quarta-feira, maio 02, 2012

Crítica: Os vingadores

. .


Título original: The Avengers
Direção: Joss Whedon
Roteiro: Zak Penn; Joss Whedon
Sinopse: Loki (Tom Hiddleston) retorna à Terra enviado pelos chitauri, uma raça alienígena que pretende dominar os humanos. Com a promessa de que será o soberano do planeta, ele rouba o cubo mágico dentro de instalações da S.H.I.E.L.D. e, com isso, adquire grandes poderes. Loki os usa para controlar o dr. Erik Selvig (Stellan Skarsgard) e Clint Barton/Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), que passam a trabalhar para ele. No intuito de contê-los, Nick Fury (Samuel L. Jackson) convoca um grupo de pessoas com grandes habilidades, mas que jamais haviam trabalhado juntas: Tony Stark/Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Steve Rogers/Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Bruce Banner/Hulk (Mark Ruffalo) e Natasha Romanoff/Viúva Negra (Scarlett Johansson). Só que, apesar do grande perigo que a Terra corre, não é tão simples assim conter o ego e os interesses de cada um deles para que possam agir em grupo.
Opinião: O que dizer? Uma sala excessivamente quente (valeu Cinemark!) sempre me deixa meio mau humorada. No meio da história simplesmente não conseguia mais ficar com as minhas pernas paradas - estica para cá, estica para lá, bate na cadeira da frente - e os olhos também estavam ficando com uma boa dificuldade de se manterem abertos. Mas só dei umas cochiladas. Pelo menos não vi o filme em 3D, apesar de ver o pessoal falando que é bom.

Vingadores. Começa o problema pelo fato de que prefiro da Liga da Justiça. Mas ok, vamos relevar. O Homem de Ferro é simplesmente o máximo e sem ele o filme seria uma droga. Ele é o responsável pelas melhores cenas do filme - e, sem sombra de dúvida, pelas mais engraçadas. Aliás, Vingadores é um filme engraçado! Mesmo assim não ficou entre os melhores de super-heróis.

Começa pela péssima escolha do malvadão. Tudo bem, não é culpa do filme porque a história vem dos quadrinhos. Mas, honestamente, Thor foi a pior coisa que vi no cinema, e isso inclui esse péssimo antagonista. Loki é o vilão mais mimadinho, sem um bom skill de luta, sem noção de nada que eu já vi. Uma droga. O filme em si até que estava indo direitinho (apesar do Loki) até que me aparece o Thor também. Péssimo, péssimo, péssimo. Não precisava.

Hulk é a participação mais non-sense do filme. Confesso que não vi o filme do Hulk, mas uma coisa é muito mal explicada: em uma hora ele é o temido da galera - do estilo "gente ele não pode se transformar senão vai matar todo mundo" - daí ele se transforma e quer matar todo mundo - incluindo amigos. Faz sentido, sempre ouvi que o Hulk era assim mesmo. Porém no final tá todo mundo ali, do ladinho dele, torcendo para ele se transformar - e ele se transforma sem querer matar nenhum amiguinho! Ah pára! Vamos explicar a história direito: ou se transforma e perde a personalidade sempre ou não né! E não adianta me dizer "ah, mas é filme, é ficção, é assim mesmo...". O filme todo é ficção (oh really?), então vamos fazer uma ficção coerente.

O arqueiro verde arqueiro preto Gavião Arqueiro é um que... sei lá, simplesmente não chamou minha atenção. E não fez grande coisa na história. Idem para a Viúva Negra - porém ela tem umas cenas boas e inteligentes no filme. 

O Capitão América confesso que não conhecia - não vi o filme e nem sabia muito sobre o super-herói - e gostei dele. Old school, cara de bonzinho, meio antagonista do Homem de Ferro na personalidade... gente fina! E um dos que pensa por ali.


