terça-feira, junho 05, 2012

Resenha: O Pássaro

. .


O Pássaro
Autora: Samanta Holtz
Editora: Novo Século
Páginas: 480
Link no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/194449
Entrevista com a autora: Samanta Holtz
Caroline Mondevieu é filha de um poderoso Barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino. Sua vida muda completamente quando encontra Bernardo, um charmoso domador de cavalos que parece ter o dom de irritá-la. Eles não conseguem se entender até quando percebem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, terão que passar por cima das suas diferenças e se unirem num arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre. Grandes emoções os aguardam em sua jornada; perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolve muito mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados. Uma história romântica e surpreendente que irá prender sua atenção desde a primeira página. Você está preparado? 
O problema quando a gente gosta de um livro é tentar passar em poucas palavras o porque disso, já que cada detalhe parece essencial. A resenha sempre parece que "falta" algo que não sabemos o que é. Isso já aconteceu com outros livros, e voltou a acontecer hoje.
"Europa, século XIII. Época dos vestidos pomposos, das charretes elegantes e das extensas propriedades de terra com seus castelos, onde perambulavam serviçais, condes, duques, barões e segredos" (Epílogo, pág. 9)
A história se passa no ano de 1227, uma época marcada por grandes senhores feudais com muitos servos, onde mulheres tem como única obrigação ficar calada diante dos mandos de seus pais e maridos.

Caroline Mondevieu é uma de nossas personagens principais. Filha de Enézio Mondevieu - um barão com muitas riquezas - e Antonelle, uma esposa obediente como qualquer mulher deveria ser, Caroline sempre fugiu um pouco do convencional e, em questão de personalidade, sempre foi muito diferente de sua irmã Elizabeth.

Aos sete anos ela tem uma conversa com um servo do castelo que muda sua visão de vida para sempre. O menino abre os olhos de Caroline para as diferenças sociais que existem no lugar que ela vive e como o seu pai trata os empregados. No momento em que ela percebe isso, decide que não quer viver do mesmo jeito da sua família. Porém esses questionamentos a levam a uma péssima situação, que muda a sua vida e os seus desejos: ela decide ser livre.

Só que para a sua época, isso é quase impossível. Então ela tem que decidir entre viver uma vida tranquila do lado do seu grande amigo Filip (com quem deve se casar) ou correr atrás de sua liberdade - e, para isso, precisando fugir com a ajuda de Bernardo, aquele que abriu seus olhos anos antes e mesmo assim ainda a irrita tanto.

"E, como todo homem, tinha uma imagem a zelar. E amar não era nada notório, não lhe garantia títulos nem o engrandecia perante os grandes nomes da sociedade. Amar era fraqueza, como seu pai sempre lhe dissera, e ele devia se prevenir desse mal." (pág. 108)

A trajetória deles e dos outros personagens é muito interessante e vai se transformando a medida que lemos. Personagens submissas como Elizabeth  e Antonelle ao poucos vão entendendo tudo o que a menina sempre disse. A própria Caroline aprende a quebrar alguns de seus preconceitos. São personagens reais com características e mudanças que nos convencem.

Temos um número razoável de personagens, e ao mesmo tempo conhecemos bem todos. Não sei qual foi o meu favorito, mas posso dizer que senti muita pena de Filip o tempo inteiro. Caroline as vezes me parecia ser uma menina meio egoísta mesmo. Dinamene (empregada da casa) me pareceu muito querida... e a serpente uma bela piriguete!

A história, apesar da época em que se passa, é narrada de forma leve e simples. É um livro que flui. No início de cada capítulo, logo abaixo do número, temos uma frase do mesmo - normalmente bem instigante -, o que muitas vezes me fez seguir a leitura na mesma hora. Achei isso uma ótima sacada. A capa também é muito bonita e achei a edição bem feita.

Gostei muito do livro, em vários momentos não consegui parar de ler. É um romance bonito, com personagens interessantes e reflexões melhores ainda.  Chorei, sorri e fiquei com muita raiva hora ou outra. Seria perfeito para uma novela das 18h. Ou para um mini-seriado.
"A velhice não me trouxe sabedoria alguma. Quem a trouxe foi a vivência. Poderia ter passado todos os anos da minha vida apenas assistindo ao passar dos dias diante dos meus olhos, mas me recusei a isso. Não devo tudo o que sou aos meus anos de idade, e sim à maneira como decidi vivê-los" (pág. 320)
Recomendo: para quem gosta de romance, romance bonito sem tanta melação, é mais do que recomendado!


PS: uma pequena curiosidade. Esse livro veio para mim como book tour, o que geralmente afasta minha mãe de ler por ter pouco tempo. No dia que esse livro chegou ela pegou, leu a sinopse e pegou para ler! Foi a primeira exceção!

7 comentários:

  1. Interessante! Eu adorei a resenha e parece ser muito linda a estória.
    Achei legal haver frases reflexivas, ao início de cada capítulo. Pelo que pude notar, deve ser um livro com muitas frases que nos façam parar para refletir sobre as mesmas. Gostei bastante disso (:

    A capa é realmente linda!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Tami!!!

    Em primeiro lugar, quero agradecer a sua participação no Booktour de O Pássaro! Fico muito feliz que a sua 'dificuldade' em escrever a resenha tenha acontecido por gostar tanto da história, e não pelo contrário ;D

    Querida, eu ameeeei os quotes que você separou!!! Também adorei ler a sua interpretação da história, seu ponto de vista sobre os personagens.... especialmente a forma objetiva como você praticamente o resume, no final da resenha!

    Puxa, e eu fiquei orgulhosa por ter sido a primeira que fez sua mãe ler um livro de Booktour rs....... o pessoal tem comentado muito, realmente, que, apesar do tamanho da história, a leitura é rápida!! Fico realmente muito feliz ao saber disso ^^


    Novamente, só posso agradecê-la por tão lindas palavras a respeito do meu livro!


    Um grande beijo,

    Samanta Holtz
    autora de O Pássaro
    www.samantaholtz.blogspot.com
    @SamantaHoltz

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tami!! Tudo bom?
    Vejo que meu livro chegou aí! Que coisa boa!!
    Espero que goste dele!

    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karen, chegou sim!
      Te enviei dois emails, chegou a ver?

      Excluir
    2. Nãooo! Não recebi seus e-mails! :(
      Aconteceu alguma coisa?

      Excluir
  4. Já li este livro e amei!!!!! Comprei direto com a Samanta, e ela foi super fofa comigo. Um dos livros que até hoje eu penso a respeito!!!!!

    Adorei sua resenha... me senti assim tbm quando fiz a minha!!!! rsrsrsrsrs
    Bjosss^^

    www.facebook.com/euleioevoce

    ResponderExcluir
  5. Eu sou doida pre esse livro mas tae agora ainda não surgia a oportunidade ! Bem otima resenha ! A escritora é uma graça ! Ja faei com elas muitas vezes no twitter e ela se mostrou um amor ! ^^

    ResponderExcluir