quarta-feira, junho 20, 2012

Especial: Um ano de blog

. .


Um ano de blog. Oficialmente o blog que mantenho há mais tempo e que até o momento não tive vontade de largar. Perdi a conta de quantos blogs fiz e ficaram pelo caminho. Ou que tiveram só um nome, sem nenhuma postagem, porque em algum momento achei o nome legal e resolvi criar.

Ele merece um post enorme por isso.

Como tudo começou
Há exato um ano eu lia uma matéria no jornal que iria me chocar um bocado e me fazer querer escrever sobre o assunto. O problema? Redes sociais para traição. Isso mesmo, redes para atrair pessoas que querem trair.

Alguns meses e textos depois, comecei a descobrir sobre marcadores de texto e colecionadores. Me interessei pelo assunto e resolvi que essa seria mais uma coleção para mim - e que ainda vou  entrar para o Guinness por isso.

A partir daí começou mais ou menos o blog como vocês conhecem: falando sobre marcadores, livros, filmes e sorteios. A medida que o tempo foi passando, novas colunas surgiram (e algumas já se foram). Cada ideia que surgia na minha cabeça tentei trazer para o blog. Algumas coisas que vi por aí e outras que ainda não tinha visto em nenhum blog. Umas deram mais certo que outras, mas no geral acho que estamos bem - e sempre tentando melhorar.

Postagens
Fazendo o levantamento das postagens mais acessadas no ano, tive belas surpresas. Achei que o "Top 5" seria dominado por promoções, mas temos alguns posts bem legais ali:


O primeiro lugar não me impressiona. Ele é, de longe, a postagem mais acessada (até mais que a página inicial do blog!) pois foi divulgado no blog Ah Negão! - que tem milhares e milhares de visitas - e trouxe muitas pessoas para cá. A quantidade de visitas no dia foi algo indescritível (e me deixa um pouco triste pensar que nenhum blog de literatura vai chegar aos pés da quantidade de visitas de um blog de humor).
O segundo é outro que me surpreende bastante, não achei que teria tanta procura por marcadores. A série me pareceu mais famosa do que esperava, e muita gente chegou até o blog procurando por marcadores dela. Quando sair o novo livro espero conseguir o marcador e manter a coleção atualizada!
O terceiro e quarto são promoções, então era mais do que esperado.
O quinto surpreende mas não tanto. Quando fui pesquisar sobre o filme para fazer a crítica, vi que realmente não tinham muitas delas nos resultados. A maioria dos sites grandes não fez resenha do filme - talvez por não ter ido para o cinema. Mas quem viu não se arrepende!

Então acabou sendo um top bem distinto: crítica de filme, texto meu, marcadores e promoções. Pena não ver uma resenha de livro aí no top!

Parceiros
Tenho algumas editoras que gostaria de agradecer. Sei que muito se fala da relação blogueiro x editora, mas nunca fui do time que reclama. Gostaria de agradecer aquelas que confiaram em um blog (ainda) pequeno assim como o meu para julgar os seus livros.
Apesar de ter uma lista de parceiros um pouco maior na página inicial, vou me ater aqueles que já me enviaram ao menos um livro para resenha.

Arqueiro/Sextante
Tenho que começar agradecendo aqueles que foram os primeiros a aceitar a parceria com o blog. Da época que o blog não tinha nem email próprio e ainda nem divulgava as parcerias. Lembro da felicidade de conseguir uma parceria para o blog, ainda mais de editoras que tinham livros que estavam nos meus desejados há tempos. Comecei escolhendo o ótimo "A vida em tons de cinza", que foi adorado não só por mim, mas por todos os que emprestei o livro - e não foi pouca gente. Depois dele já pedi e recebi alguns outros, e nenhum me desapontou. E junto com os livros sempre vem uma leva de marcadores, que eu adoro!

Novo Conceito
Segunda editora que (apesar de demorar um pouco para responder e me deixar meio ansiosa com isso) aceitou a parceria. Fiquei muito feliz porque também sempre ouvia falar bem da editora. Comecei a receber os livros esse ano, e já é de longe a editora que tenho mais livros. Eles nos enviam todos os meses os lançamentos da editora - e em dobro! Já nem cabe os livros lá em casa mais! E tem os kits mais amados do Brasil, que todo mundo cobiça né?

Ediouro Publicações
Uma das últimas a entrar como parceira do blog, bem recente mesmo! Acabei de pedir (e estou lendo) o primeiro livro da parceria. Não tenho muito o que falar, mas espero que a parceria continue trazendo coisas boas para os dois lados e se mantenha por muito tempo ainda!

Um enorme muito obrigada a vocês!

Gostaria de conseguir ler mais rápido só para publicar mais resenhas desses parceiros. Como leio um livro por semana (em média) alguns livros demoram até sair. Mas vou tentar melhorar para o ano que vem.

