terça-feira, abril 03, 2012

Resenha: Garota Replay

. .


Garota Replay
Autora: Tammy Luciano
Editora: Novo Conceito
Páginas: 144
Link no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/160914
Sinopse: Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também... 

Resenha: A história é narrada pelo ponto de vista de Thizi, uma garota de 20 anos que mora na Barra da Tijuca e foi praticamente criada pela empregada (Nil), já que seus pais estão sempre viajando. Ela começa na manhã após o acidente (contado na sinopse), com Thizi tentando entender o que aconteceu. 

Esse início creio que poderia ser um pouco diferente. Gostaria de ter conhecido um pouco sobre o dia-a-dia do namoro de Thizi, sua real amizade com Tito, enfim, ter me envolvido um pouco com os personagens antes desse acidente. Da forma como foi narrado, fica um pouco difícil de "entrar" na história e entender como a protagonista está se sentindo diante disso tudo. Mas tudo bem, continuamos.

A história é narrada de forma simples, leve, informal e é voltada para o público juvenil. Thizi me parece um pouco imatura para a idade (coisa que pode acontecer, claro), mas o que achei que forçou a barra um pouco foi a sua amizade com Tito. Digamos que foi uma amizade muito "mundo ideal", ignorando que ambos os personagens já estão praticamente adultos e tem alguns comportamentos que não condizem exatamente com a sua idade. Se eles fossem mais novinhos seria mais simples de entender suas atitudes.

Quando a protagonista encontra a sua replay, muitas dúvidas começam a surgir - na cabeça dela e na nossa. Algumas vezes um pouco repetitivo (em especial nos momentos em que ela relembra a noite do acidente) mas nada de mais. A partir daí a história começa a se desenrolar de forma mais fluída. A sua replay é uma versão completamente melhorada e repaginada dela mesma, o que a leva a pensar porque seguiu alguns caminhos e não outros. Nenhuma reflexão muito profunda (relembre, o livro é juvenil), mas refletem bem aqueles momentos que nós mesmos já passamos em alguma parte da vida.
"Quantas vezes quis ser, quando mais me sentia ninguém? Quando sabemos quem somos nós verdadeiramente? Aquela presença tão real me trazia muitas reflexões e um enorme medo do caminho a ser percorrido até a tal e sonhada totalidade. Que papo-cabeça eu estava tendo, enquanto observava meu corpo na minha frente? Plenitude do ser era algo sobre o qual eu não tinha a menor ideia" (Pág. 51)
Tudo indica que seria um livro juvenil bem comum, mas a autora Tammy Luciano consegue criar uma reviravolta na história que me fez ver tudo de uma outra perspectiva. Até esse momento crucial estava gostando do livro, apesar de achá-lo comum. Quando o fato acontece, minha opinião sobre o livro mudou, e muito, para melhor. Gostei por ele ter surpreendido e tomado rumos inesperados. Infelizmente não tem como contar muito mais sobre isso sem fazer spoilers, então paro por aqui.

Por curiosidade, contei toda a história para o noivo (já que não faz o tipo de livro que ele iria ler mesmo) e ele achou bem interessante. Disse que daria um bom enredo para filme. Pensei bem sobre isso e, realmente, daria um bom enredo de filme. Quem sabe?

Recomendo: para quem gosta de uma leitura leve, um livro para ler rapidinho (é pequeno) e com alguns rumos um pouco inesperados.

Book trailer:

12 comentários:

  1. Esse livro, ele até desperta o interesse, e a resenha ficou muito legal, porém não tenho muita vontade de lê-lo. Talvez por ele ser uma leitura rápida, etc. Ele não deve nos surpreender tanto assim (creio eu). Mas eu leria sem dúvidas alguma :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Como já até comentei em outras resenhas, estava com um pé atrás com esse livro e não sei bem o porquê. Mas todas as resenhas que tenho lido dele até agora assinalam essa reviravolta na história e eu já estou morrennnndo de curiosidade para lê-lo e tomar minha própria opinião. Ainda não pude vê-lo ao vivo, mas a capa é super colorida e fofa e deve ser ainda mais lindo "ao vivo" haha

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não enho muito vontade de lê-lo,pois achei o tema muito juvenil e gosto de livros com reflexões.

    Marianna Santos

    ResponderExcluir
  4. Parece interessantinho, pelo que li da sua resenha e da sinopse. Acho que se encontre numa livraria ele, talvez comprasse pela curiosidade de encontrar consigo mesma. É sempre inesperado.
    Legal. :)

    ResponderExcluir
  5. esse é um livro que eu realmente quero ler, a resenha me abriu o apetite do livro haha, gostei da capa e do titulo do livro, a historia parece ser boa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Da primeira vez que vi a capa desse livro, pensei que se tratava de um livro infantil...rsrsrs...mas depois fui conhecendo melhor, lendo várias resenhas de vários blogs diferentes a respeito do livro garota replay e fui me interessando cada vez mais..
    144 páginas é muito pouco, na minha opinião, mas acho, por enquanto, que o livro deve ser muito bom.
    Adorei a resenha
    bjos

    ResponderExcluir
  7. A resenha está ótimo. Como já foi dito pela ''Dryh'' a primeira vez que vi a capa do livro pensei que se tratava de um livro infantil. Não fiquei muito interessada, de fato. Mas como realmente gostei da resenha, irei dar uma chance para o livro. Afinal já se diz o ditado '' Nunca julgue um livro pela capa. ''

    ResponderExcluir
  8. Na primeira vez que vi esse livro não me interessei, mas por causa da capa (achei ela estranha demais) mas dai li umas resenhas e percebi que parece ser bem interessante, por essa parte da "revira-volta" que acontece e por ser um leitura leve e rápida!

    ResponderExcluir
  9. Eu achei a temática desse livro bem diferente, e fiquei curiosa para conferir a história. Quem nunca imaginou como seria ser mais confiante, mais bonita, mais segura?
    Também tô tentando conhecer mais autores brasileiros, me identificar com o estilo deles... Quem sabe nesse?

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei pra caramba de Garota Replay e sua resenha é bem legal.
    O Tito é apaixonante. estão falando muito neste livro, oq me deixa feliz pq a autora é nacional! e só tenho ouvido indicações dizendo que é uma leitura leve, divertida e muito boa

    ResponderExcluir
  11. O livro parece ser bem do estilo pré-adolescente, o que pode se tornar bem bonitinho pela resenha (e resumo) do livro, mas como não tenho preconceito com livros e me disponho a ler qualquer um, quero ler! :D

    ResponderExcluir