quarta-feira, agosto 08, 2012

Filme: Batman - O cavaleiro das trevas ressurge

. .


Batman - O cavaleiro das trevas ressurge (The Dark Knight Rises)
Direção: Christopher Nolan
Ano: 2012
Batman (Christian Bale) é perseguido pela lei depois de ser acusado de ter assassinado do promotor Harvey Dent. A busca, liderada por seu amigo Comissário Gordon (Gary Oldman), não chega a lugar algum, mas obriga o herói a abandonar sua identidade secreta. Em meio à dor pela morte de seu amor Rachel Dawes (Maggie Gyllenhaal), oito anos se passam, até que o Homem-Morcego é obrigado a voltar à ativa quando o líder terrorista Bane (Tom Hardy) chega à Gotham City trazendo o caos e destruindo tudo a sua frente.
Opinião:  Crítica sem spoilers sobre os filmes passados.
Para mim é difícil falar dos filmes do Batman. Não sou uma super-fã que sabe tudo da história dos quadrinhos (na verdade nunca encostei em um), e tampouco vi filmes mais antigos. Porém esses três últimos filmes, com o Christopher Nolan na direção e o Christian Bale como Batman para mim são praticamente perfeitos. Espero que não façam como o Homem-Aranha e inventem de lançar algo novo daqui a pouco - essa conclusão merece ficar na história do personagem mais um tempo. 

Iniciando a história já com ação, somos apresentados a Bane (o vilão deste filme), demonstrando sua força e do que é capaz. Após a cena, vamos para Gotham City, oito anos após o encerramento do segundo filme, e revemos alguns dos personagens já conhecidos, como o comissário Gordon. A cena é uma celebração à memória do personagem que morreu no segundo filme, onde o homem-morcego foi considerado culpado por sua morte, e ficamos sabendo de uma lei apoiada pelo comissário que terminou com a criminalidade na cidade. E o nosso herói, desacreditado, hoje não passa de um bilionário excêntrico que não sai mais de casa.

Além de Bale, somos apresentados a mais três personagens: o policial John Blake, a filantropa Miranda Tate e Selina Kyle, a mulher-gato. John Blake é o personagem responsável pela volta de Batman à cidade - um dos poucos que ainda acreditavam e esperavam a volta do morcego. Miranda Tate é uma personagem bobinha e um pouco deixada de lado, apesar de sua importância na trama. E a mulher-gato me surpreendeu. Adoro a Anne Hathaway, mas nunca achei ela com um corpão de mulher-gato - mas depois desse filme, independente de corpão, vi que ela sabe interpretar uma gostosa muito bem. 


Então, com o incentivo de Blake, Batman volta a combater os crimes que começam a acontecer na cidade por causa do vilão. Entre altos e baixos, o morcego ganha algumas lutas, é colocado em uma emboscada e no final ressurge (básico do filme de super-herói, mas muito bem feito). A prisão mostrada no filme é, na minha opinião, um dos pontos altos. Ela não possui grades e permite a qualquer prisioneiro a tentativa de escapar, mesmo  parecendo uma tarefa impossível. É uma prisão que retrata não só a morte do corpo, mas também psicológica - até o último momento de vida a pessoa consegue olhar para cima e achar que tem a esperança de sair daquele poço, mesmo ninguém tendo conseguido.

O filme traz muitas mensagens de superação, esperança e fidelidade. Muita ação, mas diferentemente de outros filmes de super-heróis, Batman sempre tem uma história por trás de tudo. Tem uma boa dose de drama, que quase me fez chorar em alguns momentos. O resultado disso: 2:45h de filme e não senti o tempo passar. Não consigo separar um filme do outro para dizer qual foi o melhor, acho que os três formam um conjunto e devem ser vistos quase como uma história única.

Não sei se existe alguma chance de continuação, mas o final é ambíguo. Não sabemos exatamente o que aconteceu e, por mais que o filme dê algumas dicas, as opiniões divergem. É difícil de explicar, mas só digo que eu tive uma opinião sobre o que aconteceu e meu noivo teve outra - e não temos como saber qual é a certa. Não é nada confuso, é apenas questão de possibilidades sobre a cena final. Talvez cada um tenha entendido aquilo que gostaria de ver.

