quarta-feira, abril 25, 2012

Série x Livro: Dexter

. .



Gosto muito de seriados, e um dos meus favoritos é o Dexter. O serial killer mais simpático da tv - e dos livros!

Jeff Lindsay
Por gostar muito do seriado, sempre tive curiosidade em ler a série que Jeff Lindsay escreveu e que deu origem a ele. Geralmente o maior receio de um fã quando se fala em adaptações é se o filme (ou série) vai conseguir ser tão bom quanto o livro. Dexter consegue ser bom nos dois, mesmo mantendo estilo - e histórias - diferentes. Escrevi uma  resenha sobre o livro esse ano, quando o li  para o Desafio Literário. 

Vamos conhecer um pouquinho sobre a série de tv e a dos livros?

A série de TV estreiou em 2006 e está indo para a sua sétima temporada. Já foi confirmado que a série está se encaminhando para o seu final e terá apenas mais a sétima e oitava temporadas. Confesso que a melhor delas até agora foi a quarta - e a última, sexta, não foi das melhores.

Já a série de livros foi escrita por Jeff Lindsay em 2004, mas só chegou no Brasil em 2008 (graças ao sucesso de Dexter na tv). Atualmente está sendo escrito o  sétimo livro, porém aqui no Brasil o sexto ("Double Dexter") ainda não tem previsão de lançamento.

A tv e os livros tomaram rumos bem diferentes na história, e isso já podemos perceber quando lemos o primeiro. Desde destaques para certos personagens, até mortes inesperadas, a história conseguiu se dividir e deixar um bom enredo para os livros e para a tv (para a alegria daqueles que querem acompanhar os dois).

Comparando apenas o primeiro livro com a primeira temporada da série, podemos destacar o seguinte (sem spoilers importantes):

Livro:
LaGuerta
- Acompanhamos basicamente os personagens Dexter, Deborah (irmã de Dexter) e LaGuerta (tenente).
- Dexter tem um certo dom de encantar as pessoas, e sabe como seduzir as mulheres - quando precisa.
- Não diz com muita clareza onde Dexter deixa os pedaços de corpos depois que mata. As vezes simplesmente enterra em um lugar por perto.
- LaGuerta é uma personagem bem mais odiada - e odiosa. E tem um papel de maior importância na história.
- O primeiro nome de LaGuerta é Midgia.
- Deborah é descrita como uma mulher com um corpo muito bonito (popularmente falando: gostosa)
- O romance de Dexter e Rita mal aparece - apesar de narrar algumas cenas que foram para a tv
- O apelido dado ao serial killer da temporada é "Carniceiro de Tamiami" (que eca de nome)

Série:
- Além do trio citado no livro, vários personagens secundários tem um bom destaque, como Angel, Masuka e Rita.
Rita
- Dexter é mais "confuso" quanto a como lidar com as pessoas - mais ainda quando se trata de mulheres.
- É parte do ritual de Dexter jogar os pedaços de suas vítimas na água.
- LaGuerta tem seus momentos de superioridade, mas não chega a ser tão chata que nem nos livros.
- O primeiro nome de LaGuerta é Maria
- Debra é uma mulher bonita, mas que não se destaca pelos seus atributos físicos (e a atriz é bem magrinha)
- O casal Dexter e Rita aparecem bastante na série e passam por várias situações (não tão importantes para a história, mas interessantes para entendermos o relacionamento) que não são descritas no livro
- O serial killer é chamado de "Ice Truck Killer - ITK" ("Assassino do Caminhão de Gelo").

Em ambos:
- O assassino deixa as vítimas completamente sem sangue e todas são prostitutas.
Doakes
- O sargento Doakes ficou exatamente como o descrito nos livros. Foi só ler a descrição que na hora me veio o ator na cabeça! Não poderia ter sido escolha melhor.

Uma coisa que diferencia bem o livro da série é o final. Porém não quero dar spoiler sobre isso (perde a graça né?) e queria deixar as pessoas que só leram os livros ou só viram os filmes com vontade de conhecer o outro lado. 

