terça-feira, agosto 21, 2012

Resenha: O casamento

. .


O casamento (The Wedding)
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 224
Link no Skoob:
http://www.skoob.com.br/livro/39690
Sinopse: Advogado de sucesso, Wilson Lewis sempre se esforçou para que a família vivesse confortavelmente, mas talvez tenha dedicado tempo demais ao trabalho e de menos às pessoas mais importantes de sua vida. Depois de 30 anos casado e com a filha mais velha prestes a fazer os próprios votos matrimoniais, ele é forçado a encarar uma verdade dolorosa: já não há paixão em seu casamento - e a culpa é dele. Wilson e sua esposa Jane se afastam cada dia mais e ele questiona se a mulher ainda o ama. Uma coisa é certa: seu amor por Jane só aumentou ao longo dos anos e ele está disposto a fazer o possível para reconquistá-la. Inspirado pela maravilhosa história de amor dos sogros, Noah e Allie (de Diário de uma Paixão), ele promete a si mesmo que encontrará uma forma de levar o romantismo de volta à sua vida conjugal e fazer a espos apaixonar-se por ele novamente. 
Resenha: Mais um livro de parceria com a editora Arqueiro. Confesso que esse pedi mais por causa do kit (que vinha até com um bem-casado!) do que por qualquer outro motivo. Apesar de o livro ser considerado uma sequência de "Diário de uma paixão" (informação que inclusive vem na capa), não o considerei assim. A história de "O casamento" apenas envolve o genro e a filha do protagonista de "Diário de uma paixão", Noah. Não é preciso ler "Diário" para entender a história desse - mas você vai acabar sabendo de todos os fatos que ocorreram em "Diário". Caso você pretenda ler o primeiro livro, não aconselho ler esse antes. Caso não seja algo na sua lista, pode ler esse à vontade! Não li o anterior e não me fez falta.
"Será possível um homem mudar de verdade? Ou será que o temperamento e os hábitos constituem as fronteiras imutáveis de nossa vida?" (prólogo, primeiro parágrafo)
Wilson é casado há 30 anos com Jane e tem três filhos. Jane sempre foi uma mulher mais sonhadora e romântica, enquanto Wilson sempre foi mais pé no chão e nada romântico. Ele percebe que o seu casamento não está indo bem quando esquece seu aniversário de casamento, o que deixa sua mulher muito chateada. A partir daí Wilson começa a repensar tudo o que os fez chegar até aquele ponto, e em que momento a paixão do início se perdeu. 

É um romance mais maduro que os outros do Sparks. Não temos dois protagonistas adolescentes com personalidades muito diferentes e que tem um amor muito difícil de dar certo. Aqui o romance já deu certo, e a pergunta é onde ele se modificou. É um pouco mais filosófico também. E diferentemente dos outros livros, não temos uma doença como plano de fundo (milagre). Ou seja, esse é um dos livros mais diferentes do Sparks que temos por aqui.

Iniciei o livro muito bem e, considerando o meu momento de vida, acabei me reconhecendo (ou meus pais) em muitas das situações. Isso criou uma empatia muito legal com o livro inicialmente. Porém confesso que depois ele me cansou um pouco e acho que ele poderia ser menor. A narração intercala entre o presente e o passado que é lembrado por Wilson, para ilustrar como eles se conheceram. O motivo que me fez cansar um pouco é o mesmo de outros livros do autor: o excesso de romance. Adoro um drama, adoro um romance, mas para mim os deles sempre pecam por ter isso em excesso. Querendo ou não, é sempre o cara não-muito-romântico que se transforma em o-eterno-romântico quase do nada! 

"Sou um homem firme, sim. Confiável, sem dúvida. Fiel, totalmente. Mas devo admitir que o romantismo para mim é tão desconhecido quanto o ato de dar a luz.Às vezes me pergunto quantos homens por aí são iguaizinhos a mim." (pág. 21)

Existem muitas partes boas no livro, e grande parte delas se deve ao personagem de Noah. Que velhinho querido! Fiquei até com vontade de ler "Diário" por causa dele. As passagens mais emocionantes também se devem à ele e a história em relação ao cisne é linda.

O livro é de 2005 (foi lançado antes mesmo de "Um homem de sorte"), mas foi lançado aqui apenas esse ano. Então isso de retirar as doenças e falar sobre casais mais adultos não pode ser visto como uma evolução do autor. Aliás, confesso que senti falta de ter um suspense, um clímax, no livro - coisa que os dramas com as doenças traziam nos outros. Pelo meio da história já imaginava o final que a mesma teria.

