terça-feira, maio 22, 2012

Dica da Semana #3: Como trocar marcadores

. .


Mais um dia de Dica da Semana! O assunto de hoje será sobre como trocar marcadores. É algo simples, mas acho que vale algumas dicas.

Antes de trocar:
A primeira coisa a ser feita é organizar os seus marcadores repetidos. Tire fotos dos seus marcadores, coloque em um álbum virtual e só depois comece as trocas. Para quem já está nisso há um tempo, é muito difícil dizer se temos ou não um marcador só pelo nome. Aqui está o meu álbum de trocas, caso queiram dar uma olhada.

Onde trocar: 
Existem basicamente dois lugares que troco: no grupo Troca de Marcadores, do Skoob, e pelo site Mirage Bookmark. Vamos ver um pouco sobre eles:

Troca de Marcadores: o grupo é cheio de gente que ama marcadores como eu e você. Lá temos um tópico fixo que se chama "Troca de Marcadores". Nele concentramos a lista de marcadores para troca que cada pessoa tem, e avisamos sempre que a lista for atualizada (e apagando a sua mensagem anterior). Você pode postar a sua lista lá ou simplesmente olhar a coleção dos outros para ver se tem algo que interesse. Caso tenha, envie um recado para a pessoa propondo uma troca (dizendo os marcadores em que está interessado) e aguarde a resposta. 

Mirage Bookmark: o Mirage tem uma lista de pessoas que trocam em todo o mundo. Para trocar com alguém de outro país, mande um email para a pessoa (em uma língua que ela entenda - normalmente inglês) e combinem o número de marcadores a serem enviados. Nesses casos normalmente não são definidos quais marcadores serão enviados (já que é difícil ter repetidos de outros países), simplesmente definimos quantos serão. 

Como enviar:
Alguns cuidados básicos para o envio das cartas:
- Envie os marcadores preferencialmente dentro de um saquinho plástico, para evitar estragos como chuva e umidade. Caso não tenha um saquinho, ao menos enrole em papel - não envie os marcadores soltos no envelope.
- Para cartas no Brasil, escreva na frente do envelope: "Favor não dobrar". Isso serve para evitar (um pouco) que o porteiro do prédio, ou o carteiro, dobrem o envelope para colocar na caixinha.
- Para cartas do exterior, faça uma embalagem mais reforçada. Nesse caso é indispensável que seja enviado com plástico - o ideal é que seja enrolado em plástico-bolha.
- Cartas dentro do Brasil podem ser enviadas como comum. Para o exterior deve-se mandar como documento prioritário ou econômico - e se forem muitos marcadores é bom mandar com registro.
- Seja para o Brasil ou exterior, é simpático enviar um bilhetinho agradecendo pela troca e colocando o seu nome ou apelido do Skoob - facilita na hora de saber de quem vem a carta.

Basicamente acho que é isso. Se surgir alguma dúvida é só perguntar!

Outras dicas sobre marcadores:

8 comentários:

  1. Legal isso de trocar marcadores, achei muito interessante e adorei a seção Dica da Semana :D

    ResponderExcluir
  2. Pena que eu tenho poucos marcadores, mas muito boa a dica. Bjoo

    ResponderExcluir
  3. Uma pena que eu não tenha tantos marcadores!
    Mas, em breve, terei!
    Muito boa suas dicas, mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que legal!

    Gosto muito de interagir com pessoas de outros estados e paises!
    Essa é uma ótima maneira!!
    Obrigada pela dica!!!

    Bju

    ResponderExcluir
  5. Vou fazer, bastar arrumar marcadores kkkkk
    Mas foi boa a dica :)
    (Deus! Quantos grupos no Skoob eu estou conhecendo por sua causa!)

    ResponderExcluir
  6. Não tenho infinitos marcadores pra trocar, por isso não troco, e os que eu tenho , eu amo de paixão,então nem rola trocar kkkkkkkkkkkkk ><

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde.Tenho inúmeros marcadores de livros repetidos.Estará interessada numa eventual troca.Agradeço a informação.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho vontade de trocar marcadores, que quiser ver minha coleção [que não é grande! Ainda.] vou colocar o link pras fotos. Alguns tenho repetidos e quero trocar. http://livrosilike.blogspot.com.br/2014/12/minha-colecao-de-marcadores.html

    ResponderExcluir