terça-feira, julho 31, 2012

Resenha + Promoção: O segredo de Esplendora

. .


O segredo de Esplendora - A origem
Autora: Tatiana Mareto
Editora: MODO
Páginas: 240
Na noite em que Heather recebeu a primeira visita de Mills, sua vida modificou-se por completo, e seus olhos abriram-se para um mundo novo. A jovem cientista viu-se sugada por um turbilhão de acontecimentos que a fez encarar novas perspectivas e desafiar suas crenças. Enquanto tentava aprender a lidar com seu verdadeiro eu, Heather descobriu-se em outro ser, o bem humorado e antigo vampiro, Henry.
Resenha: Este é o primeiro livro que recebo da parceria com a editora MODO. "O segredo de Esplendora - A origem" é o início da trilogia "O segredo de Esplendora", que já possui todos os livros publicados (mas até o momento apenas este pela editora). 

Heather é uma jovem cientista de vinte e cinco anos muito estudiosa e vencedora de vários prêmios com seus trabalhos de pesquisa. Apaixonada por astronomia, ela só acredita naquilo que pode ser comprovado cientificamente. Isso até ela conhecer um pouco mais sobre si e sobre alguns vizinhos de sua pequena cidade, Graceland.
"Os céus de Graceland pareciam mais escuros do que sempre foram. Por dias, nuvens pesadas pairaram sobre o ar, anunciando uma tempestade. Tempestade que nunca chegava, chuva que nem sempre caía. O vendo do norte estava mais frio naquele inverno. A população de menos de dois mil habitantes já estava acostumada às variações climáticas, mas nunca daquele jeito." (pág. 9, primeiras linhas)
Henry e Stuart são dois vampiros que vivem em Graceland há algumas gerações. Eles estão se sentindo meio sozinhos e resolvem "recrutar" mais um colega para o grupo. Nisso entra Wesley, um garoto que era esquecido e, de certa forma, rejeitado pela cidade. Alguns anos após Wesley virar vampiro, ele acaba conhecendo Heather e tenta se alimentar da moça, porém acaba quase envenenado com o sangue dela. A inusitada situação chama atenção de Henry, o vampiro mais velho e charmoso, que decide "estudar" Heather e como ela causou isso no seu amigo. Nessa aproximação os dois acabam se apaixonando, e muitos segredos vão sendo revelados sobre a vida de Heather.

A saga Crepúsculo fez um grande desserviço para as histórias de vampiros, sem sombra de dúvida. Foi um excesso de histórias sobre os seres que até hoje ainda fico meio receosa quando pego mais um livro sobre isso. Ainda bem que o livro traz mais uma série de seres para a narrativa: bruxas, ogros, anjos, demônios, elfos... ufa! E no meio disso tudo ainda aparece um ou outro humano. Destaque para a amiga de Heather que é bem adolescente e espirituosa - apesar de ter a idade da protagonista.

Boa parte desse primeiro livro é sobre o romance de Henry e Heather. Um pouquinho meloso demais para o meu gosto (sabe daqueles que reclamam de cada segundo longe do outro?), e um pouco surreal. Heather, para uma cética, aceita e se apaixona por Henry muito rapidamente - apesar desse fato ser comentado pelo próprio Henry no livro, algo que pode ter algum significado extra. A segunda parte, que gostei mais e fica para o final, é sobre Heather e Esplendora, a cidade mítica. Não tem como contar muito dessa parte sem spoilers, mas adianto que é a parte de ação do livro.
"- Prometa. - Ela pediu, os braços ao redor do pescoço dele.
- Não posso, Heather. - Afirmou o rapaz, beijando-a mais uma vez. - Não aceito perder novamente alguém a quem amo." (pág. 188)
O livro não tem uma história com final. Ele acaba bem no momento em que iria começar um grande evento, pelo qual esperamos o livro todo. Ou seja, deixa a gente querendo ler o segundo para saber o que aconteceu. Para quem leu "Feios", a forma como o livro acaba (em uma grande ação) é muito parecida. Então o segundo livro é indispensável se você gostar da história (provavelmente o terceiro também). Ainda tenho dúvidas se gosto desse modelo de livro, mas não nego que ativa a minha curiosidade.

A narrativa é em terceira pessoa. A linguagem é simples e não é muito descritivo. Senti até um pouco de falta de mais aprofundamento sobre as características dos personagens, principalmente sobre os não-humanos. Acho que Heather poderia ser um pouco mais nova na história, ela realmente não me convenceu que tinha vinte e cinco anos. Talvez algo em torno de dezessete fosse mais adequado. 

Sobre a edição, achei muito bonita. Capa e desenhos internos, com o início de cada capítulo sendo dividido por uma página inicial preta com uma pluma. Encontrei um ou dois errinhos de digitação, mas nada que atrapalhasse. A fonte poderia ser um pouquinho maior para ficar mais confortável de ler. Tirando isso, não tenho o que reclamar.

