terça-feira, agosto 14, 2012

Resenha: O Pequeno Príncipe

. .


O Pequeno Príncipe (Le petit Prince)
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Editora: Agir
Páginas: 96
Link no Skoob:
http://www.skoob.com.br/livro/693
Livro de criança? Com certeza! Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi. O pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retorna os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíves na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino.
Resenha: Difícil falar de clássicos. Ainda mais de clássicos tão conhecidos e estimados quanto esse. Essa foi a primeira vez que leio esse livro, e tenho certeza de que não vai ser a última.

Para quem não conhece a história, "O Pequeno Príncipe" conta a história de um príncipe que mora em um asteroide tão pequeno que só ele vive lá. Ele, uma flor e três pequenos vulcões. Certo dia ele resolve conhecer outros asteroides e acaba encontrando pelo caminho alguns personagens bem curiosos. A última parada de sua viagem é a Terra, onde ele acaba encontrando o nosso narrador.
"Certa vez, quando tinha seis anos, vi num livro sobre a Floresta Virgem, Histórias vividas, uma impressionante gravura. Ela representava uma jibóia engolindo um animal. Eis a cópia do desenho." (primeiro parágrafo, pág. 7).
A narrativa é bem inocente e infantil. Pode ser lido tranquilamente por crianças, que provavelmente vão achar graça das mesmas coisas que o príncipe acha, e por adultos, que vão entender todas as críticas que esse livro traz. Críticas à falta de inocência, à rotina, à busca desenfreada pelo dinheiro. Coisas que nos parecem muito importantes a ponto de muitas vezes esquecermos que "o essencial é invisível aos olhos".

O livro é recheado de aquarelas do autor, com as quais podemos ver o pequeno asteroide e os personagens. São desenhos simples mas bonitos, e que ajudam muito na história. Algumas frases, como o parágrafo inicial, nem fazem muito sentido sem os desenhos.

É livro para ler tranquilamente em uma tarde. Pequeno e cheio de figuras, serve para qualquer idade mesmo. E talvez a cada idade você tenha uma visão diferente sobre ele. Talvez não se torne o seu livro preferido (para mim ainda não se tornou), mas a história traz tantas lições, e de forma tão sutil, que é impossível que você não termine o livro pensando em ao menos uma delas.

Recomendo: para crianças e adultos. Acho que é um livro que todo mundo deveria ler ao menos uma vez na vida.
"Esse asteroide só foi visto uma vez ao telescópio, em 1909, por um astrônomo turco.
Ele fizera, na época, uma grande demonstração da sua descoberta, num congresso internacional de astronomia. Mas ninguém lhe dera crédito, por causa das roupas típicas que usava. As pessoas grandes são assim." (pág. 17)

16 comentários:

  1. Realmente um clássico né. Eu só nunca tinha parado pra ver quantas páginas tinham, achava que era grandinho e tals, e nem conhecia a história, só o título já que todo mundo fala nesse livro.
    A história em si parece ser bastante simples e inocente, mas que ao mesmo tempo nos faz refletir bastante. Eu tenho muita curiosidade de ler esse livro por causa da sua "fama". Meu, acho que todo mundo já leu menos eu :( rsrs. Preciso ler algum dia!

    Beijos, @flafsbp

    ResponderExcluir
  2. Quando eu vi essa resenha, não pude deixar de lembrar de uma matéria da zero hora, desses dias, que fala sobre a capacidade de venda desse livro, por si só: http://migre.me/ahCYY
    Foi o primeiro presente que comprei para o meu sobrinho. É um livro infantil, mas adulto, que conta com críticas que podem ser atuais a qualquer tempo. É um típico livro atemporal.

    ResponderExcluir
  3. Eu amo esse livro ele é super cute, uma literatura bem relax. Ele da muitas liçoes e tal, eu ia comprar um exemplar só que na minha cidade não vende.

    ResponderExcluir
  4. Desde que eu era pequena essa história me fascina, só que nunca parei para ler... Mas, vontade não faltou só que sempre surgia um livro que queria desesperadamente ler e acabava deixando de lado o Pequeno Príncipe, mas um dia prometo que leio ele até o final... Eu gostei muito da sua resenha ela só fez eu querer esse livro ainda mais...

    ResponderExcluir
  5. Minha mãe me deu esse livro quando eu era pequena, li o inicio mas tinha parado, mais tarde emprestei para alguém esta pessoa que nem lembro mais quem é sumiu com o livro e estranhamente já faz depois disso eu fiquei com vontade de ler o livro rs
    Maaaaaaaaaas..... Gostei da resenha, Tami, bem direta ^^

    ResponderExcluir
  6. Que saudade! Eu li esse livro quando era criança e na época foi apenas entretenimento. Mais tarde entendi as tantas lições que ele traz. Adorei ver esse clássico aqui!

    ResponderExcluir
  7. Eu mandei as fotos do desafio nos links 17, 18, 19 e 20. Você pode conferir pra mim se todas elas foram e se preenchi tudo certinho?! ^^

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente se eu li esse livro foi há mto tempo,não me recordo.
    Mas acho tão fofo o Le petit prince,inclusive preciso ler de novo.
    Como você disse,uma volta a infância

    bjs Nati

    ResponderExcluir
  9. Eu ja li esse livro mas faz tanto tempo que quase não me lembro mais de nada e ainda li forçada por causa que meu pai falava que esse livro era muito cobrado em faculdade !

    ResponderExcluir
  10. Esse é com certeza um dos livros mais lindos q já li!
    Cheio de liçoes subliminares e com um toque infantil :D
    eu adorei!
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Li este livro duas vezes quando eu tinha 10 e depois aos 12 anos!Ja não me lembro de quase nada,logo sera um releitura obrigatória.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu não li esse livro ~sim, pode me bater~ O peguei uma vez mas a achei a linguagem poética demais e, no momento, não casava. Vou ler sim, só não sei quando, srsrsr

    Gislaine,
    jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. O Pequeno Príncipe é um clássico para ser lido e relido em qualquer idade. Tenho o meu aqui e adoro dar uma folheada nele sempre que dá.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Acredita que nunca o li? U.U
    Sim, já peguei ele duas vezes - ano passado e um há doi anos - na escola, porém não li. Confesso que eu não ia muito com a cara dele, pois nunca gostei (desde pequena) de livros com capas muito "desenhinho" então acabava não lendo. Mal sabia eu que todos conheciam ele.
    Não sei se vou ler ele ainda, mas quem sabe :) Não que não seja bom o livro, pois dá até vontade de ler depois de tatas resenhas que li do mesmo.

    Ótima resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  15. Ahh, O Pequeno príncipe! Obra maravilhosa, simplesmente. Como você disse: "Livro de criança? Com certeza! Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi." É, de fato, um livro para todas as idades. Traz consigo tantas mensagens... Reflexivas, e encantadoras. Um clássico imperdível!

    ResponderExcluir
  16. Acredita que nunca li o pequeno principe...
    Sempre que penso em comprar aparece outro livro na frente e eu me esqueço dele !!!! Mas ainda o lerei...

    ResponderExcluir