terça-feira, julho 03, 2012

Resenha: Ladrões de Elite

. .


Ladrões de Elite (Heist Society)
Autora: Ally Carter
Editora: Arqueiro
Páginas: 240
Link no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/169974
Sinopse: Quando tinha 5 anos, Katarina Bishop distraiu os guardas da Torre de Londres para que o pai pudesse roubá-la. Aos 7, ela ouviu o tio Eddie planejar a interceptação de 80% do caviar do planeta. Quando fez 15 anos, Katarina armou um golpe por conta própria - um esquema para entrar no melhor colégio interno dos Estados Unidos e deixar para trás os negócios da família. Só que trocar de ramo e ter uma vida normal acabou sendo mais difícil do que Kat esperava. Hale, seu amigo charmoso, bilionário e antigo comparsa, logo aparece para levá-la de volta à realidade da qual ela havia se esforçado tanto para fugir. Mas é por um bom motivo: uma inestimável coleção de arte de um temido mafioso foi roubada e ele quer recuperá-la, custe o que custar. Somente um mestre do crime poderia ter realizado essa proeza e o pai de Kat é o único suspeito, embora insista em negar qualquer envolvimento. Encurralado entre a Interpol e um inimigo assustador, ele precisa da ajuda da filha. Para Kat, só existe uma saída: encontrar os quadros e roubá-los de volta. Não importa se parece impossível, se ela não tem pistas do ladrão e se o prazo é de apenas duas semanas. Com uma equipe de adolescentes talentosos e uma mãozinha da sorte, Kat está determinada a realizar o maior golpe da história da família e provar que jamais a abandonou. 
Resenha: Ladrões de Elite é o primeiro livro da série "Heist Society" (Ladrões de Elite), e único lançado no Brasil até o momento. Ele mostra a história de uma turma de jovens especializados em assaltos de alto nível. 
"Ninguém sabia ao certo quando os problemas na Escola Colgan começaram. Alguns membros da associação de ex-alunos botavam a culpa na decisão de admitir garotas no colégio. Outros mencionavam o liberalismo moderno e um declínio generalizado no respeito pelos mais velhos. Mas, independentemente da teoria, era inegável que, de uns tempos para cá, a vida na escola estava diferente." (pág. 7, primeiro parágrafo)
Apesar o livro iniciar ambientado em uma escola, a história não se passa lá. Após o primeiro capítulo Katharina (Kat) já está com seus amigos e, a partir daí, a história se passa em vários locais do mundo. 
O amigo de Kat, Hale, arma para ela ser expulsa da escola para que possa ajudar seu pai - principal suspeito de ter roubado quadros muito valiosos de um mafioso, Arturo Taccone. O motivo dele ser o suspeito é devido ao grau de dificuldade em que o assalto foi feito, e o pai de Kat é considerado o melhor ladrão do mundo. O problema é que ele nega o crime. Para o pai de Kat continuar vivo, ela precisa devolver os quadros ao dono em apenas duas semanas.

O livro roda em torno de Kat e sua "equipe" de amigos/ladrões que precisam encontrar onde os quadros estão hoje e como roubá-los. Durante essa trajetória, o livro passa por vários lugares do mundo, apesar de não se focar muito na parte descritiva das cidades. A história ensaia um pouco o romance entre Kat e Hale, porém achei algo completamente desnecessário e, sinceramente, não me convenceu. Talvez seja apenas a introdução para esse romance nos próximos livros. Temos alguns outros personagens também, mas confesso que não achei nenhum marcante.
"Gregory Wainwright não era um idiota. Ele jurava isso para sua mulher e para seu terapeuta. Sua mãe o assegurava de sua capacidade todos os domingos, quando o filho a visitava para tomar chá." (pág. 212)
A edição ficou interessante. A capa usada é a original, e achei ótimo. Apesar de não ser muito a favor de capas com pessoas, para essa abro uma exceção: é linda! E cada novo capítulo mostra em que cidade eles se encontram e quantos dias faltam para o final do prazo (além da página ter uma imagem linda de um mapa antigo) o que é uma boa sacada para que o leitor se localize bem no tempo.  

