terça-feira, maio 15, 2012

Resenha: O Reino de Milian

. .


O Reino de Milian
Autora: Pamela Chris
Editora: Multifoco
Páginas: 416
Link no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/200907
Entrevista com a autora: Pamela Chris
Sinopse: A guerra dos três Reinos já preocupava Ana e sua mãe antes mesmo de David, um garoto do Reino inimigo, chegar. A partir daí Ana vê sua vida mudada. Juntamente com alguns amigos ela deve viajar entre os Reinos, mesmo com o perigo da guerra, e efetuar uma missão nobre. Uma missão que poderia trazer de volta a paz, a alegria que uma guerra de vinte anos tirou. Uma missão que uniria Milian novamente. E Ana está disposta a isso, mesmo que isso signifique que ela pode não voltar viva.
Resenha: Milian é um reino com três povos: cantores, dançarinos e sonistas. No início do livro vemos um reino tranquilo, cheio de alegria e em festa pelo nascimento do filho do rei. Porém algumas pessoas se sentem ameaçadas por esse nascimento, e planejam  assassinar a família real. A partir desse momento Milian entra em guerra e se divide em três reinos, separando as pessoas pelo seu dom. Cada povo/reino possui um dom específico (canto, dança ou música), além de roupas e características diferenciadas. Após o Dia da Traição, os reinos se tornam inimigos e ninguém pode ultrapassar suas fronteiras.

Ana é uma menina especial que vive no reino da dança. Ela vê a sua vida mudada quando David, de um reino inimigo, aparece na sua vida com uma missão: trazer a paz de volta a Milian. E aí se desenrola a nossa história.

Fazia tempo que não lia um livro tão estilo conto-de-fadas. Desde o início imaginava o livro como algum filme da Disney, cheio de príncipes, princesas, reinos distantes, pessoas malvadas, inveja, aventura de jovens para restaurar a paz... e percebi que sentia muita saudade de ler um livro inocente e simpático assim. Não me entendam mal, não é um livro infantil - até porque é um pouco grande para crianças. É um livro que pode lido por qualquer pessoa que goste de um mundo de conto-de-fadas.
"... a história sobre esse dia era uma história inacreditável, não porque ela fosse uma bela história, ou algo impossível de se acontecer. Era inacreditável por que ninguém queria realmente acreditar que aquela era a nova realidade" (pág. 9)
Acompanhamos Ana, Davi e alguns amigos durante o livro. Vamos passando pelos reinos diferentes e é muito legal como os personagens e costumes de cada reino vão aparecendo, sempre de forma muito natural. Gostei bastante dos personagens que, apesar de simples, me cativaram - especialmente a protagonista Ana. 

A autora tem uma escrita simples e sem muitos rodeios. Os ambientes e situações são descritos sem muita enrolação - mas conseguimos imaginar tudo de forma bem tranquila. Apesar do número de páginas, não é um livro tão grande quanto parece. Ele foi feito naquele padrão que é um pouco menor do que vemos na maioria dos livros (largura e altura dos livros do Percy Jackson, por exemplo).

Infelizmente o livro tem alguns problemas, e grande parte se deve pelo trabalho da editora. Vou até separar em itens:
1. Nunca havia lido um livro com tantos erros de português, simplesmente acho que não passou por trabalho de revisão que seja.
2. Diagramação. Sabe aquele espaço que costuma ter em alguns livros quando troca o assunto dentro de um mesmo capítulo? Alguns colocam um espaço extra, outros colocam alguma marcação como "***" e etc. Simplesmente não tem. Ou seja, você está em uma linha de raciocínio, em um ambiente e, do nada, está lendo a frase de um personagem que está em outro lugar, fazendo outra coisa. Isso muitas vezes me fez voltar um pouco na leitura para verificar o que tinha acontecido - até para ver se não tinha perdido nada.
3. Capa. Ou melhor, a forma como a capa foi colocada no livro. Normalmente, perto da lombada, temos uma "marquinha" para que a capa do livro dobre ali, ao invés de puxar a lombada (não sei se aquilo tem nome específico). Esse livro simplesmente não tem. Isso deixou a capa "inteira" do verso à frente do livro, inclusive ficando um pouco menor do que deveria.
4. Esse pode ser um pouco bobo, mas foi algo que me incomodou também. Depois do travessão de explicação sempre tinha letra maiúscula (enquanto os outros livros costumam ter em minúscula). Exemplo: "-Ora, quem de nós sabe melhor persuadir? - Perguntou João". Bobo né? Porém me incomodou.

