segunda-feira, maio 28, 2012

Resenha: Toda a verdade

. .


Toda a verdade
Autor: David Baldacci
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Link no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/198698
SinopseShaw trabalha para uma agência secreta de inteligência e sua vida se resume a viajar pelo mundo à caça de bandidos perigosos. Abandonado ainda bebê, sem laços afetivos e nem mesmo um nome próprio, ele nunca se importou com o fato de não saber se chegaria vivo ao fim do dia. Até agora.
Envolvido com a alemã Anna Fischer, especialista em assuntos internacionais que trabalha para o Phoenix Group, em Londres, tudo o que Shaw quer é deixar essa vida para trás e se estabelecer tranquilamente ao lado da mulher que ama. Mas seus planos estão prestes a ser frustrados. 

Ao ver seus lucros diminuírem a cada mês, Nicholas Creel, dono da maior fornecedora de armamento militar do mundo, decide que é hora de provocar uma guerra. Para isso, contrata um especialista em manipular fatos e “criar a verdade”. Juntos, eles lançam uma campanha de difamação contra o governo russo, cujos efeitos são bombásticos. (...)
Resenha: Toda a verdade é um livro que nos faz pensar. Pensar em como é fácil sermos enganados ou enganar uma população inteira. Muitos acham que com a chegada da internet e a facilidade de acesso a informação esse tipo de coisa só existe para quem é desinformado. Esse livro prova que não.

Começando pela divulgação de um vídeo viral e chocante, onde um ator se passa por prisioneiro dos russos e denuncia todas as atrocidades que o governo fez conta ele, a história nos mostra a facilidade com que uma verdade pode ser criada. Conhecemos um pouco mais do trabalho das agências de Gestão da Percepção (GP), que são especializadas em "criar verdades" e espalhá-las pelo mundo. Veja bem, elas não mentem, não distorcem fatos da realidades - elas "apenas" criam algo completamente novo.

Shaw trabalha para uma agência secreta do governo que trata de algumas questões de paz. Ele é um dos melhores agentes, mas está cansado do seu serviço e quer se aposentar – inclusive para poder viver uma vida normal ao lado de Anna. Katie é uma jornalista que já fez muito sucesso, mas devido ao seu problema com bebidas hoje está trabalhando apenas na cobertura de funerais. Creel é a pessoa que quer uma nova história para o mundo. Dick trabalha em uma agência de GP e é o escolhido por Creel para o trabalho. Esses são alguns dos personagens que aparecem no livro. Todos muito bem trabalhados, bom ressaltar.

A narrativa vai se intercalando pelo ponto de vista de cada um deles. Isso nos ajuda a entender algumas motivações, inclusive de personagens como Creel, que são extremamente complexos. Conseguimos ver o quanto uma pessoa pode ser contraditória, fazendo guerra e caridade ao mesmo tempo, e tentar entender o motivo pelo qual Creel quer essa verdade.   

Sei que essa história de “o governo quer enganar a população” está em vários livros, mas considero esse um dos melhores que li. Achei toda a história muito bem entrelaçada e ficamos abismados a cada nova jogada de Dick para enganar as pessoas. Gosto de livros que me fazem refletir e esse foi um deles. Aliás, esse livro daria um filme excelente, cheio de ação e politicagem.

A frase que o livro traz na capa resume tudo: "Por que perder tempo descobrindo a verdade quando se pode facilmente criá-la?"

Promoção


Gostou do livro e quer ler? Temos promoção dupla no blog. Toda a Verdade4 de Julho, para apenas um ganhador!


A promoção irá até dia 30/06, em comemoração ao aniversário do blog, e o envio dos livros será de responsabilidade da editora. O sorteio será feito pelo Rafflecopter, como tem sido os últimos daqui. Se tiverem alguma dúvida é só perguntar. Boa sorte!

15 comentários:

  1. eu tava mesmo pensando em como arranjar esse livro KKKKKKKKK
    eu amei a resenha e o livro parece muito a minha cara, adorei demais a sinopse desse livro a capa tudo aaaaaaai preciso dele U-R-G-E-N-T-E-M-E-N-T-E, faz tempo que foi lançado?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. não sabia desse livro :O gostei demais da sua resenhaaaaaaa! adoro livros que além de contar uma história, nos passa uma lição de moral! Livros assim que realmente fazem a diferença ! Participando da promo tbem, bjs :)

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha ficou ótima! Há algum tempo estou de olho nesse livro, pois parece-me ser muito bom, e o assunto todo envolvido é bastante interessante. O único ponto negativo, particularmente, é o "ação e política" com forte participação no livro, mas acredito que não deixe-o chato. Ah, e eu adoro a frase da capa desse livro (:

    Participando da promoção. Dois belos prêmios :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante, para refletir mesmo. Nos dias de hoje "todos" enganam e saber o real, o verdadeiro fica complicado. Participando do sorteio. :)

    ResponderExcluir
  5. Boa resenha, cara, eu me lembro de um vídeo (que não lembro o nome) de uma garota (que era atriz) que fez um web serie, todos acharam que o que ela estava dizendo (que ela queria se matar por sofrer bullying) era real e queria convencer ela a não fazer isso, no final ela teve que fazer outro vídeo explicando que era tudo encenação para a web serie, mas isso demonstra a capacidade de temos para ser enganados, cara, adorei o livro (e nem li) e com certeza estou participando dessa promoção!

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ótimo, a resenha foi muito bem feita e nos mostrou os pontos fortes da leitura, dinâmica e reflexiva, adorei! Sem dizer que o sorteio dele com o livro do James Patterson, já me conquistou né! Adorei!

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei seu blog vou ser um fiel seguidor

    ResponderExcluir
  8. Estou encantada com o seu blog. A cada post que leio, fico ainda com mais vontade de arrumar um tempinho pra tirar minhas escritas da gaveta (ou de alguma pasta do computador rs) e fazer um blog também. Lindo! Acompanharei sempre aqui! E já estou participando da promoção. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Faz um sim, ter um blog é bom para ir escrevendo algumas coisinhas, esvaziando a cabeça... já tive vários!

      Excluir
  9. A propósito, suas resenhas são ótimas! Fiquei ainda mais com vontade de ler esses livros! =)

    ResponderExcluir
  10. Esse livro me lembrou um filme que eu vi que o governo fabricava uma guerra, Não lembro o nome agora, mas como gostei do filme quero ler este livro.
    Adorei sua resenha.

    ----Leituras & Fofuras----
    www.leiturasefofuras.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não lembro de ter lido algum livro deste autor, quem sabe já começo por este.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  12. Tem bastante coisa bacana aqui no blog! Parabéns pelo trabalho =D

    ResponderExcluir
  13. Estou bem curiosa para ler esse livro todo mundo fala bem dele, adoro livros quando são com capítulos intercalados!


    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir