quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Filme: Millennium - Os homens que não amavam as mulheres

. .


Título original: The girl with the dragon tattoo
Estreia nos Estados Unidos: 21 de dezembro de 2011
Estreia no Brasil: 27 de janeiro de 2012

Sinopse: Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, desaparece  sem deixar rastros. No dia em que ela sumiu, o acesso à ilha onde ela e seus parentes estavam foi fechado. Anos depois, o veterano jornalista Mikael Blomkvist une forças com à jovem hacker Lisbeth Salander para solucionar o misterioso desaparecimento.

Opinião: Em comparação com o livro só digo uma coisa: acho que foi um dos filmes mais fiéis que já vi! Teve suas adaptações, como todos os filmes precisam fazer, mas ficou realmente muito parecido. De qualquer forma, a comparação com o livro (e talvez com o outro filme) faço em outro post.

Rooney Mara como Lisbeth está perfeita (fato que levou a atriz à concorrer ao Oscar). Ela inclusive ficou mais bonita do que eu imaginava, não sei porque  imaginei a Lisbeth dos livros meio feia. Craig como Mikael está ótimo também, e em nada lembra o 007. 

O filme é recheado de suspense e ação, e com ao menos duas cenas bem fortes. Devido a essas cenas, não entendo porque não ficou com a classificação mínima de 18 anos - já vi filme com bem menos que isso e com essa classificação ("O Procurado", com a Angelina Jolie, por exemplo).

A trama é muito bem elaborada, e tudo se conecta perfeitamente. Mesmo quem nunca ouviu falar da história, compreende de forma simples o filme. As cenas foram feitas na Suécia (país onde se passa a história do livro) e isso foi mais uma decisão acertada do diretor: o ambiente gélido, branco e impessoal dos locais passa a sensação necessária da história. 


Outro detalhe interessante do filme é que a história continua por mais uns bons minutos, mesmo depois do clímax ter se resolvido. Talvez até tenha se estendido um pouco demais - e lançaram algumas coisas que são do segundo livro, não sei o quanto irá influenciar.


Algumas pessoas criticam a refilmagem, por ela ter sido lançada apenas dois anos depois do lançamento do original. Sinceramente, jogada de marketing. O livro estourou mundialmente e hollywood foi lá e pegou o filme. Não vejo motivo para a crítica... inclusive, entre as pessoas que já viram as duas versões, não vi reclamações em relação a refilmagem em si - muito pelo contrário.


De qualquer forma, foi um filme que gostei muito e recomendo para quem ainda não foi ver (aqui já está praticamente saindo dos cinemas). Quem gosta de um suspense com investigação, é um prato cheio. A pessoa só não pode ser muito sensível devido as cenas pesadas.


8 comentários:

  1. Gosto muito de investigações!!!

    Tento descobrir o que aconteceu antes de chegar no fim!
    Fico tão feliz quando consigo!
    kkkk

    Ainda não vi esse filme, nem li o livro #QUEVERGONHA, mas após seu comentário com certeza vou procurar!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  2. Não assisti a versão sueca,mas detestei a versão americana,pois David Fincher modificou muito a história do livro(que é maravilhoso)!Enfim,recomendo a leitura da trilogia primeiro,é eletrizante.

    Fabianne

    ResponderExcluir
  3. Não vi a versão original, nem vi o americano e também não li o livro, mas que parece ser bom parece!

    ResponderExcluir
  4. Acho que ninguém alguém consegue entender essas classificações! Elas são totalmente díspares!Cenas muito mais fortes ganham 16 e outros bem menos chocantes ganham 18. Não acham que essas classificações são um pouco hipócritas?

    ResponderExcluir
  5. Investigação.. mistérios... ADOROOOOO!
    Eu fico apreensiva para saber quem foi, porque... eu tento raciocinar como o detetive e tento descobrir quem foi.. enfim, amo! A resenha está ótima, a capa é linda, com certeza vou querer ler!

    Beijinhos,
    http://escrevendomundos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu não gosto muito desse gênero :( Mas é tão bom quando a adaptação pro cinema sai parecida com o livro né? Tem algumas que mudam tanta coisa, que nem parece estar falando do livro, fico super decepcionada com isso.
    Pra quem gosta de mistérios, investigações, e todos esses temas, certeza que vai adorar tanto o filme como o livro né?! haha.
    Muito boa a sua avaliação ^^

    Beijos,
    @flafsbp
    { http://17ezesseteinvernos.blogspot.com/ }

    ResponderExcluir
  7. esse filme não me chamou atenção, deve ser pq não simpatizo mt com o Daniel Craig HAHA mas pelo jeito é maravilhoso, e acho que vou dar uma chance pra ele sim ^^

    ResponderExcluir
  8. To só por conseguir baixar esse filme, vi uns meses atrás uma entrevista com a atriz e acabou me chamando muito a atenção para o filme e consequentemente os livros.

    ResponderExcluir