quarta-feira, outubro 24, 2012

Filme: As vantagens de ser invisível

. .


As vantagens de ser invisível (The Perks of Being a Wallflower)
Direção: Stephen Chbosky
Ano: 2012
Charlie (Logan Lerman) é um jovem que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado no ambiente. Sua professora de literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si... até o dia em que dois amigos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), passam a andar com ele.
Não se engane pela sinopse inocente, os atores novos, o ambiente escolar, o clipe engraçadinho e o título juvenil. "As vantagens de ser invisível" é um filme dramático que provavelmente vai fazer você chorar e se encantar com a maturidade dos personagens. É um filme bonito, triste e, principalmente, com belas lições.

Charlie está começando em uma nova escola e tentando iniciar uma nova vida, deixando os traumas para trás. Ele se sente sozinho e deslocado até o momento em que encontra Patrick e sua meia-irmã Sam. Com eles Charlie volta a viver realmente e conhece um grupo de amigos "descolados" do colégio, onde cada um possui seus próprios dramas e modo de vida.

Os três atores principais estão excelentes em seus papéis. Todos conseguem passar bem a carga dramática que os personagens trazem, sem que isso pareça forçado ou os deixe muito adultos. Patrick é um adolescente extremamente aberto e extrovertido, e é o que mais traz cenas cômicas para o longa - exatamente o oposto de seu personagem em "Precisamos falar sobre  Kevin". Sam é uma adolescente também extrovertida, e que já teve seus problemas no passado. Emma Watson deixa Hermione completamente para trás e continua provando que é uma excelente atriz. Logan é ótimo como Charlie, o menino tímido e fechado. Ainda não tinha visto ele em nenhum filme (acho), mas ele é o Percy Jackson em "Percy Jackson e o Ladrão de Raios".


O filme trabalha com sensibilidade sobre preconceitos e traumas. Muitos preconceitos ainda comuns na sociedade são tratados com a inocência de um adolescente que também tem seus problemas. Creio que uma das principais lições que ele trás é para não julgarmos as pessoas, em especial se não quisermos ser julgados em troca. Mas essa é só uma entre outras tantas.

Eu gostei muito e recomendo ir ver no cinema. Foi um filme que ri, chorei e saí com boas reflexões. Além da história, o filme tem uma trilha sonora envolvente (com rock clássico dos anos 70 a 90) e boa fotografia. Não sei se o filme é 100% fiel ao livro pois ainda não li, mas creio que, se não for, esteja bem perto disso já que o diretor (e roteirista) é o próprio autor do livro.

Trailer

12 comentários:

  1. Eu também ainda não li o livro e gostaria de ler antes de ver o filme, mas não sei se será possível. Enfim, é a primeira "crítica" que leio sobre o filme e fiquei feliz em saber que você gostou, que a história foi envolvente e que os atores se saíram bem. Se o diretor é o autor do livro, realmente as chances são grandes de que ele tenha sido fiel à história original.

    ResponderExcluir
  2. Valeu a dica, filme e livro novidades para mim.
    Fiquei pensando no título original.

    ResponderExcluir
  3. Queria MUITO ler o livro, e claro, depois ver o filme. Queria tanto ter a oportunidade! Não queria ver o filme antes, mesmo que esteja curiosa, pra o livro não perder a graça.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Quero muito assistir esse filme mas creio qu so vou assitilo pelo dvd pelo fato de que acho que esse filme não vai passar na minha cidade um fato que me deixa um pouco triste :( . Adorei a critica que fez do filme e espero que tenha a chance de ler o livro ^^

    ResponderExcluir
  5. Achei bem legal!

    Os filmes nunca são 100% fieis aos livros... uma pena.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  6. Nossa Doida para ver o filme e acho que vou seguir sua recomendação e ir ao Cine... Adorei!!!

    beijos
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto essa capa em algum lugar, mas nem tava sabendo que era de um livro que ainda virou filme! rs.
    Não conhecia essa história ainda e me apaixonei pelo enredo. Apesar de não fazer o estilo romantiquinho que eu adoro, acho que vou gostar. Pretendo ler o livro e assistir o filme, ambos se eu tiver oportunidade, haha.
    Adorei sua crítica, fiquei com muita vontade mesmo de conhecer. E a Emma é super fofa né? Uma atriz excelente!

    ResponderExcluir
  8. Ah... Quero ler e ver o filme, pois, amei esse elenco.. E sem contar que a sinopsia é muito boa e a capa é muito linda, gosto de capas de livros dos filmes..

    ResponderExcluir
  9. Quero muito assistir ao filme, mas acho melhor ler o livro antes !!! Adorei a escalação de atores para o filme, muito curiosa pra assistir !!!

    ResponderExcluir
  10. Eu estou muito afim de assistir esse filme, porém prometi a mim mesma que PRECISO ler o livro primeiro, o qual me foi muito recomendado... então, imagino que o filme seja maravilhoso!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda nao vi ou li e sinceramente nao sei se o farei. Veja bem, nao é que eu ache q é uma obra ruim, mas eu tendo a ficar com o pé atrás com aquilo q nao me encanta de primeira!

    =***

    ResponderExcluir
  12. Estou super curiosa para assistir esse filme, e tambem ler o livro! Meu amigo ja assistiu e falou que foi nao se arrependeu, mega curiosa.
    Ps; o elenco é lindo!

    ResponderExcluir