terça-feira, junho 12, 2012

Resenha: Línguas de Fogo

. .


Línguas de Fogo - Crônicas de Myríade V. 1
Autora: Karen Soarele
Editora: Cubo Mágico
Páginas: 216
Link no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/222045
Sinopse: Aisling é uma jovem camponesa que vive numa área remota de Vulcannus, o reino mais poderoso de Myríade.
Entretanto, um acontecimento vem para mudar completamente sua vida: seu melhor amigo, Dharon, é ferido em batalha enquanto tentava protegê-la, e a única chance que ela tem de salvá-lo é deixar para trás tudo o que conhece e atravessar a fronteira até o território inimigo, onde pode encontrar o antídoto para o veneno que o consome. 
Em sua jornada, Aisling se defrontará com diversos perigos, descobrirá que toda história possui mais de um ponto de vista e aprenderá que nas amizades verdadeiras está a força para seguir pelo caminho correto.
Resenha: "Línguas de Fogo" é o primeiro (e, por enquanto, único lançado) livro da série "Crônicas de Myríade", que será composta por cinco livros. É uma história que classifiquei como infanto-juvenil, assim como aparenta a capa, e basicamente  fala sobre magia e amizade. Sem romances!

A história começa com a cidade/vila onde Aisling mora sendo atacada. Dharon é um dos protetores da cidade, e está lutando contra um animal que incendeia e destrói tudo quando, ao proteger Aisling, acaba sendo atingido e envenenado pelo animal. A partir daí seguimos os dois amigos em suas aventuras para chegar em um reino inimigo, o único lugar onde poderiam conseguir um antídoto para o veneno e salvar Dharon. O problema é que no meio do caminho eles acabam sendo descobertos e várias batalhas começam a se formar.

Durante o desenvolver da história vamos conhecendo outros personagens importantes para a trama. Não costumo me dar muito bem com livros onde muitos personagens aparecem, então confesso que as vezes fiquei um pouco confusa, e achei que os personagens poderiam ter sido apresentados de forma mais detalhada. São muitos nomes, reinos, cidades e características mágicas de pessoas que confesso que não devo ter decorado todos.

Talvez por isso, achei a história meio rápida, sem muitos aprofundamentos. Senti falta disso em bons momentos. Algumas decisões e conclusões são tomadas muito depressa, e as motivações para as guerras e ataques que  acontecem no livro não chegaram a me convencer muito (ou melhor, convenceriam se fossem mais explicadas). Acho que, principalmente na parte final, as guerras poderiam ter sido melhor exploradas. Como o livro é narrado em terceira pessoa, seria ótimo ter tido uma visão de como as coisas começaram a acontecer ao invés de só descobrir o que aconteceu quando elas já estavam acontecendo.

Outra coisa que, devido a minha boa memória, me incomodou um pouco foi o fato de que alguns personagens são apresentados no início do livro (novamente, sem muito aprofundamento) e depois reaparecem só lá pelo meio/final. Isso acontece porque basicamente vamos acompanhando apenas os personagens principais, e só revemos alguns quando esses passam novamente pelo caminho deles. Porém, acho que aí está um outro bom motivo para usar mais um pouco a narração acompanhando outros personagens e enquadrá-los melhor na história.

Já na parte final, o livro deu uma boa melhorada nessas questões. Ainda poderia ter "enrolado" um pouco mais nas batalhas, mas achei o ritmo mais interessante que no início. Vários itens ficaram pendentes de conclusão ou explicação, deixando o gancho para os próximos livros. 

É uma série que tem potencial, se esses detalhes forem melhorados. Seria interessante aproveitar os próximos livros para aprofundar mais o passado de alguns personagens e, com isso, nos conectarmos mais com eles. Acho que para quem gosta de um infanto-juvenil é uma boa distração.

Como é o primeiro livro que leio da editora, gosto de falar um pouco sobre o trabalho deles. A diagramação ficou boa, não encontrei problemas de ortografia e a capa ficou bonitinha. Ia gostar mais da capa se ela tivesse o "dragãozinho" que tem no site oficial, ele é muito bonito! Espero ver ele em alguma capa. E logo no início do livro temos o mapa de Myríade, algo que achei legal de ver também.

Para quem quiser conhecer mais, tem o site oficial da série: Crônicas de Myríade. Lá dá para ver o mapa, o dragãozinho que mencionei, baixar o primeiro capítulo e outras coisinhas :)

Recomendo: para quem gosta de aventura infanto-juvenil e está interessado em começar uma nova série.

6 comentários:

  1. Estou com tanta série pela metade que nem me atrevo a começar outra!!!! rsrsrsrsrsr Mas gostei da sua resenha, infelizmente o livro não faz meu tipo, mas a capa é linda, gostei muito!!!!

    Bjoss^^

    www.facebook.com/euleioevoce

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tami!!
    Muito obrigada pelas suas considerações. Algumas das coisas que você disse eu já pretendia fazer no próximo livro, mas várias outras eu não tinha pensado a respeito, e são realmente importantes. Pode deixar que vou levar sua opinião muito a sério!

    Quanto ao "dragãozinho", ele está na capa sim! No verso! Olhe de novo que você vai ver, rss

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Eu ja tinha visto o nome do livro mas nunca foi procurar uma resenha dele ! Parce ser bem legal ! Eu adoro livros assim ! ^^ Fiquei super interessada na historia e espero ter a onportunidade de le-la ! otima resenha !

    ResponderExcluir
  4. parei na parte do 'sem romances' como assim sem romance? hahaha não gostei! tbém to com mt série em aberto,vou acabar elas primeiro,pra depois pensar em começar outras haha

    ResponderExcluir
  5. Parece ser muito bom, adoro livros que tenha guerras! Mas de qualquer forma não leria por um simples motivo: Séries! Séries! Séries! Deus, não tenho mais dinheiro para séries kkkk

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tami!

    Começou hoje a gincana de lançamento de Tempestade de Areia!! =D
    Participe: http://tinyurl.com/l2ary38

    Beijos!

    ResponderExcluir