A narrativa é simples e cheia de aventuras, super tranquilo de ler. A autora não se prende em descrições de cidades e/ou pessoas, mas conseguimos entender tudo com facilidade. É um livro de espiões adolescentes, então não tem grandes suspenses, mas é divertido para passar o tempo. Eu gostei e li bem rápido. Apesar de ser uma série, a história é fechada e não acho que alguma informação importante tenha ficado de fora.
É o tipo de história em que um filme pode ficar mais legal do que o livro, tirando proveito de poder mostrar alguns museus e cidades pelo mundo, o que daria um belo cenário.
"- Tem certeza de que essa é uma boa ideia?(...)- Foi a única que tivemos." (pág. 63)
A editora Arqueiro ainda não sabe se irá lançar o segundo livro no Brasil, o que achei uma pena pois gostaria de ler os outros. O terceiro livro da série será lançado lá fora provavelmente em 2013 e a capa foi divulgada no site oficial da escritora esse mês. Os direitos para o primeiro filme foram comprados pela Warner. 
Abaixo, as capas dos livros 2 e 3 da série.


Recomendo: para quem gosta de aventura adolescente.

Série Heist Society / Ladrões de Elite
#1 - Ladrões de Elite
#2 - Uncommon Criminals
#3 - Perfect Scoundrels

12 comentários:

  1. Sei lá, a sinopse do livro, não me agradou, o livro em si parece ser meio bobo.
    Não consigo juntar YA e livro de espionagem, parece esquisito. Afinal, adolescentes serem super ladrões?

    ResponderExcluir
  2. Meu colega dis que esse livro e legal mas eu não se me arriscaria em ler esse livro ! Eu gostei da resenha mas mesmo assim acho que esse livro eu deixo passar mas é claro que se eue tivesse oportunidade de ler o livero eu leria ! ^^

    ResponderExcluir
  3. tomara que quando eu for assistir o filme, eu já tenha lido o livro.
    Ou não.. Me decepcionei assistindo "Percy Jackson" e "Eu sou o numero quatro"
    Os livros são bons (assim como "Ladrões de elite" parece ser). Espero que não estraguem o filme como os ditos anteriormente.

    ResponderExcluir
  4. Eu meio que concordo com a Magali. Tipo, é meio enrolado, não? E a sinopse também não ajuda muito. Mas a capa é linda (e aqueles óculos que a aparecem até nos outros livros? Deve ter algum papel importante pra eles...). Realmente não cola.

    Gislaine Alves,
    jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo com a Magali: a ideia de misturar dois temas não me agrada muito, ainda mais esses temas que eu considero tão distintos um do outro. Gostei da capa 9e as capas das continuações também) mas prefiro não me arriscar!

    Gislaine Alves,
    jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Achei a sinopse legalzinha. Deve realmente ser bom pra passar o tempo. Uma leitura sem muita pretensão.
    E como você disse, um filme talvez se torne mais agradável mesmo devido as locações.

    ResponderExcluir
  7. Não sei bem o porque mas esse livro não me chamou a atenção...
    Não gostei da sincope, tambem achei muito simples...
    Leria só para passar o tempo !!!1

    ResponderExcluir
  8. Oi..

    Gostei da sua resenha.. Ainda não li essa série, mas uma amiga que comprou só me falou maravilhas dela.. E achei as capas umas fofuras

    ResponderExcluir
  9. Uau! Já tinha vontade de ler o livro, mas agora! Mas adivinha no que teimei com o livro? Se você acho que é porque tem continuação você acertou, mas para esse eu até abro mão dessa minha cisma/pão-durisse.
    Eu tenho que ler esse livro, eu tenho que ler esse livro, eu tenho que ler esse livro, eu tenho que ler esse livro, eu tenho que ler esse livro, eu tenho que ler esse livro, eu tenho que ler esse livro, eu tenho que ler

    ResponderExcluir
  10. Nem sabia que esse livro existia rs
    mas gostei demais da resenha, achei bacana ele ser de uma série e gostei da história dele.
    As capas são lindas !
    Assim que der compro o primeiro pra ler e ver se é bom mesmo rs
    bjs !

    ResponderExcluir
  11. Não curti tanto assim a história do livro, mais achei um pouco interessante. Pode ser que eu ainda o leia mais não está no topo da minha lista rsrs...

    Ótima resenha.

    ResponderExcluir