Resumindo, é um livro legal mas que poderia ser menor e um pouco menos meloso. Mas vale destacar que a minha mãe adorou, talvez seja um livro voltado para um público um pouco mais velho mesmo.
"É engraçado, mas já reparou que, quanto mais especiais são as coisas, menos atenção as pessoas parecem dedicar a elas? Parecem que acham que elas nunca vão mudar." (pág. 162)

16 comentários:

  1. Eita que ultimamente os posts estão com esse ar de "casório, casamento".. rsrsrs. Adorei a resenha!
    Já vi a foto do kit em algum lugar e fiquei morrendo de vontade de ter, principalmente por causa do bem-casado, que eu amoo comer *-* haha. Se por acaso tiver sorteio desse livro por aqui e a editora que for mandar, será que não podem mandar junto pelo menos um bem-casado? *0* rsrsrs.
    Eu tenho o livro O diário de uma paixão aqui mas ainda não li, e pretendo ler sim. Já assisti o filme e ameeei, concerteza vou gostar do livro também. E O casamento deve ser tão lindo! Sou apaixonada por romances, e acho que todo esse "romantismo excessivo" que você não gostou muito possa ser a minha parte favorita, rs. O livro que li do Sparks até hoje só foi O melhor de mim e eu amei, apesar de conseguir prever o final (e até acertei os detalhes haha) eu acho super gostoso o caminho pra se chegar a esse final previsível. Então mesmo que os romances do Nicholas sejam considerados clichês, são os melhores clichês que existem. Espero poder ler esse também...

    Beijos, @flafsbp

    ResponderExcluir
  2. Oi...

    Eu ainda não li o livro Diário de uma paixão, mas estou pensando em ler só para poder ler a sequencia que é o livro O Casamento.. Adorei a sinopsia do livro e estou louca para ler.. E a sua resenha também está muito boa como sempre... Sou uma fã do seu Blog.. Bjinhos =/

    ResponderExcluir
  3. Sou receosa de ler os livros do Nicholas Sparks,pq quando se aproxima do final eu fico super deprimida,com os finais trágicos dele.
    Qual foi a minha surpresa após ler algumas resenhas e constatar que esse livro tem um final diferente.
    Amei!Vou ler em breve

    bjs Nati

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nada do Nicholas Sparks. Vamos dizer que não é meu gênero preferido essa coisa de muito romance, muito drama. O único livro que tenho dele é Um homem de sorte e mesmo assim ainda não li. Sempre acabo passando outros na frente. Mas gostei da sua resenha até porque ela foi bastante sincera. Acho que esse "Casamento" eu não encaro,não.

    ResponderExcluir
  5. Ei, Tami!

    Eu senti o memso que você sobre esse livro: achei que faltou um clímax, senti falta do artefato que o Nick sempre usa pra nos fazer chorar. Não achei o romantismo exagerado nem a mudança do Wilson. Realmente este é um livro que eu gostei [só não curti a capa, sério] e que adorei comer o bem casado u.u Adorei a tua resenha, ficou muito bem colocado tudo o que tu sentiu.

    Gislaine,
    atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. O único livro que eu li do Nicholas foi o melhor de mim, que até gostei. Mas depois de ver que os livros dele giram em torno de uma mesma temática, acho que um livro só já está bom mesmo.
    Gostei da resenha está ótima, e ainda me direcionou mesmo a não ter vontade de ler o autor, por causa de tanto drama e romance.

    ResponderExcluir
  7. Bem, minha mãe adora os livros do Sparks, tanto que ela já leu vários.Porém ele não me agrada tanto assim!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. adorei sua resenha, é um dos livros que mais quero ler! *-*
    mas msm assim fico com receio pq nao li o primeiro volume ;s
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu não gosto do autor, acho os romances dele muito água com açúcar...Pena que o livro não é recente se não poderia ser, como você disse, a evolução do autor...
    Bem, boa resenha, só que minha opinião quanto o autor continua a mesma(eu sei, eu sei, às vezes sou tão cabeça-dura), acho que até hoje o único livro dele que tenho vontade de ler é o Diário de Uma Paixão e só porque minha amiga fala tanto rs
    Abraços Tami

    ResponderExcluir
  10. So li um livro desse escritor e achei bem fraco e tambem ainda não concegui encherga porque tudo mundo chora nas histórias dele ! Bem vou dar mais uma chance pra ele ! O livro parece ser bom !

    ResponderExcluir
  11. Já li alguns livros dele. Ele é um bom autor, porém são praticamente adivinháveis. Toda vez que leio um livro do Nicholas, sei o que acontecerá no fim. Fica até um pouco sem graça, pois curto mesmo é um suspense.

    Mas sua resenha ficou muito boa :D

    ResponderExcluir
  12. Own, mais um livro do tio Nicholas, serio eu amo esse autor ele ta na lista dos 10 +. A cada livro que o tio lança eu fico mega feliz, pois sei que nao irei me descepcionar com o livro, o tio Nicholas sabe fazer o leitor gicar preso ao livro, fazer com que nós sintamos o que o personagem sente (amo isso), alem do fato de que ele transforma historias reais (na minha opiniao) em literatura. Mais um livro para eu me emocionar.

    ResponderExcluir
  13. Nunca li algo do Sparks, e confesso que tenho um certo receio quanto as obras do autor, devido à determinadas críticas negativas. Já assisti ao filme "Diário de uma paixão", e gostei bastante. Pretendo lê-lo em breve, e quem sabe, arriscar em ler "O Casamento"... E retirar próprias conclusões. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  14. Não gosto nada nada da escrita de Nicholas Sparks. Não entendo como ele é um autor tão estimado...
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Adoro os livros do Nicholas..
    Muitos já me fizeram chorar muito..
    Adoro sua escrita.... Louca para ler o casamento ..
    Adorei a sincope !!!!

    ResponderExcluir
  16. Otimo livro.....os livro desse autor sao otimo a cada historia me surpreende..........

    ResponderExcluir