preciso fazer isso no meu blog hehe
    Esse ano foi um dos melhores da minha vida, tanto do lado literário, quanto do lado pessoal.
    Agora fico refletindo haha
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. preciso fazer umas metas. Eu também preciso arrancar o siso. Mas ainda não dei jeito nisso.
    Também preciso arrumar o Lay do Blog. E preciso fazer uma meta de seguidores.
    hahah
    adorei a retrospectiva.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Nunca fiz uma listinha assim, por incrível que pareça.
    Vou me concentrar em um único ponto do seu texto: como assim 10 países??? Que inveja MASTER! rsrs
    Gente, viajar pelo mundo é meu sonho. Acho que não tem nada melhor para abrir a mente como conhecer novos povos e culturas. Mas exige dinheiro, tempo, etc. Eu ainda não estou conseguindo!
    Desde que conheci o blog (não faz muito tempo), estou gostando do formato e das postagens. Acho que resenhas (ou outra coisa) sobre filmes seriam interessantes também!!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Gosto do blog assim como ele está, volto a dizer, aqui é tudo muito bom e sem frescura.

    Saúde, sucesso pessoal e profissional eu ma luz muito boa para o teu ano novo.

    ResponderExcluir
  8. Não acredito que você tem mais de 1000 marcadores!!!!!!1
    Meu Deus, que sonho!!
    Parabéns, parece que você realizou tudo o que queria esse ano KK
    2012 também foi o ano que mais li, eu li 60 livros KK

    ResponderExcluir
  9. Também adooro retrospectivas! *-* haha.
    Eu comecei a participar do projeto 101 em 1001, e agora tenho 101 metas pra cumprir em apenas 1001 dias! hahaha. Adoro metas.
    Fico feliz que você tenha cumprido a maioria das suas, e além delas teve as surpresas né? Meus parabéns, de noovo, pelo casamento! É um sonho esperado por tantas mulheres né? Tudo de bom pra você Tami ^^
    E esse ano acompanhei bastaaante o blog, rsrs. Acho que li a grande maioria das resenhas dos livros que você citou, rs. Também li bastante esse ano, só não sei exatamente quantos...

    Beeijos, Flá. { http://pequenascoisaas.blogspot.com.br/ }

    ResponderExcluir
  10. Que bom que esse ano foi um ano marcante em sua vida. Espero que 2013 seja repleto de bençãos em sua vida e na vida de todos os participantes do blog!

    Bjo.

    ResponderExcluir
  11. Esse ano foi MARAVILHOSO! E acredito que tenha sido para muitos também. Adorei a retrospectiva, e devo confessar que eu também adoro assistir as retrospectivas para relembrar os acontecimentos do ano, rs.

    Bom, além ter cumprido muitas metas, também obtive muitas surpresas. Ah e, novamente, parabéns pelo teu casamento. Isso realmente marca um ano...

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua retrospectiva, parabéns pelo casamento! Meu ano não foi muito bom, mas só de estar aqui já faz ele valer a pena!

    ResponderExcluir
  13. Fico feliz pelo excelente 2012 q vc teve o meu não foi tão bom mas espero.q ano q vem melhore.

    ResponderExcluir
  14. WOW 2000 marcadores? Tenho nem 30, pelo jeito 2012 marcou bem tua vida hein!!

    ResponderExcluir
  15. Não preciso nem falar que eu queria só metade dos seus marcadores née ? kkkk
    Ainda bem que muita das suas metas foram cumpridas *-*
    Quero muito ler Apátrida :)

    ResponderExcluir
  16. Eu nem me lembro de quais eram minhas metas para 2012... Isso nunca dá muito certo comigo, as coisas simplesmente tomam outros rumos então não consigo me apegar as listas que faço. Esse ano vou tentar me organizar mais. Dos seus dois livros favoritos de 2012 eu fiquei super interessada por Guerreiros da Esperança desde que li sua resenha.

    ResponderExcluir
  17. Flor, parabens pelas suas conquistas!
    Das minhas 10 metas elaboradas em 2011 para 2012 eu realizei 5, entao acho que está valendo :D
    Mas para 2013 espero me empenhar mais e nao esqecer delas como aconteceu no ano passado hahaha
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Quantos acontecimentos hein, primeiramente meus parabéns pelo casamento desejo muita felicidade para vcs.
    Meus parabéns tbm pelo blog que está crescendo cada dia mesma, e irá continuar crescendo.
    Meus parabéns tbm por ter concluído muito de suas metas de 2012.
    Desejo um 2013 com muita felicidade a vc e muito sucesso ao blog.

    ResponderExcluir
  19. Não sou muito desse tipo de lista, não do começo dela pelo menos. É ótimo quando a gente consegue cumprir várias das nossas metas!Ah, e parabéns pelo casamento!

    Gislaine

    ResponderExcluir