sexta-feira, janeiro 27, 2012

Entrevista com o autor: Laisa C.

. .







Boa tarde gaveteiros!

Hoje trago uma entrevista - e um livro - com um conceito bem diferente para vocês. O livro se chama "Lagoena", da autora Laisa C. Mas Lagoena não é um livro comum. Ele foi lançado apenas na internet, e com formato de série - a cada semana sai um novo capítulo!

Interessados? Então acompanhem a entrevista para saber mais sobre essa série.

Sinopse: Rheita era a única neta de um joalheiro falido. Seu pai havia desaparecido antes da menina nascer e sua mãe falecera no parto quando lhe dera à luz. Morava num país pequeno e isolado, muito ao norte, conhecido como Reino do Vinagre, numa época em que os lampiões ainda iluminavam as ruas de tijolos.

Ainda em luto e rancoroso, Dordi Gornef, o velho joalheiro, por 10 anos mantinha em segredo uma grande descoberta: o significado da marca de um S que Rheita carregava na palma da mão. A menina, desde recém nascida, fora educada a usar uma luva na mão direita, para esconder um suposto defeito de nascença dos olhares curiosos...

Porém, num certo dia, os esforços do joalheiro para manter o segredo não foram mais úteis. Rheita, que se tornou uma menina muito curiosa e inteligente, acabou encontrando um misterioso Mapa Mágico no abandonado quarto da falecida mãe e desde estão resolveu descobrir o que ele escondia, pois suspeitava que o desaparecimento do pai houvesse relação com o artefato mágico. A partir desse momento, sua vida fica totalmente ligada a ele e através de um chamado do destino Rheita e seu mais novo amigo, Kiel, embarcam numa aventura repleta de segredos ainda maiores, para além de outro mundo, para LAGOENA, A Terra Secreta que corre um grande risco de não mais existir, cabendo à menina salvá-la e proteger o tesouro do mapa da cobiça de um imperador amaldiçoado.

Mais Informações:

Quem é a Laisa?
Bom, eu sou feita de uma constante emotiva. Onde quer que empregue a criação de algum trabalho, sempre fiz com sentimento. Lagoena é o resultado disso, de uma junção pessoal que unida a literatura transformou-se num livro, quem tiver a oportunidade de ler Lagoena, com certeza me conhecerá melhor.
Como surgiu a motivação para escrever o livro? 

Quanto tempo levou entre ter a ideia e finalizar a história?
Comecei a escrever em 2005 e levei 5 anos para desenvolver meu primeiro livro. Nesse período longo, passei um ano sem escrever, devido ao vestibular e outras complicações, foi um período muito difícil para mim, pois eu sentia falta de Lagoena. Depois disso me empenhei no projeto, reescrevi o livro inúmeras vezes, tantas que nem lembro, no computador ou manualmente, cortei capítulos, criei e extingui personagens, anexei e tirei parágrafos, até finalmente eu terminar o livro e reescrevê-lo todo pela definitiva e última vez, fiz isso em 8 meses de madrugadas em claro.

Algum motivo especial para ser um livro de fantasia?
Costumo pensar que eu não escolhi escrever literatura fantástica, mas que ela me escolheu. Tenho uma relação de intimidade com a fantasia, é maravilho descobrir como a realidade se esconde sob essas asas imaginárias da ficção fantástica, é possível falar de inúmeros assuntos de forma delicada e suave, sem chocar o leitor, a mensagem fica gravada no inconsciente e ele passa se identificar com aquele mundo criado, assim como acontecem com as obras de Tolkin, C.S. Lewi, J.K.Rowling e nosso Monteiro Lobato.

Qual foi a inspiração para criar a história?
As inspirações foram muitas. Mas a vontade de criar algo meu foi a maior das inspirações. Quando resolvi escrever um livro, primeiramente, fiz um planejamento, como é aconselhado a fazer para se orientar, quando coloquei a idéia em prática, comecei a escrever tudo diferente do que eu havia planejado, foi surpreendente, deixei a coisa correr, a estória veio como uma chuva que cai num deserto, ora fraca, ora feroz...

Algum personagem inspirado em ti ou em pessoas próximas?
Tenho alguns personagens inspirados em pessoas que conheci, isso sempre acontece com o autor, ele filtra a realidade ao redor e a torna ficção. O personagem que mais parece comigo é Kiel, o gago, não que eu gagueje, somente nos parecemos nas inseguranças e descrenças, mesmo assim ele segue até o fim.

Como surgiu a ideia de criar o livro em episódios ao invés de lançar fisicamente?
Eu acompanha as dicas no site da editora Laura Bacellar, o Escreva seu Livro, e ano passado em junho ou junho ela indicou o site BookSérie para a publicação de novos autores. Fiquei curiosa e conheci o site, a publicação me chamou atenção, era um formato que eu nunca tinha visto na internet. Lá eles publicam uma estória por  episódios e divididos por temporadas, cada uma tem no máximo 15 episódios, cada um sai no ar uma vez por semana. O processo de edição no site é totalmente gratuito, o autor também não recebe nada por isso e o leitor não paga nada para acompanhar uma série. Os direitos autorais são assegurados, o BookSérie  só recebe originais registrados na BN. Gostei da proposta e resolvi mandar meu livro para avaliação, então o site resolveu publicar, a primeira temporada do livro intitulada A Terra Secreta estreou em Outubro, a segunda temporada e última, A Pequena Guardiã, estréia em 7  de Fevereiro às 13 hrs.

Quantos episódios terá o livro? 
Lagoena terá apenas 2 temporadas, cada uma com 14 episódios, ainda estou estudando a ideia de publicar um episódio bônus. 
Tem planos de continuar escrevendo, ou lançar fisicamente o livro?
Quero continuar escrevendo, ou melhor, continuo escrevendo.  O fato de ter meu primeiro livro publicado não me faz na posição confortável de parar e não quero parar, me vejo bem velhinha fazendo o que mais gosto, que é escrever.  Pretendo lançar o livro fisicamente ainda este ano, já tive proposta para isso, mas  não estou com tanta pressa, vou analisar o que for melhor para Lagoena.

Algum recado para os leitores?
Agradeço ao blog Gaveta Abandonada pela atenção e a todos por terem lido essa entrevista, espero que tenham gostado de Lagoena e que acompanham os episódios. A primeira temporada está completa, é só se cadastrar no site e ler, a segunda estréia em 7 de Fevereiro com muito mais aventuras e magia! Aguardo todos por lá!




Comentou? Preencha o formulário do Top Comentarista.

Um comentário:

  1. Ainda não li o livro, me lembrou a um site que eu costuma a ir, só que o autor parou de escrever...
    Eu tenho de ler logo o livro dela ^^
    Beijos XD

    ResponderExcluir