quarta-feira, abril 11, 2012

Filme: Jogos Vorazes

. .


Título Original: The Hunger Games
Estreia Mundial: 23 de Março de 2012
Sinopse: Na América do Norte do futuro, o país Panem mantém o controle sobre os cidadãos através de uma competição. 24 jovens, representantes de 12 distritos, têm que lutar entre si por sobrevivência. Depois que a irmã mais nova é convocada a participar no jogo, a garota de 16 anos Katniss Everdeen se voluntaria para substituí-la. Na competição, Katniss se vê obrigada a tomar uma série de decisões críticas para sobreviver, entre questões morais de amor e humanidade.
Opinião: Baseado no livro "Jogos Vorazes" (ed. Rocco) da escritora Suzanne Collins, o filme nos apresenta um novo mundo, dividido em distritos, e que possuem um violento jogo comandado pela "Capital" e assistido por toda a população.


Um filme bem interessante, recheado com muita aventura e, é claro, amor e algumas lições de moral. O jogo que dá nome ao filme é uma disputa mortal entre 24 jovens (dois de cada distrito), onde apenas um sai vivo. O vencedor, além de receber dinheiro e glória, ajuda financeiramente o seu distrito. Os jogos foram criados por causa de uma rebelião que os distritos fizeram conta a Capital tempos atrás. A Capital alega que criou os Jogos para que eles não esquecessem do que essa rebelião causou, afirmando que é melhor que morram 23 jovens (ou "tributos") do que milhares de pessoas novamente. Claro que isso é apenas uma desculpa para manter o domínio através do medo. Infelizmente não é explicado muito além disso na história, espero que seja um assunto mais abordado nos próximos filmes.

Na seleção dos jovens (feita por sorteio) já podemos ver grandes diferenças entre seus mundos. Enquanto jovens de distritos mais ricos se preparam durante toda a sua vida para os jogos - e sentem orgulho quando são sorteados - os personagens dos distritos mais pobres veem aquele sorteio apenas como medo, sabendo que são os mais despreparados para o mesmo. Uma coisa que merece destaque é a Capital. Desde as roupas e maquiagens excêntricas, passando por grandes estádios por onde a população acompanha o filme, tudo é de uma criatividade e convencimento impressionante.


Essa questão do mundo ser dividido em distritos (do mais pobre ao mais rico), onde as pessoas não podem se mudar e todos trabalham em favor do distrito mais rico, não é exatamente novidade. No filme "O preço do amanhã", por exemplo, vemos exatamente essa mesma sistemática - apenas os objetos de valor são diferentes.

O jogo é um reality show patrocinado. Aqueles competidores que mais agradam ao público recebem algumas "ajudas" durante o jogo. Aliás, a forma como o filme mostra a manipulação feita durante os jogos (mudança de regras, ajuda a alguns participantes, recursos para que o jogo se torne mais movimentado, etc) nos faz lembrar os mesmos recursos usados em reality shows que nós vemos por aqui. 

Como puderam perceber, o Jogos Vorazes faz críticas a, principalmente, dois itens: disparidade social e reality shows (envolvendo aí toda a manipulação que um povo mais rico pode fazer em pessoas menos favorecidas). São temas recorrentes de crítica em filmes, mas são coisas sempre interessantes de se ver - e, porque não, comparar com a realidade. 


Em relação aos protagonistas, Katniss (Jennifer Lawrence) não me convenceu. Ou melhor, talvez tenha me convencido, mas não gostei da personagem. Achei ela um pouco sem emoção, sem envolvimento real com qualquer coisa, em qualquer momento (para não dizer meio pateta). Não sei se é uma característica da personagem do livro (se for, ponto para a protagonista), mas foi uma protagonista que não me chamou atenção. Já Peeta (Josh Hutcherson) foi um personagem que considerei bem mais interessante e real, mostrando sua vulnerabilidade e medos durante o jogo. Alguns outros personagens secundários são interessantes, mas o filme fica basicamente na história desses dois.

Ainda não li Jogos Vorazes mas pude compreender muito bem o filme, coisa que nem todos os filmes adaptados conseguem. Gostei bastante do filme e fiquei com ainda mais vontade de ler o livro! 

Recomendo: para quem gosta de filmes de aventura.  

Trailer: 
Não consegui incorporar o vídeo, mas aqui está o link caso queiram assistir ao trailer: http://youtu.be/SUyLvbbm0pk


PS: gostariam de ver mais algum tipo de informação sobre o filme nas críticas? Atores, diretor, duração... não coloco mais informações porque acho que a maioria não dá bola, mas se tiver algo a mais que vocês costumam gostar de saber, avisem nos comentários! 

4 comentários:

  1. Moça, não perca mais tempo e leia Jogos Vorazes!! A trilogia é uma das melhores coisas que li nos últimos tempos e se o filme já é bom, o livro consegue ser um milhão de vezes melhor. Leia, porque eu sei que é impossível se arrepender! (:

    ResponderExcluir
  2. Todos lendo a trilogia menos eu kkkk :(
    Livros de aventura não me interessam, e nem tenho costumo de ler, porém os temas abordados nesses livros são interessantíssimos. Pretendo ler, ou pelo menos ver os filmes ne, que estão elogiando tanto :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Todos lendo a trilogia menos eu kkkk :(²

    KKK uma coisa que nao me chamou atenção também foi Jogos Vorazes nem filme, nem livro, nem nada, se alguem me entender me avise pq nem eu mesmo me entendo KKK
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Todos lendo a trilogia menos eu kkkk :(³

    Estão falando tão bem desse filme e dos livros que deram origem a este, que não vejo a hora de lê-los para matar minha curiosidade!

    ResponderExcluir