terça-feira, março 06, 2012

Resenha + Promoção: O vampiro da Internet

. .


O vampiro da Internet
Autora: Licínia Ramizete
Editora: Fábrica de Leitura
Páginas: 159
Link no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/22260

Sinopse: A solitária Marília parece ter encontrado um meio de trazer mais ânimo à sua vida:a sala de chats da internet. Ao acessar uma delas, Marília o faz como passatempo, sem grandes expectativas. Mas logo percebe um inusitado frequentador da sala de bate-papo: um vampiro. O amigo virtual que afirma ser um "andarilho das sombras", logo faz Marília passar da descrença à curiosidade e da curiosidade ao medo. O vampiro sabe mais sobre Marília do que ela própria! Agora ela terá que descobrir a verdade sobre si mesma e para isso ela terá de sair do virtual e encarar a realidade. Ela terá de enfrentar o vampiro da internet!

Resenha: Li O vampiro da internet em dois dias. Acho que foi um dos menores tempos que já li um livro. Tem a linguagem super acessível, é pequeno – cheio de diálogos de chat e com parágrafos que dificilmente passam de umas 4, 5 linhas – e tem uma história interessante. É o básico de um livro juvenil.

Marília é uma mulher que um dia, entediada de nada para fazer, resolve entrar em um chat – coisa que não fazia há muito tempo. Um usuário “Vampiro” chama a sua atenção, por aparentar ter um papo diferente daqueles comuns de internet. Começam a conversar e Marília percebe que ele pode saber mais sobre ela do que ela mesma sabe. Aqueles segredos que Marília teve que reprimir por anos, voltam a tona e talvez agora ela consiga entender porque era tão diferente dos seus amigos.
Marília, para mim, deveria ser uma adolescente. Não acreditei muito nela como sendo adulta – por seus medos e até pelo seu jeito de falar. E, se fosse uma adolescente, acho que ficaria mais interessante para debater seus medos e diferenças – ainda mais com um público-alvo nessa idade.
Outra coisa que poderia ser melhor abordada são os pontos de clímax do livro. São tantas coisas acontecendo que o livro poderia facilmente ter bem mais páginas. Assim como escrevi sobre Radiante, as vezes as coisas acontecem rápido demais. Uma enrolaçãozinha cai bem de vez enquando! hehe
Ele gera uma boa discussão sobre o tipo de confiança que depositamos em alguém que nunca vimos, e que nem sabemos se é de verdade. Mas, pra mim, o ponto principal do livro não é esse. São as relações humanas, a forma como vemos e sentimos o mundo. Por que nossos dons são suprimidos? Existe ou não um sexto, sétimo sentido? Até que ponto devemos confiar nos nossos instintos? Por isso acho que o título nos engana um pouco. E, como mencionado na  entrevista com a autora, o fato de falar sobre “vampiro” no título talvez afaste muitas pessoas – mesmo que o livro não seja exatamente sobre isso.
O livro nos deixa com um gostinho de continuação. Espero que tenha. Se tiver, espero que o enfoque seja algo como uma batalha das sombras... bom, não posso contar muito do que espero senão acaba saindo muito spoiler.
Sobre o livro, vale ressaltar o cuidado com a edição. A parte interna dele é muito bonitinha. Letras em formatos especiais para distinguir as narrações de Marília e as do Vampiro. A numeração dos capítulos em vermelho com um estilizado de sangue. As páginas finais de cada capítulo em vermelho. Tudo muito bem feito.


E agora vamos a promoção! E dessa vez ela será apenas por twitter ok?




Regras:
- Seguir @gaveta_aband
- Seguir @liciniaramizete 
- Tweetar a frase a seguir:
"A @liciniaramizete e a @gaveta_aband vão me ajudar a descobrir os segredos do vampiro da internet! http://kingo.to/111e"

O sorteio será realizado pela ferramenta Sorteie.me
Pode divulgar quantas vezes quiser, dessa vez não vou colocar limitação :)

4 comentários:

  1. Participando!

    Sou muito fissurado nesse tipo de livro que envolve mistérios, e todo e qualquer tipo de mitologia.

    Espero ganhar esse.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que fiquei com um pé atrás ao ler o título O "Vampiro" da Internet, eu acho que to de "saco cheio" de vampiros, rsrs. Mas, pelo que você falou, e pelo que eu fui ver na entrevista (que inclusive fui até o blog da autora pra ler o texto que ela citou na entrevista, rsrs), o livro não fala taanto disso né? O foco é diferente, é alertar e tal. Então, talvez possa ser uma leitura interessante.
    A resenha ficou incrível ^^

    Beijos,
    @flafsbp
    { http://17ezesseteinvernos.blogspot.com/ }

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito fã de vampiros,prefiro anjos e lobisomens!Legal os detalhes da edição.

    Fabianne

    ResponderExcluir
  4. você tem razao em relação ao afastamento das pessoas por causa do "vampiro" no titulo, eu por exemplo nem leria a sinopse. mas agora vi que a proposta é interessante

    ResponderExcluir