quarta-feira, julho 25, 2012

Crítica: A Era do Gelo 4

. .


Título Original: Ice Age: Continental Drift
Direção: Steve Martino, Mike Thurmeier
Ano: 2012
Sinopse: Sempre em busca de sua cobiçada noz, o esquilo Scrat provoca, sem querer, a separação dos continentes. A situação provoca mudanças no terreno de vários locais, entre eles onde os amigos Manny (Ray Romano/Diego Vilela), Diego (Denis Leary/Márcio Garcia) e Siid (John Leguizamo/Tadeu Mello) estão alojados. Um terremoto faz com que o trio fique preso em um iceberg, enquanto que Ellie (Queen Latifah/Carla Pompílio) e a pequena Amora (Keke Palmer/Bruna Laynes) permanecem no continente. Em alto mar, Manny promete que irá encontrá-las a qualquer custo, mas para tanto precisará enfrentar perigosos piratas e o canto das sereias.
Opinião: Mais do mesmo, infelizmente. É um filme legal, engraçado, mas que não traz nada de muito novo para a série - e menos ainda para os personagens. 

O filme começa novamente com uma trapalhada do bom e velho Scrat. Dessa vez ele acaba criando a divisão dos continentes por causa da sua noz - noz que, obviamente, ele perde e continua atrás dela o resto do filme. Adoro o Scrat (de longe um dos melhores personagens da série), mas as vezes acho que as situações já estão cansando um pouco. Quatro filmes passando pelas mesmas confusões atrás da mesma noz é um pouco demais não?


Com a divisão dos continentes, os animais acabam sofrendo as consequências. Manny acaba se separando de sua mulher e de sua filha adolescente e fica junto com Sid e Diego à deriva no oceano (literalmente), tentando encontrar uma forma de reencontrar a família. A filha adolescente de Manny, Amora, é uma personagem legal mas muito batida: a adolescente que tem um amigo que está sempre com ela, é apaixonada pelo mamute bonitão e popular, briga com o seu pai por causa da sua falta de liberdade... coisas bem comuns na adolescência, mas comuns demais no filme. Tudo muito fácil de prever.

Acabamos conhecendo outros personagens nesse filme, como a trupe de animais piratas liderados por um orangotango e, a melhor personagem, a avó de Sid. Ela sim valeu a pena no filme, uma velha muito engraçada.



Ri bastante no filme, acho que até mais que em Madagascar, mas não sei se considero o filme melhor. Parece que faltou história, que as coisas foram resolvidas muito rápido e banalmente, e que as cenas para rir poderiam simplesmente ser retiradas do filme. Gostei, mas achei que faltou algo. E Manny, Diego e boa parte dos piratas poderiam simplesmente nem ter aparecido que não fariam tanta falta - dá a impressão que Manny só esteve no filme para criar algum enredo entre as piadas. E Diego nunca foi um personagem muito engraçado, na minha opinião.

Resumindo, é um filme que diverte. E só. Novamente, destaque para a avó de Sid e para uma cena em que os gambás amigos de Ellie explicam porque eles são tão felizes. Realmente, eles descobriram o segredo da felicidade.

Ah, antes do filme tem um curta dos Simpsons muito bonitinho, vale a pena chegar cedo! Vou tentar encontrar para postar na seção Curtindo o Sábado.

Recomendo: para quem quer se divertir um pouco.

Trailer

9 comentários:

  1. Tami, quatro filmes lutando pela mesma noz é... cansativo, no mínimo, rsrsrs.
    Eu não fui ver, ia levar a minha irmã e acabei não indo, uma pena.
    Gostei de você deixar bem claro: diverte, e só. Não tinha visto nenhuma resenha cinematográfica tua e gostei muito da tua sinceridade e rapidez!

    Gislaine,
    jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei o filme ! Sim foi muito divertido de assistir e dei altas risadas com minha irmazinha mais nova ! Ate meu api e minha mãe gostaram e ola que eles são dificeis de agradar ! ^^ kkk odorei a critica do filme ! E aquela noz que o Scrat nunca pega !?

    ResponderExcluir
  3. Achei a crítica excelente e pertinente, retrata exatamente o filme.
    O filme é bobinho e tal, mas eu adoro!
    Mas qualquer coisa valeu pela cena que a vó do Sid grita: Preciosa!
    E o curta da Borboleta a coisa mais linda.

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não vi esse filme, mas já me disseram que ele é maravilhoso.. Vou tirar um dia para ver com a minha afilhiada ela vai amar tb...

    ResponderExcluir
  5. heaoiaehaeiohaoie eu só vi até o 2. Que misééééria oiehaeiohaeoiahe

    ResponderExcluir
  6. Não assisti quase nenhum dá série. Acho que só o primeiro.
    É uma série que me agrada, mas não tanto quanto Shrek ou Madagascar.
    Uma pena o filme ser mais do mesmo. Pelo menos diverte né?!

    ResponderExcluir
  7. Para mim o filme nem deveria ter continuação, achei o 1º o único bom, os outros são chatos... Concordo com você com o Scrat, 4 filmes é sacanagem. Gostei da resenha, apesar de me tirar a pouca vontade que tinha de ver o filme

    ResponderExcluir
  8. pra mim o filme é igual do 1 ao 3 - que são até os que eu vi- é mas mesmo assim eu gosto,é engraçadinho,fofo e sempre tem um lição de moral rs
    gostei da critica.

    ResponderExcluir
  9. Adoro os filmes "Era do gelo" confesso que ainda não assisti esse último, mais fiquei morrendo de vontade rsrs... sei que deve ser bem repetitivo mais mesmo assim adoro o Sid ele é d+, vou assistir em breve. Quero dar muitas gargalhadas.

    Adorei o post.

    ResponderExcluir