Da parte da autora, não posso deixar de mencionar algumas frases redundantes. Realmente não são muitas, mas algumas foram bem desnecessárias. Gostaria de ter lido uma explicação um pouco melhor sobre o que são os Lenitos, personagens mágicos que aparecem na história e acompanham os personagens por um período.

Apesar de tudo isso, acreditem: eu adorei o livro. Como disse antes, ele é de uma doçura que me encantou. Não sei como consegui gostar tanto de um livro  em que notei tantos probleminhas, mas gostei. Só não dou "cinco estrelas" por causa dos problemas da editora. Li de forma super tranquila e rápida, o livro simplesmente ia... fluindo. Sinceramente espero que seja lançada uma nova edição e que corrijam esses problemas, porque eles podem afastar muitas pessoas.
"Dizem que aquela criança, nascida da rainha Sara, está viva e que ela governará Milian novamente. Há quem diga que pessoas dos três Reinos se juntarão para que isso aconteça. E também dizem que Milian se unirá como nunca se viu antes." (pág. 95)
 Recomendo: para quem gosta de contos-de-fadas.

8 comentários:

  1. PROBLEMAS ATÉ SÉRIOS ESSES QUE VOCÊ RELATOU, FAZ TANTO TEMPO QUE NÃO LEIO CONTO-DE-FADAS QUE DÁ MESMO SAUDADE E A CAPA DESSE LIVRO, EU ACHEI MARAVILHOSA, NÃO SEI SE JA DEU PRA PERCEBER KK MAS EU AMO FOTOS DE PAISAGENS E TALS E ESSA É MUITO PERFEITA, EU AMEI
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Já tinha visto esse livro há algum tempo, conheci a autora através do blog dela.
    Realmente os erros de português acabam afastando um bom número de pessoas, e é por isso que eu mesmo reviso os meus livros antes de mandar para a revisão, para reduzir ao máximo o perigo de erros passarem despercebidos.
    E eu não acho o quarto item bobo não, hehe. Eu tomo MUITA atenção pra não deixar com letra maiúscula depois dos hífens, isso me incomoda bastante hahaha.

    Beijo ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre gostei de contos de fada. Era simplesmente apaixonada, haha. Mas, sinceramente, há anos que não leio algum. Acho que nem gosto mais! rs Mas achei interessante esse livro. Gosto da capa dele; é muito bonita. Uma pena que haja tantos erros. Eu fico agoniada quando leio um livro com erros - sejam eles de diagramação ou de português. Mas gostei da sua resenha, ficou ótima!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida :)

    Faz tempo que não passo por aqui!!!!!

    Que legal, mais uma autora nacional!!
    Puxa, é realmente uma pena quando a editora deixa a desejar em detalhes SUPER IMPORTANTES como esses que você mencionou. Eu sou como você, até uma letra maiúscula no lugar da minúscula já me incomoda rs rs rs

    Mas que bom que a história é boa o suficiente para passar por cima disso ^^


    Beijooooo!

    Samanta Holtz
    autora de O Pássaro
    www.samantaholtz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Pulando esses probleminhas, que bom que o livro supera isso, gostei da capa, mas não sei se leria. ;)

    ResponderExcluir
  6. Não gostei muito da capa '-' mas gostei da sinopse ^^
    Faz tempo que não leio contos de fadas, tipo muito tempo mesmo! Mas sua resenha fez o livro ficar tão bom! Quero ler ele! (mas antes tenho que terminar a pilha de livros que começou aparecer com a aproximação do meu aniversário)
    Não sei se gosto ou se desgosto dos erros de português/diagramação nos livros, é irritante quando estou lendo mas eu fico apontando para ele e dizendo OMG! Tem um erro! Tem um erro! (sim, sou retardada)
    É realmente chato quando não tem a marquinha que eu também não sei o nome, parece que vou arrancar a capa se abrir o livro demais...

    ResponderExcluir
  7. Que estranho esses erros :S mas apesar de ter essas coisinhas, eu gostei da resenha e até me interessei pelo livro rs

    ResponderExcluir
  8. Nossa as vezes as editoras não tem carinho na hora de revisar um livro mesmo .~.
    Mas a estória parece ser ótima ^^
    beijos

    ResponderExcluir