Minha opinião? Preferi a série de tv - coisa rara de acontecer. Porém vou acompanhar a série de livros igualmente como fã porque fiquei muito curiosa sobre os rumos que a história do livro pode tomar, e quero saber se em algum momento futuro a série de tv vai seguir o que os livros contam. Vale a pena!

Outros atores/personagens:


Angel Batista - Vince Masuka - Debra Morgan



15 comentários:

  1. bem não curto nem a série e nem o livro, digamos que é muito sangue pro meu gosto hahaha gostei do post por você falar as particularidas da série e do livro

    ResponderExcluir
  2. Prefiro a série, gosto muuito.
    Mas ainda não li o(s) livro(s).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como voce prefere uma conhece sem conhecer a outra?? voce baseou sua opiniao em que??
      o livro é tao bom quanto a série.

      Excluir
  3. Eu ouço muito falar de 'Dexter' porém nunca leio, hahaha. Bom, vejo que é bastante sangue e isso me atrae! Eu, para ser sincera, nem sabia que se tratada de um serial killer, pois de fato não tinha o menor interesse - e como e só assisto séries humorísticas -, mas vendo o tema tratado achei bem legal. Parece ser bem legal, e eu, particularmente, sempre prefiro aos livros... então né!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar em Dexter, mas nunca vi, nem li um livro, mas pelo que percebi é com bastante sangue (legaaaaaaaal) vou tentar assistir um episódio da série!

    ResponderExcluir
  5. Quase não consegui ler a matéria com vontade de logo vir comentar. Sou superhipermega apaxonado tanto pela série como pelos livros. Estou na página 92 do 5º livro "Dexter é delicioso" e é fantástico como todos os outros. Há muita diferença entre os livros e a série e como fã, não sei dizer qual dos dois é melhor. Aguardo ansioso a sétima temporada da série e o lançamento do 6º livro aqui no Brasil.
    Quem não conhece Dexter não sabe o que está perdendo. Mesmo se tratando de um serial killer, quem pensa em só ver sangue vai se surpreender, Dexter é puro humor.

    ResponderExcluir
  6. o livro é complicado de entender , eu ja vi todas temporadas q sairam , li o primeiro livro e fikei com uma duvida sobre oq aconteceu no final do livro (pra ser exato nao entendi o prologo do livro , enterro de quem ? Oo )

    ResponderExcluir
  7. Quem morre é a Migdia Laguerta

    ResponderExcluir
  8. Eu adooro a série, sou super viciada!! Tenho curiosidade de ler os livros, mas baseado no que as pessoas comentam do livro, acho que a série é bem mais excitante!!

    ResponderExcluir
  9. Estou lendo os livros... Já estou no 4o. Gostaria de saber se ,assim como na serie, Dexter tem um filho com Rita (no livro) e se Rita realmente morre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Só que no livro eles tem uma FILHA. E a Rita tb morre no livro e de maneira bem ridícula, por sinal. Isso acontece no último livro: Dexter em cena

      Excluir
  10. Assisto a série e também leio os livros, sou louco por sangue entao seria impossível eu não gostar, mas Dexter é impossível alguém não gostar. Recomendo a todos, tanto os livros quanto a série.

    ResponderExcluir
  11. Eu e minha mulher acompanhamos á Serie desde o inicio, e estamos tão ansiosos pela 8ª temporada que vamos comprar os livros, na verdade queríamos o apenas livro referente à 8ª temporada, mas pelo que andei pesquisando teremos que comprar todos livros, porque só pela sinopse de cada livro, já vi que não tem nada a ver com a serie, personagens diferentes, nomes diferentes, características diferentes, enfim acho que vai ser interessante acompanhar desde o inicio "novamente" Dexter e seu "Dark Passenger".

    ResponderExcluir
  12. Gostei de Dexter até a 4 temporada , depois apenas a 6 temporada. Acho que depois da 4 temporada o personagem se perdeu, mudou muito. Ficar com uma assassina? Q antes ele mataria sem pensar ..... Bom amei até a 4 temporada depois caiu muito.

    ResponderExcluir
  13. Dexter é, sem dúvida, a série mais decepcionante que já vi. Extremamente envolvente até a 4ª temporada. É surpreendente de maneira negativa.

    ResponderExcluir