quarta-feira, julho 04, 2012

Crítica: Branca de Neve e o Caçador

. .


Título original: Snow White and the Huntsman
Direção: Rupert Sanders
Ano: 2012
Sinopse: Um rei viúvo caiu de amores por Ravenna (Charlize Theron) sem saber de seus terríveis planos de conquista e acaba morrendo, deixando para ela todo o seu reino. Para piorar a situação, a filha dele foi jogada em uma masmorra e lá ficou até se tornar uma bela jovem. Obcecada pela beleza e pela juventude, a Rainha não se cansa de perguntar ao seu oráculo para saber de existe alguém mais bela do que ela, até o dia em que a resposta não a agradou. Felizmente, Branca de Neve (Kristen Stewart) consegue fugir sem que seu coração seja arrancado e Ravenna se torne poderosa para sempre. Mas a malvada não desiste fácil e além da ajuda do irmão, um fiel escudeiro, ela contrata Eric (Chris Hemsworth), um exímio caçador para trazer sua presa de volta. Só que ele acaba descobrindo que a missão era um grande erro e vai ajudar a jovem em sua cruzada contra o reinado da malévola. Para isso, eles contarão também com o importante apoio dos seres da floresta e dos unidos sete anões mineiros.
Opinião: Fui ver o filme há algumas semanas sem muitas expectativas. Confesso que depois de Crepúsculo fiquei um pouco cansada da Kristen Stewart, e não gostei de Chris Hemsworth interpretando Thor (seja no filme próprio do personagem ou no Vingadores). Para mim, só a Charlize Theron salvava o filme, mas mesmo assim fiquei curiosa e fui.

O filme foi uma agradável surpresa. Ele tem um tom realmente sombrio, bem diferente do desenho (aliás, foi bem interessante ter revisto o desenho pouco antes de olhar o filme, assim consegui notar melhor as diferenças). O príncipe tem uma participação maior no filme, assim como o Caçador, os anões são ladrões e a Branca de Neve não é tão pateta. Ou seja, só melhoras!

A história começa mostrando como a Rainha chegou ao seu posto. Logo no início já vemos guerras e morte, diferenciando bem da história contada pelo desenho. Branca de Neve é pequena quando seu pai é morto, e é mantida prisioneira em uma torre pela Rainha, que decide deixá-la viva. O reino, que antes era um lugar alegre e próspero, perde suas cores e se torna um lugar terrível com a dominação da Rainha.

Um dia, já maior, alguns passarinhos curiosos aparecem na janela da torre onde está a princesa e lhe dão "dicas" de como escapar da prisão. A partir daí ela vai para a floresta e a Rainha manda o Caçador atrás dela.

Os anões foram uma grata surpresa. Antigos mineradores do reino, foram levados à marginalidade quando a Rainha tomou o poder e não lhes restou outra opção senão roubar. Outra parte interessante é uma pequena aldeia só de mulheres. Todas se mutilam no rosto para que não sejam mortas pela Rainha (que "rouba" a beleza das moças para se manter jovem).

Uma das coisas que torna o filme complicado de entender é: a Kristen não é mais bonita que a Charlize. Não adianta. Fica difícil confiar que o espelho ache isso se todo mundo vê o contrário, não concordam? Partindo disso a premissa fica um pouco duvidosa, mas nada que não dê para relevar.


O filme tenta colocar um pouco de triângulo amoroso entre o Caçador, Branca de Neve e o Príncipe. Não creio que fosse necessário, mas traz uma novidade interessante ao filme.

No final, percebi que a minha implicância com o Thor não passou para esse filme, achei ele convincente como Caçador. A Kristen também está melhor, mas é impossível não comparar as caras dela com as da Bella. E o príncipe... bem, tem um papel maior no filme, mas não é tanto também.

Em resumo, gostei bastante do filme e me surpreendeu. Dizem que foi mais baseado na história contada pelos irmãos Grimm, mas não a conheço a ponto de dizer o que foi igual ou diferente. Não é um filme que recomendaria para crianças, elas certamente vão se assustar em algumas partes.

Recomendo: acho que não está mais no cinema, mas se estiver é um filme que vale a pena. Para quem gosta de aventura é uma boa pedida, conhecendo ou não o clássico da Disney.

Trailer

13 comentários:

  1. O livro desse filme é bom? Não assisti o filme, porque antes quero ler o livro, mas sei lá, não gosto dessa nova idéia de basearem livros em filmes e não o inverso.

