quarta-feira, junho 13, 2012

Projeto Disney: Branca de Neve e os Sete Anões

. .


Projeto Disney foi uma ideia que surgiu quando estava assistindo o último Disney On Ice e apareceu o Pinóquio. Lembrei que fazia muitos anos que não via alguns filmes da minha infância, ao ponto de não lembrar muito bem de alguns. E comecei a prestar atenção em quantos filmes da Disney ainda não tinha visto. Então surgiu a ideia: ver todas as animações da Disney em ordem cronológica. 
Como essa é a primeira postagem sobre o Projeto Disney, ele será um pouco mais extenso para que possa explicar algumas coisas. Prometo que os próximos serão mais resumidos.

Caso alguém tenha curiosidade, criarei uma página com a lista todas as animações feitas pela Disney, em ordem cronológica, e vou atualizando sempre lá também. Até o momento estou em dúvida se incluo os filmes feitos em co-produção com a Pixar ou não, já que ela foi comprada pela Disney apenas em 2006. Já que eu amo a Pixar, sou bem capaz de incluir. 
Enfim, decido isso quando chegar aos filmes de 1995, que é quando foi lançado o primeiro filme da Pixar: Toy Story. Nossa história começa muito antes, ainda em 1937, com o clássico Branca de Neve e os Sete Anões.

O Projeto Disney não vai trazer apenas a sinopse e crítica do filme, como vocês costumam ver aqui nas quartas. Até porque grande parte deles são mais do que conhecidos por todo mundo. Pretendo trazer algumas imagens, curiosidades e minhas "novas" impressões sobre cada um dos filmes. Algo um pouco mais descontraído.

Vamos começar?
Uma rainha má e bela (que também é bruxa) resolve, por inveja e vaidade, mandar matar sua enteada, Branca de Neve, a mais linda de todas. Mas o carrasco que deveria assassiná-la a deixa partir e, durante sua fuga pela floresta, encontra a cabana dos sete anões, que trabalham em uma mina e passam a protegê-la. Algum tempo depois, quando descobre que Branca de Neve continua viva, a Bruxa Má disfarça-se e vai atrás da moça com uma maçã envenenada, que faz com que Branca de Neve caia em um sono profundo por toda a eternidade.
Opinião:

Não vou me importar em contar spoilers porque... bem, é obrigação de todo mundo já ter visto esse filme!

Uma das coisas que sempre me impressionam quando vejo a Branca de Neve é a qualidade da animação. Mesmo hoje, com toda a tecnologia existente, esse filme não parece velho. É algo impressionante para um filme que foi feito em 1937. E a prova de que as vezes as coisas mais simples - nem sempre as mais fáceis - dão um resultado muito melhor do que muita tecnologia.

Não sei se Branca de Neve passaria como um filme para crianças hoje. Creio que algumas falas seriam trocadas (como a hora em que a bruxa diz que irá fazer Branca de Neve adormecer e que ela será enterrada viva e sufocará até a morte - macabro). Ou a cena em que ela pede para trazer o coração da princesa em uma caixa. Na seção de curiosidades vocês vão ver que, em ao menos um país, o filme foi censurado para menores de 16 anos desacompanhados.

Outro detalhe que apenas notei nessa última vez: como o príncipe aparece pouco. Sério, ele é algo completamente dispensável no filme. Ele só aparece um pouco bem no início do filme (para a princesa se apaixonar por ele "do nada", já que eles nem conversam - só cantam juntos) e nos cinco últimos minutos para, novamente, "do nada" encontrar a princesa e resolver dar um beijo. Daí ela se levanta e saí com ele, sem nenhum tchauzinho para os coitados dos anões que ficaram cuidando dela todo esse tempo! Fiquei indignada!
Para ser sincera, não lembro se o príncipe tem uma fala no filme inteiro. No máximo canta. Que belo nada...

Os anões tem algumas cenas, em especial com o Dunga, que - sem brincadeira - não sei se passariam. Todas as brincadeiras que fazem com ele, tenho minhas dúvidas se não passariam por bulling hoje. Apesar de parecer uma constatação engraçada, realmente tenho minhas dúvidas. 

Detalhe não tão importante: no filme sempre se referem à Branca de Neve como princesa. Porém em nenhum lugar do filme diz porque, ou como, ou quem eram seus pais, ou porque ela mora com a madrasta. É uma das poucas princesas que não tem coroa também.

Falando "como criança", não era um dos meus filmes preferidos quando era menor. Nunca soube explicar porque, mas sempre preferi outras princesas. Talvez tenha a ver com a falta de príncipe nesse filme...