Mais para o final o filme viaja. Vem aquelas Ônix gigantes do Pokémon    (fotinho aqui, para quem não conhece) caindo do céu para atacar eles. Deviam ter chamado o Pikachu para defender o mundo, não esses caras... No final ainda me aparece o Hellboy. Falta de imaginação na criação de personagens! :p


Tirando a (minha) ironia, o filme segue bem a linha de qualquer filme de super-herói: muitas lutas e explosões, situações que a gente acha que o personagem não vai sair vivo, algumas cenas cômicas (ponto super positivo do filme)... só praticamente não tem o romance, que costuma ser básico nesses filmes. Será que foi isso que senti falta?

Resumindo: Capitão América + Homem de Ferro. Vocês são o filme.


Recomendo: para quem gosta muito de super-heróis e não se irritou com o filme do Thor que nem eu.


Trailer

10 comentários:

  1. Confesso que eu nunca gostei de filmes assim. Hulk, x-men, Capitão América, e derivados, haha. É muita coisa fora da realidade para mim, e nunca gostei. Mas gostei do post :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é muito bom. Recomendo a todos.

    ResponderExcluir
  4. Esse filme tá dando o q falar, mas eu ñ curto esse tipo de filme. ;)

    ResponderExcluir
  5. Cara, eu amei o filme, até porque prefiro Os Vingadores à Liga da Justiça :p
    Não, apesar de não explicado o Hulk foi o melhor do filme, gente, o filme todo era ele e o Tony!
    O Capitão América é foda (apesar dele ser mais foda nos HQs), mas ele é certinho demais, meio que me irritou de começou, mas depois ficou legal (Nossa, sinto tanta pena dele, são 70 anos! Tudo que ele conhecia e amava morreu!)
    A Viúva Negra era meio secundária nos quadrinhos, mas de qualquer jeito era foda lá e a Scarlett Johansson soube colocar esse jeito nas telas
    O Gavião Arqueiro foi muito bem feito! Fiquei impressionada
    Thor, é, o filme solo dele foi muito ruim, mas até que aí ele ficou legal
    Loki, não, fala sério, em Thor ele pode até ter sido ruim pra caramba mas aí tá sensacional!
    E.... Melhor eu parar, Deus, fiz um texto aqui..

    Para finalizar: Justice League sucks! :P

    Ana - Chiado Carioca

    ResponderExcluir
  6. Ahhh quando eu assisti Thor eu adorei o filme, e eu estou querendo muito assistir esse Os Vingadores, eu acho que vou gostar, levando em conta meus gostos de filmes!!! ;)

    ResponderExcluir
  7. ahh!! Concordo!! O filme não teria sido nada sem o Homem de Ferro, e adorei o que voce escreveu sobre como era ele que estava nas cenas mais engraçadas! Eu fiquei rindo o filmo inteiro que nem uma louca por causa das falar dos Homem de Ferro! E acho, que o Loki é um vilão muito fraco para ser o antagonista nesse filme, que tinha tudo para ser bom!! Nao estou dizendo que foi ruim, eu adorei o filme, mas o Thor e o Loki não chamaram minha atenção. Adorei as cenas do Stark e do capitão américa, quando o Stark chamava o capitao de velhinho!! haha! muito bom!!

    ResponderExcluir
  8. Bom não assisti nenhum desses filmes kkkkkkkk não gosto de filme de super-herois e esse é um que mesmo fazendo sucesso ainda estou me recusando a assistir

    ResponderExcluir
  9. ATÉ hoje não vi esse filme --' ganhei ingressos mas não deu pra mim ir ver. Mas pelo que minha irmaã disse, é bacana deeeeeeeeeeeemais !rs

    ResponderExcluir
  10. O Hulk na verdade depois que teve contato com o cetro do Loki, seu controle foi alterado. Nos Hk da Marvel conta essa mudança, então dos vingadores a diante o Hulk não será mais a criatura irracional como antes. =]

    ResponderExcluir