Recomendo: para quem gostou dos outros Batmans, é claro. Essencial ver os dois primeiros filmes, não necessariamente pela história, mas para entender alguns personagens melhor. E ir ver no cinema, porque é um filme grandioso.

Trailer

17 comentários:

  1. Ah, eu não gosto de Batman, então quem sabe quando sair em dvd, eu assisto em casa, para ver os efeitos.

    ResponderExcluir
  2. Acho que já assisti todos os batman's que existe, mas nao lembro do nome de nenhum xD
    hahaha
    com ctz esse eu nao assisti (pq nao lembro desse cara com mascara), mas já vai pra minha listinha de metros hahah
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca fui de ler os quadrinhos da Marvel, mas sempre assisti todos os filmes e desenhos de falam desses super heróis.
    Batman dentre eles sempre foi o que mais gostei.
    Estou louca de vontade para ver esse filme mas dificilmente acharei melhor que o segundo, Heath Ledger foi espetacular no papel do Coringa.
    Beijos, Carol.

    ResponderExcluir
  4. Não sou fã da DC, é que eu sempre li Marvel mesmo então não conheço o universo do Batman Nos HQs...
    Eu ainda não vi esse filme estou marcando com umas amigas aqui para irmos, só que não vi o 2º =X
    Gosto também da Anne Hathaway, ela faz um bom trabalho, tenho boa atuação então eu acreditava que ela ia fazer um bom trabalho nesse filme ^^ (mentirooooosa eu rs)

    ResponderExcluir
  5. Ainda não fui ver o filme,mas estou ansiosíssima,principalmente pq é nesse que pelo visto...SPOILER!!!
    Surge o Robin
    <3

    bjs Nati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu não tinha me dado conta disso até tu falar?? Depois que percebi quem era o Robin, e daí ficou muito óbvio! hhehehe

      Excluir
  6. Eu não sou muito fã de Batman, mas fui no cinema ver esse filme e simplesmente amei o filme e o elenco e mudei a minha opinião sobre os filmes do Batman.. =/

    ResponderExcluir
  7. Eu não sou fã de Batman e provavelmente eu não vou assistir o filme ! Mas acho depois dessa sua critica vou dar uma chance ao filme ! ^^

    ResponderExcluir
  8. Adoro Batman e também achei a produção grandiosa. Porém na minha opinião não superou o 2° filme da franquia.
    Bju

    ResponderExcluir
  9. Não vejo a hora de assistir esse filme mean, o vi o trailher ja fiquei doida, imagine vendo o filme. Quero muito assistir esse filme, só fala entrar money na carteira.

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente? Nunca gostei de Batman :/ Nem Homem-Aranha, nada assim. Sempre preferi os desenhos mais fofinhos e "femininos"! rsrsrs.
    Também adoro a Anne Hathaway e acho ela tão meiguinha, não consigo imaginá-la como uma mulher gato, sedutora e tals, é estranho! hahaha.
    Até que me empolguei um pouquinho com sua resenha, se eu tiver oportunidade e tempo, assistirei um dia!!

    Beijão, @flafsbp

    ResponderExcluir
  11. Adoro essas séries de heróis, mas dessa só vi o primeiro filme. Deve ser muito bom! Meu irmão foi ver na pré estreia e disse que realmente não fica devendo nada. É bom de verdade. Quero muito ver.

    ResponderExcluir
  12. Ameeei o filme! Melhor filme da trilogia sem dúvidas :)
    O final é maravilhoso, podia ficar mais meia hora no cinema vendo o filme!

    ResponderExcluir
  13. Tenho um amigo que adoro o Batman. Eu não sou muito de cinema e não tenho vontade de assistir a este filme ;)

    Gislaine,
    jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Devo dizer que nunca gostei de Batman... Mas, quem sabe, algum dia eu me arrisque a assistir, não é? Às vezes, podemos mudar de opinião. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Não gosto do batman, pra falar
    a verdade nunca assisti ao filme e ainda não tive vontade....

    ResponderExcluir
  16. Eu, para ser sincera, nunca gostei desses filmes, principalmente dos filmes do Batman. Mas gostei da postagem! Talvez eu assista com meus irmãos, já que eles adoram haha *-*

    Beijos (:

    ResponderExcluir