quinta-feira, maio 03, 2012

Eu fui: I Odisseia de Literatura Fantástica

. .



Minha primeira "cobertura" de um evento literário! (se é que se pode chamar assim). 
Aconteceu esse final de semana (27 e 28 de abril) em Porto Alegre/RS a I Odisseia de Literatura Fantástica. O evento aconteceu no Memorial do Rio Grande do Sul (foto abaixo), que fica localizado na Praça da Alfândega - praça onde anualmente acontece a Feira do Livro. 


Confesso que não sabia muito o que esperar porque é o primeiro evento literário (além de feiras do livro) que fui. Não tinha ideia de tamanho, do que iria encontrar... mas gostei do que vi! 
O Memorial estava, digamos, dividido. Logo no saguão de entrada havia o balcão de informações e, atrás dele, um tipo de auditório aberto onde estavam acontecendo os debates e painéis. Achei isso uma ótima sacada, pois assim chamava mais atenção das pessoas que estavam passando e a gente podia parar para ouvir só um pouco, caso quisesse.


Indo para a esquerda (o lado direito não estava ocupado pelo evento), encontrávamos o espaço onde os autores estavam dando autógrafos. Eles tinham suas mesinhas, cheias de livros, marcadores e alguns cartazes chamando atenção para as obras. A cada hora trocavam os autores que ali estavam.


Passando pelo saguão dos autógrafos, chegávamos na área onde estavam as editoras. Confesso que achei um pouco apertadinho! Era difícil parar em algumas bancas porque ficava muita gente em volta - e as vezes era difícil até de passar! Isso que não estava muito lotado (o tempo não ajudou em nada, estava super frio e uma chuva forte e fininha!). Enfim, cada editora tinha sua mesinha com vários e vários livros - e muitos autores.



Isso acho que foi um dos pontos positivos da Odisseia: muitos e muitos autores. Muito legal ver eles por ali, alguns super animados em mostrar os seus livros e outros dando autógrafos nos marcadores a mil. Tinha duas meninas que estavam autografando seus marcadores enlouquecidamente! Outros nos abordavam para contar um pouco sobre os seus livros, entregar cards, etc. Gostei desse contato mais direto.


Poderia ter aproveitado bem mais a Odisseia - e conversado com autores - se não fosse minha incrível falta de jeito. Como era o meu primeiro "evento", fiquei bem pateta perdida! Quando cheguei em casa que comecei a pensar no que devia ter feito... incluindo tirar fotos com os autores!



Essa foto aí de cima foi para mostrar um pouco de como é o Memorial, cheio desses grandes painéis com autores, um pouco da história... é um lugar bem interessante de se conhecer.

E foi isso! Vocês viram na  Correio da Semana  que consegui muitos marcadores né? Alguns até autografados. Essa semana ainda sai uma promoção só de marcadores! Espero que gostem :)


Site do evento: Odisseia Lit-Fan


Como foi o primeiro post que fiz nesse estilo, caso tenham sentido falta de alguma informação, ou tenham qualquer sugestão, comentem! Futuramente pretendo fazer mais.

6 comentários:

  1. Ah, que bacana! Eu até hoje não fui em nenhum evento, mas pretendo - decidindo ainda - ir na Bienal em Belo Horizonte dias 18 a 27. Mas Bienal é sempre tão 'cheia', que eu me sentiria 'perdida', sem saber onde ir primeiro, haha. Mas estou querendo muito ir. Creio que vale a pena ir em eventos :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Vale a pena ir a esses eventos, pena que aqui na minha cidade acontece muito pouco. ;)

    ResponderExcluir
  3. Aaaa eu adorei, eu queria ter ido! Já que é o mais perto aqui de onde eu moro, =/ mas não deu, parece que foi super legal, mesmo com os contra-tempos, mas acho que valeu né!
    Bjussss ^^

    ResponderExcluir
  4. Nossa parece ser tão legal!
    Eu queria conhecer alguns autores, o mais próximos que eu já vi foi na bienal e.. Hey Wait! Ano passado eu esbarrei (literalmente) como o Ziraldo e não pedi um autógrafo! Só tinha pedido desculpas... Mas voltando ao assunto, eu gostaria de ir à um assim...
    Beijos Tami!

    ResponderExcluir
  5. Acho muito legal ter esses eventos e o post está bom, queria poder ir em um mas aqui na minha cidade não tem eventos literários alem de Feira de Rua do Livro, que é claro que eu vou né, acho que todas as cidades deveriam ter um evento desses

    ResponderExcluir
  6. Que bacana, bem mais organizado que uns que eu ja vi ! Espero que tenha aproveitado bastante la, e que esse seja a primeira de muitas coberturas em eventos desse tipo rs :)

    ResponderExcluir