Recomendo para quem gosta de fantasia e romance, com um pouco de aventura. É uma história jovem e é bom ter em mente que você vai querer o próximo livro depois que terminar de ler esse, nem que seja apenas para descobrir o como continuou a história.


PROMOÇÃO!

Ficaram curiosos com a resenha? Então o blog vai sortear um exemplar do livro para vocês!

Prêmio: livro "O segredo de Esplendora", da Editora MODO
Prazo: até dia 31/08
Regras:
1) Seguir o blog via GFC (aba de "Seguidores", na parte lateral do blog). Caso queiram chances extras, é só seguir as outras opções do formulário.
2) O sorteio será feito através da ferramenta Rafflecopter.
3) O resultado do sorteio sairá em até uma semana após sua conclusão.
4) O vencedor deverá entrar em contato com o blog através de email. Caso não entre em contato em até uma semana, o sorteio será refeito e o mesmo perderá o direito ao prêmio.
5) O envio do livro será de responsabilidade minha.



19 comentários:

  1. Ah, eu curti a resenha e você me deixou interessada pelo livro, Tami!! Não curto quando o fim parece mais o meio do livro, mas de certa forma é um bom gancho para continuação. Outra coisa que não curto muito são esses casais mega melosos. Urgh, não gosto mesmo!!! Mas gosto de vampiros (mentira, ão gosto... ADORO vampiros!) e por isso vou participar da promô, hihihi

    Gislaine,
    jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que capa linda!
    Fiquei com vontade de ler o livro, mas mesmo em séries gosto de livros que tenham começo, meio e fim.
    Parace bobo, mas eu prefiro.

    ResponderExcluir
  3. Meus Deus mais que capa linda..
    Adorei a sua resenha vou querer ler esse livro e participar dessa promoção pq o livro parece ser muito bom.. =/

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da resenha e espero concerteza ganhar esse livro e le-lo porque por mais que eu odeie crepusculo eu ainda dou chance pra outros livros com vampiros ! ^^ A capa é super linda !

    ResponderExcluir
  5. Li a resenha e adorei a história, achei a capa linda d+.
    A história parece ser bem interessante e envolvente, louca para lê-lo.

    Ótima resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Tava gostando bastante de tudo, até ler que o livro é meloso. Estou dispensando livros assim. Mas tirando isso, gostei do todo que a história aparenta apresentar.

    Pra mim, o ruim de séries, e mais ainda essas que um livro depende tanto do outro é que eu acabo esquecendo dos fatos principais. Ai tenho que ler tudo de novo, ai bate aquela preguiça. KKKK :/

    ResponderExcluir
  7. Adoooooooooorei a resenha !
    eu amo romance,então meloso ou não ja me ganhou *-*
    amo fantasia então,só que acho que vou sentir falta dos detalhes que vs disse não ter :/
    claro que vou participar da promo, vai que ganho :)

    ResponderExcluir
  8. Esse tipo de livro não faz muito meu tipo... Apesar da sua resenha e tudo mais, não sou muito chegada a romances fantásticos.
    Hey Tami, quando você vai fazer outro post dos filmes da Disney hein? Olha que eu cobro rsrs

    ResponderExcluir
  9. Confesso que não gosto desse "boom" de vampiros pós Twilight, mas me interessei muito por esse livro! Tomara que eu ganhe :D

    ResponderExcluir
  10. GOSTEI... É O TIPO DE LEITURA QUE EU GOSTO.LEITURA GARANTIDA PARA MIM.
    @PACUPE

    ResponderExcluir
  11. Adorei a promo, não tem muito por aí. Participando, vai que né. hfhah #cruzaosdedos

    ResponderExcluir
  12. Eu quero muito, rs. Parece ser ótimo esse livro. também achei a capa muito bonita.

    ResponderExcluir
  13. Ah, eu quero, estou participando.
    Parece ser perfeito, amei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Adorei a capa e a resenha também =)
    Ainda não li nenhum livro desta editora. Estou curiosa!

    @Tibiux

    ResponderExcluir
  15. Adorei a capa (tirando aquele ponto brilhoso), nunca tinha lido nada relacionada a esta autora, fiquei curiosa para ler sobre este livro, a autora parece desenrolar bem o enredo da historia. Enfim mais um livro que desejo.

    ResponderExcluir
  16. Adorei sua resenha, parabéns! Fiquei curiosa para ler este livro...

    ResponderExcluir
  17. Olá,td bem?
    Adorei sua resenha,sem contar que sou super fã de livros que falam sobre vampiros.
    Que bom que o livro,O segredo de Esplendora tem continuação.
    Gostei bastante do texto;D

    ResponderExcluir
  18. Eta promoção boa..
    Já estou marcando presença

    ResponderExcluir