Autores
Tive parceria com alguns autores também. Já li os livros de todos os que são parceiros, e só tenho a agradecer pela atenção e pela sensibilidade de todos ao entender as resenhas e os itens que gostei mais, ou menos. O pessoal  que "vive" nessa blogosfera sabe que nem todos os autores são maduros o suficiente para receber críticas, e tive a chance de conhecer apenas pessoas que entendem uma crítica como algo a melhorar (não necessariamente ruim) e não como um xingamento.
Então obrigada: Licínia Ramizete, Samantha Holtz, Pamela Chris e Karen Soarele. E a Michelem Fernandes, que não pode me enviar livros mas que me enviou marcadores lindos :)


Para o próximo ano
Não vou chamar de metas porque nem todos os meus desejos para o blog dependem apenas de mim. Mas para o próximo ano de blog gostaria de:
- mudar o layout. Acho esse simpático, mas é bem simples e iniciante. Gostaria de fazer um mais bonitinho.
- deixar o blog mais organizado. Separar os livros já lidos em mais categorias, colocar os links das redes sociais, etc etc. Coisas pequenas, mas que ainda não parei para arrumar
- conseguir parcerias com mais editoras. Meu sonho é chegar no ponto de só me inscrever e já ser aceita! hahaha
- chegar aos 1000 seguidores. Isso iria ajudar bastante no item anterior.
- ser mais organizada nas postagens e deixar algumas sempre programadas para não ter dias sem nada.
- colocar em prática as novas colunas que tenho na cabeça.


Etc etc etc. Tudo para tentar deixar o blog um pouco melhor :)

Encerrando...
Poxa, queria continuar agradecendo muitas pessoas. Ao meu noivo, que sempre dá uma lida nos meus textos para ver se estão entendíveis. Aos meus amigos, que de vez enquando passam aqui. Mas queria agradecer especialmente aos que visitam o blog regularmente, comentando ou não. Vou falar algo bem clichê, mas verdade: sem vocês o blog já teria terminado. Não teriam parcerias, não teriam promoções. Talvez nem me animasse para fazer muitas resenhas. Vocês que acompanham as minhas ideias novas e o meu descarte das antigas. 

A todos, todos, todos:


E espero estar aqui ano que vem fazendo um post tão grande e cheio de agradecimentos que nem esse novamente! Grande beijo!

11 comentários:

  1. Sinceramente, achei que o Gaveta Abandonada fosse mais antigo. Mas é porque conheci a pouco o blog. Nem podia imaginar que começastes assim. A maioria cria blogs literários depois de conhecer o Skoob. Tá, não todos, mas depois dessa rede social é inegável que houve um boom..

    Acho que todo blog literário precisa de editoras parceira para crescer, mas é uma busca famigerada: a pessoa corre o risco de não dar conta de todos os livros que recebe, e aí começa a resenhar com qualidade duvidosa, puxando o saco da editora. Acho que você precisa mudar o layout mesmo. Todos os blogs que procuram melhorar, que querem blogar mesmo, trocam aquele painel ali em cima, de pagina inicial fornecido pelo blogger, por um template personalizado. Não precisa ser nada incrível, tem alguns simples e conveniente e que são de graça por aí na web. Boa sorte nas suas metas :D

    att., C.J

    @nos_17

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Braunne! Conheci o Skoob muito tempo antes de começar o blog mesmo, quando me cadastrei lá nem usei muito inicialmente... hoje em dia sou meio fanática pelo site. #teamSkoob! hehehe
      Essa questão de receber muitos livros de editora é bem isso. Nenhuma das minhas parceiras estabelece prazo para leitura, mas sei de algumas que fazem isso e não sei se conseguiria me encaixar - certamente não teria tempo para muitas.
      Ótima observação sobre o painel, já retirei :) Agora tenho que estudar um pouquinho para começar a mexer em outras partes do blog, inclusive para modificar o cabeçalho.

      Obrigada!

      Excluir
  2. Owww!!!! Tbm achei que seu blog fosse mais velho!!! Mas Parabéns pelo 1º ano e tenha certeza que muitos outros virão. Tudo de bom pra vc e pro Blog. Eu só sigo 3 blogs e conhecer o seu me deixou muito feliz!!! Parabéns, Parabéns, Parabéns!!!!

    Bjosss^^

    www.facebook.com/euleioevoce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei curiosa porque todo mundo achou que o blog era mais velho! hehe
      E obrigada!! Fiquei bem feliz em saber que estou na tua pequena seleção de blogs :)

      Excluir
  3. Puxa, eu nunca vi uma postagem assim de um ano de blog, e achei bem legal. Meus parabéns. Que o seu blog continue crescendo ;)

    Bjs
    Pamela Chris
    www.pamelachris.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pamela! Muito sucesso para ti também :)

      Excluir
  4. Oi, Tami!!
    Parabéns pelo aniversário do blog!! Ele realmente parecer ser mais velho! Acho que isso se deve um pouco à estética retrô, e muito à excelente qualidade dos textos!
    Adorei seu post de um ano!

    Beijos!
    Karen Soarele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retrô é velho né? Sei! heheheh Brincadeira :)
      Obrigada! E não esqueça de mim para os próximos livros da série hein? ;)

      Excluir
  5. Oooi linda !
    Parabéns pelo blog, devo dizer que ele está perfeito, e tbém pensei que ele fosse mais velho do que isso rs
    Acompanho suas postagens e acredito que seu blog vai longe,as resenhas são ótimas,as promoções super legais,e os outros posts tbém !
    Te parabenizo por todas as parcerias adquiridas,e desejo que muitas outras venham, pq vs e seu blog merecem!
    E que venham,muitos e muitos anos de blog ainda *-*

    ResponderExcluir
  6. OIIIIII !
    Bem como sou nova no blog acompanho a pouco tempo mas tenho me divertido sempres com os post daqui ! ^^ Eu gostei muito do post e adorei ficar sabendo como surgio o blog :) E pra você ficar sabendo os post são otimos as resenhas maravilhos e eu adoroooo o nome do blog ! Que o blog durooo muito ! kk

    ResponderExcluir