Curiosidades:


Walt estimulou inicialmente o orçamento do filme para $250,000 – o custo final acabou sendo $1,5 milhão;

 Para estimular seu time, Walt Disney anunciou que iria oferecer $5,00 dólares para cada boa “gag” (piada) utilizada no filme (nos dias de hoje se consegue $50 ou $100). A gag da cena em que podemos ver os narizes dos anões aparecendo em sequencia atrás das camas foi idéia de Ward Kimball – que recebeu $5,00 dólares por ela;

O Príncipe foi planejado inicialmente para ser um jovem conquistador, que faria de tudo para impressionar Branca de Neve. Depois disso, ele seria preso pela Rainha no calabouço, e escaparia com a ajuda dos pássaros depois da Bruxa ter saído para encontrar Branca de Neve. Depois de uma fuga cheia de duelos de espada, ele chama seu cavalo e lhe diz para seguir a Bruxa. Como o cavalo nada entende, eles tomam o caminho errado. Um dos motivos desta ideia ter sido descartada foi a dificuldade de animar o personagem. A idéia de a vilã aprisionar o herói foi usada anos mais tarde em A Bela Adormecida (1959);
- Houve muita discussão de como a cena em que o Caçador se aproxima para matar Branca de Neve deveria ser apresentada. Walt estava preocupado de como seria a reação da platéia quanto a idéia de um desenho matar outro desenho. Eles achariam engraçado ou sentiriam a verdadeira emoção que os animadores queriam transmitir? A resposta veio na premiere do filme. Segundo o animador Ward Kimball, ele mesmo podia escutar as pessoas chorando durante a cena em que os anões tiram suas toucas e se ajoelham em volta do esquife de Branca de Neve;
 Branca de Neve e os Sete Anões foi o primeiro longa metragem feito totalmente em Technicolor. Assim, uma palheta de cores mais suave foi usada, pois os cineastas ficaram tementes que as plateias não fossem capazes de sentar-se e assistir noventa minutos de “cores tão brilhantes”;
- Na Inglaterra, o filme foi considerado muito assustador para as crianças a ponto de alguns cinemas vetarem a entrada de menores de 16 anos sem a entrada de um responsável.

Vocês podem ver mais no site Animatoons, que tem uma lista enorme de curiosidades sobre o filme!



E então, o que acharam? Gostariam de ver mais algum tipo de informação por aqui?

A próxima animação do Projeto será Pinóquio. Até a próxima!

5 comentários:

  1. Já assisti esse filme, mas nunca percebi isso! É verdade, o principe aparece do nada mesmo!!!! kkkkkk quando a gente é criança nem se preocupa com isso. Adorei o post, os desenhos da Disney são maravilhosos, os meus preferidos são Pinóquio, A Bela e a Fera e Rapunzel.

    Bjosss^^

    www.facebook.com/euleioevoce

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esse filme quando era crinaa mas ela nunca foi minha princesa favorita ! Eu tinha medo do final porque tinha medo da madastraaa ! Eu sempre achie estrenho o principe não parecer kkkkk !

    ResponderExcluir
  3. Ja vi esse filme uma vez só hahaha e mal lembro. não lembrava que o principe SÓ cantava,um belo nada mesmo ISUAIUSIUAUSI , quero um post da Cinderela! acho tão fofinha *-*

    ResponderExcluir
  4. NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃO! EU APAGUEI MEU COMENTÁRIO SEM QUERER!! (Cena de novela mexicana)
    Ok, acabando a novela e reescrevendo o que apaguei:
    Quero ver Aladim hein! Ele é meu heroi favorito, não esquece dele não, tá? rs Tô achando que essa trajetória Disney vai demorar para acabar, são muitas as animações que a Disney já fez! Quando eu era menor (sim, é difícil acreditar, mas eu já fui menor do que sou agora) minha "princesa" favorita era a Mulan
    Coloca os filmes da parceria Disney / Pixar, sim, além de Toy Story também tem UP (e muitos outros filmes, mas esse é o meu predileto da parceria - se bem que ai já era Disney Pixar)!
    Mais uma curiosidade sobre a Branca de Neve: Antes desse filme nenhum dos 7 anões tinham caracteristicas ou nomes, eles eram simplesmente 7 anões que ajudaram a Branca.

    Ps.: O Encantado de Once Upon a Time é mais animado
    Ps2.: Sim, eu sei que não faço um comentário, eu escrevo uma bíblia aqui, mas não briga não rs

    ResponderExcluir
  5. O principal motivo do Príncipe aparecer muito pouco nesse filme, foi basicamente por dificuldades e limitações de animação na época. Era o primeiro filme da Disney e a equipe de animadores e desenhistas tinham ainda muita dificuldade de animar pessoas com estilo mais realista, principalmente personagens homens. Eles estavam mais familiarizados e acostumados a animar personagens "cartoonescos" como os Anões. Note que até mesmo os animaizinhos da floresta em Branca de Neve são cartoonescos. Alguns anos depois, com a animação Bambi, perceba que o traço do estúdio da Disney já estava mais amadurecido, com traços de animais mais realistas e refinados.

    ResponderExcluir