terça-feira, abril 10, 2012

Resenha: Desventuras em Série - Mau Começo

. .


Desventuras em Série - Mau Começo 
Autor: Lemony Snicket
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 148
Link no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/641
Sinopse: "Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere"."

Resenha: Desventuras em Série é (mais) uma das séries de livros famosa que sempre quis ler e ainda não tinha tido a oportunidade. Conhecia um pouco da história devido ao filme, mas não lembrava de muitos detalhes. Apesar de ser uma série longa (13 livros), não me arrependo de ter iniciado agora.


Os três irmãos Baudelaire (Violet, de 14 anos, Klaus, de 12, e Sunny, uma bebê) perdem os pais em um incêndio e vão viver com o Conde Olaf, um ator de teatro desprezível. A vida deles é, literalmente, uma tragédia atrás da outra. Porém isso é muito legal. Não lembro de outro livro que consiga fazer, de certa forma, comédia com tanta desgraça. Ao mesmo tempo, algumas vezes as tristezas na vida dos irmãos são tão grandes que nos pegamos quase sofrendo junto com eles.
"Eu gostaria de poder dizer para vocês que os Baudelaire estavam enganados nas primeiras impressões que tiveram sobre o conde Olaf e sua casa, como muitas vezes acontece. Mas aquelas impressões - de que o conde Olaf era uma pessoa horrível e de que a sua casa era um chiqueiro deprimente - estavam absolutamente corretas" (pág. 32)


Lemony Snicket tem um humor bem irônico, do tipo que eu adoro. Desde situações desastrosas, passando por explicações dos significados das palavras usadas, até a "tradução" da fala do bebê Baudelaire (Sunny), o autor flui a narrativa de forma excelente, sempre nos deixando ansiosos e curiosos para o próximo capítulo. 

O livro em si já é uma maravilha. Cada capítulo é iniciado com um desenho, como se tivesse sido feito à lápis, e retrata algum momento da história que acabamos de ler, ou que iremos iniciar. Isso, além de deixar o livro bonito, é bem interessante para que possamos imaginar os personagens, lugares e situações de forma mais parecida com o que o autor imaginou. Ele é voltado para o público infantil, mas, sinceramente, acho que muitas piadas as crianças não irão entender. Como se fosse um livro infantil para o público adulto.
"A não ser quando ela usava as poucas palavras de verdade que constavam de seu vocabulário, como mamãmamá dá!, a maioria das pessoas tinha dificuldade para entender o que Sunny estava dizendo. Por exemplo, nessa manhã ela disse "Gá!" muitas e muitas vezes, o que provavelmente era para se entender como: "Vejam só essa figura misteriosa surgindo do nevoeiro!" 
Além de ter uma narrativa boa, o livro é pequeno (no número de páginas e no tamanho). Ideal para ler bem rapidinho! 


Recomendo: para adolescentes e adultos que gostam de um humor irônico.

Desventuras em série:
#1 - Mau Começo
#2 - A Sala dos Répteis
#3 - O Lago das Sanguessugas
#4 - Serraria Baixo-Astral
#5 - Inferno no Colégio Interno
#6 - O Elevador Ersatz
#7 - A Cidade Sinistra dos Corvos
#8 - O Hospital Hostil
#9 - O Espetáculo Carnívoro
#10 - O Escorregador de Gelo
#11 - A Gruta Gorgônea
#12 - O Penúltimo Perigo
#13 - O Fim

4 comentários:

  1. Vi o box da série completa no Submarino em super promoção. Pensei em comprar, mas como eu não conhecia - perguntei ao meu irmão que conhecia aos filmes, e disse ser horrível -, então nem procurei saber mais sobre o mesmo. Mas gostei - só de ter humor irônico rs - e pretendo lê-lo, pelo menos algum dos livros :)
    Beijos, e otima resenha.

    ResponderExcluir
  2. Como sou loucaaaa pelo box dessa série, MEU DEUS! Sempre vi todo mundo falando super bem dela, quase um clássico, né?, e como a Yohanna disse, ele estava em promo mesmo esses dias. Quase morri rs Não sou assalariada e não consigo nem pensar em como compraria esse box, porque por mais barato que esteja, o preço ainda é meio ~~alto. Mas acho que deve valer muiiiito a pena. Dizem que o filme é ruim, mas ainda assim eu gostei bastante... OU SEJA HAHA

    ResponderExcluir
  3. bem esse livro não me chamou muito atenção e a serie é bem longa né? Não sei acho que nunca irei ler nenhum dos livros, só o futuro irá decidir haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. O que eu sabia sobre "Desventuras em Série" era só o que eu vi no filme, que por sinal gostei muito, mas os livros parecem ser ótimos tb! E são 13! *o*

    ResponderExcluir