segunda-feira, maio 07, 2012

Dica da Semana #1: Como iniciar sua coleção de marcadores

. .


A partir dessa semana a segunda-feira do Gaveta Abandonada terá uma nova seção! Ou melhor, uma troca de seção.
Irei parar de colocar o "Correio da Semana". Percebi que ele é um post legal para quem está fazendo, e não para quem está lendo. Afinal, os livros que recebi hora ou outra vocês vão ver por aqui né? Idem para os marcadores. Então passarei a publicar alguns dos que receber no twitter e/ou facebook, mas no blog não devem mais aparecer.
No lugar do "Correio da Semana" entrará o "Dica da Semana" que, como o nome diz, irá trazer uma dica para vocês. Pode ser relacionado com literatura ou não (irei tentar focar mais para o lado do mundo literário, claro), mas vou tentar trazer dicas que vocês possam gostar ou utilizar. 

Hoje começamos por um assunto que é bastante abordado aqui no blog: marcadores. Mais especificamente, vou falar sobre como começar uma coleção. Caso você queira começar a sua, saiba que é imprescindível uma cara-de-pau para sair pedindo em todos os lugares! Aqui estão mais ou menos os passos que segui:

1. Revirar a casa (sua e dos outros) e os livros em busca de marcadores. A gente sempre tem alguns perdidos por aí.

2. Geralmente na primeira etapa não conseguimos muita coisa, então precisamos ir atrás de novos. O principal lugar para encontrar é em livrarias. Caso elas não disponibilizem os marcadores em algum lugar livre para pegar (algumas livrarias Saraiva daqui deixam os marcadores expostos na entrada ou no caixa), vá até o caixa e pergunte se tem. O máximo a se receber é um não.

3. Editoras. Tendo um blog ou não, mande email para editoras, explique a sua história e peça alguns marcadores. Algumas foram super simpáticas comigo e enviaram vários, bem antes do blog ser literário (só não irei citar os nomes para não parecer que é obrigação da editora).
4. Feira do Livro. Várias cidades tem a sua - algumas maiores que as outras, claro. Mais um lugar para deixar a vergonha de lado e ir pedindo de banca em banca. 

5. Sorteios. Muitos blogs literários fazem sorteios de marcadores, ou com marcadores. Se inscreva em todos e tente a sorte! Mesmo que sejam poucos, já é um começo.

6. Peça para amigos e parentes começarem a buscar marcadores para vocês. Hoje acontece bem seguido de alguns amigos me mandarem uma mensagem de "consegui mais um marcador para ti!"

7. Não conseguiu pedir? Compre. Existem vários sites que vendem marcadores, no Brasil e no exterior. No Mercado Livre temos pessoas que vendem lotes com vários tipos, e temos sites onde os marcadores são de alguma "coleção". Futuramente farei uma lista com alguns dos lugares que disponibilizam a compra.

8. Faça. Use a imaginação e crie os seus marcadores! De papel, ponto cruz, tricot, fitas... imagine e realize.

Que eu lembre foi isso. Caso tenham mais dicas, comentem que incluo aqui!
O que acharam da troca de seção, aprovam?

13 comentários:

  1. Eu adorei essa nova seção, mas eu gostava da caixinha de correio também! u.u
    Adorei suas dicas, eu tenho minha pequena coleção de marcadores, e sempre que posso tento aumentá-la!^^
    E ahh... uma dica minha é a boa e velha troca né??? Até porque as vezes temos uns repetidos, eu já troquei varias coisinhas minhas por marcadores com minhas amigas, tipo... um esmalte por um marcador de Beijada por um anjo!!!! kkkkkk(eu amo os livros s2) E sempre eu estou perguntando se algumas delas tem marcadores pra trocar comigo!!! =P
    Bjussssss >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, tinha esquecido das trocas "outras coisas x marcadores"! Vou atualizar :)

      Excluir
  2. Gostei da troca, é como você disse veremos depois nas resenhas mesmo.
    Eu gosto de marcadores, mas nunca tive vontade de começar uma coleção rs
    Do que será a próxima? Fiquei curiosa XD
    Abraços Tami, Ana - Chiado Carioca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda estou em dúvida.. tenho algumas dicas a mais sobre colecionar marcadores, ou para blogs, ou assuntos não-literários... o que não falta são ideias :)

      Excluir
  3. ótimas dicas!!! Vou tentar com algumas editoras... beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas e faço todas elas, só não tentei pedir para as editoras '-' Eles mandam mesmo para as pessoas que não tem blog famoso xD?

    ResponderExcluir
  5. Já tenho alguns e vou fazer troquinhas tmb com uma amiga. boa dica.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a dica muito legal, outra hora podia dar umas dicas de como guardar os livros perfeitamente pra que não estrague e tals ;D

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho poucos marcadores, mas comecei a colecioná-los há menos de um mês; devo ter uns 30, apenas. Mas enfim, com o tempo e com suas dicas terei o suficiente para chamá-la de coleção. haha
    Ah, eu gostava do Correio da Semana, mas também acho um pouco inútil mostrar os livros que, consequentemente, acabaremos por ver aqui, seja em resenhas ou em promoções. Essa é bem útil à nós :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. *Nossa, os comentários não estão aparecendo no blog*
    Mas enfim, tudo bem. Adorei as suas dicas. Eu comecei a colecionar mês passado, mas tenho um pouco mais de 30, apenas ainda. Mas, tudo tem seu início, rs. E sim, é necessário tudo isso que você citou acima - inclusive a cara de pau. haha

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Odeio,mesmo,quando eu compro um livro em uma livraria e eles me NEGAM uma marcador ODEIO MESMO.Poxa vida estamos comprando livros com preços não muito amigos,o que custa eles nos darem um único marcador:( Enfim eu amo marcadores e espero um dia ter vários....Adorei o post

    ResponderExcluir
  10. É uma ótima mudança de ares ^^
    Um post de dicas, eu estou começando a desejar marcadores já tem um tempo...
    Agora, vou começar de vez minha coleção :)

    ResponderExcluir
  11. Ja iniciei a minha ! adoro fazer coleção, a minha ainda tá pequena perto de umas que ja vi por ai, mas aos poucos vai crescer rs

    ResponderExcluir