    Tami, mudando o assunto do post, está acontecendo lá no mercado público essa semana uma "feirinha", acho que o nome é festa da leitura, algo assim, com estandes de editoras gaúchas. Estão cheios de marcadores legais! Achei que pudesse te interessar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é claro que interessa! Vou ir lá amanhã mesmo, obrigada!! :D

      Excluir
    2. Me empolguei e não respondi o resto :p
      Ainda não li o livro para saber, mas já ouvi falar que é muito parecido mesmo, inclusive as falas. Como vi o filme não faz muito, acho que vou esperar um pouco até ler.

      Excluir
  2. Eu gostei muito desse filme!
    A Kristen não é mais bela do que a Charlize, mesmo. Mas, pelo que me lembro, o filme não diz que a Branca de Neve era mais bela do que a Madrasta. Ele diz apenas que ela estava destinada a ser.

    Abraços!
    Karen
    www.karensoarele.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que entendi, quando ela pergunta ao espelho se existe alguém mais bela do que ela, ele passa a responder que sim, a partir do momento que a Branca de Neve faz 18 anos. Algo assim...

      Excluir
  3. Eu gostei muito tambem do filme e acho que uma das coisas que salvou o filme foi a incrivel trilha sonora ! E simmm eu amei a rainha ! E tenho que confessar que prefiro a Kristen Stewart nesse filme do em crepusculo ela pelo menos se agita mais !

    ResponderExcluir
  4. não assisti ainda.. Aqui na minha cidade ele vai ficar em cartaz no cinema daqui uns dois meses! hIOHEAIOEAHEIOHEAIO que bad.
    problema é a Kristen como papel principal (para mim). Nunca fui com a cara dela, principalmente depois de Crepúsculo. :l mas acho que não tem nada a ver u-u

    ResponderExcluir
  5. Ah, acho que não está mais no cinema, uma pena. =/ Eu quero ler o livro mas o filme não garanto que eu vá assistir porque eu acabo dormindo (sério!!) Também não me parece muito legal a ideia de livros inspirados em filmes, ao invés do contrário.

    Gislaine,
    jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Hum, muito legal saber que tem essa "pegada" mais adulta. Tanto o livro, como consequentemente o filme. Fui assistir um dia desses "Espelho, espelho meu" que também é sobre a branca de neve, mas numa perspectiva mais infantil e "divertida". Só que eu achei pavoroso e chato.
    Já esse livro e filme, se mostram bem promissores e interessantes.

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não vi o filme porque quero ler o livro antes.. Estou me aguentado para não ver o filme.. pq acho q vou ganhar o livro e quero ler antes de ver o filme.. Todo mundo fala que o filme é bom, então o livro deve ser melhor ainda..

    ResponderExcluir
  8. Não passa mais no cinema, mas ainda dá para recorre ao bom e velho piratão (sou uma criminosa :O)
    Não tinha a menos, mas a menor vontade de ver o filme justamente por causa do Thor (o nome dele é muito complicado) e da Kristen, mas gostei da sua resenha, fiquei curiosa (piriatão, piratão)
    Sua reação da parte da Rainha e da Branca me lembro da minha reação:
    "Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?" *imagem da Kristen* = minha reação: 'Cê 'tá de sacanagem?! Porra!
    Já me falaram que a história é meio confusa, verdade?
    Mas eu adorei sua resenha, só ela para me convencer a ver um filme da Kristen rsrs

    ResponderExcluir
  9. ainda não vi o filme acredita?!
    mas ja li o livro,e gostei demais do resultado rs
    apesar de ser pequeno e correr com a história,foi bem escrito :)
    gostei da sua critica ao filme,e com toda a certeza vou logo ver ! rs

    ResponderExcluir
  10. Ainda não assisti o filme apesar de estar bem ansiosa pelo lançamento do filme , e isso é bem raro pois me considero uma cinéfila de carteirinha rsrs... gostei bastantes dos seus comentários em relação ao filme e fiquei mais empolgada ainda depois que li que após assistir o filme foi pra vc uma agradável surpresa.
    Concordo com vc, acho a atriz Charlize bem mais bonita que a Kristen, mais fazer o que né.

    Aodrei o post e espero em breve assistir o filme e ler o livro.

    ResponderExcluir