terça-feira, janeiro 10, 2012

Desejado: Aléxandros - O Sonho de Olympias

. .


Aléxandros - O Sonho de Olympias - vol. 1
Autor: Valerio Massimo Manfredi
Editora: Rocco
Páginas: 310
Link no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/4578

Sinopse: Aléxandros é a história do jovem e belo príncipe da Macedônia que seria um dia conhecido como Alexandre, o Grande, pelas numerosas conquistas no mundo antigo. Nascido em meados do século IV a.C., filho do rei Filipe II e de Olympias, princesa de Epiro, ele cresce na corte cercado por jovens de sua idade e é educado de acordo com as tradições da dinastia, com ênfase na coragem, força de espírito, resistência à dor, ao frio, ao cansaço e à fome.
O jovem Alexandre tem também o privilégio de aprender com uma das mentes mais brilhantes da Antigüidade: o filósofo Aristóteles, fundador do conceito de lógica, que recebe do rei Filipe quantias exorbitantes para revelar os segredos mais profundos de sua imensa sabedoria ao príncipe e também a alguns privilegiados amigos mais próximos.

Esse grupo selecionado cresce num local longínquo e belo, na escola construída em Mésia especialmente para eles em meio às florestas e campos da Eordéia. Em seu retiro, os jovens estudantes fazem o juramento de nunca se separar e seguir seu príncipe na aventura mais extraordinária de todos os tempos: a conquista do mundo !
A morte do pai marca o fim da adolescência de Alexandre, endurecendo seu coração: o rei é misteriosamente apunhalado no dia do casamento de sua irmã. Com a ausência de Filipe II, o Império se despedaça. Ninguém acredita que Alexandre será capaz de mantê-lo de pé.
O rapaz, entretanto, reage com inusitado vigor e destrói os bárbaros do norte numa apoteótica batalha numa ilha do Danúbio, sob violenta tempestade de neve. Ele alcança as muralhas de Tebas em treze dias. A cidade cantada por Homero é arrasada em duas semanas. Sua fama corre o mundo e começam a chegar embaixadores dos mais variados países implorando por sua amizade.
Ambicioso, Alexandre parte para a conquista do Extremo Oriente. Seus companheiros, que estiveram com ele em todas as horas, acreditam que o sol se levanta nos estreitos que dividem a Ásia e a Europa para iluminar seu olhar e inflamar seus sonhos. Alexandre, O Grande, tudo pode.

Por que é desejado: Esse livro - ou melhor, essa coleção - está na minha lista de desejados já faz um tempo. São três livros no total, que contam a história de Alexandre, o Grande. Todo mundo já ouviu falar dele né?
Esse primeiro conta a sua infância e a adolescência. No segundo é narrado a ascensão e, no último, o resto de sua vida até a morte precoce.

É um livro do tipo romance histórico, e li que tem a escrita leve, tranquila. Gosto muito desse estilo porque nos permite aprender um pouco de história sem ser algo monótono - além de depois ir procurar o que é fato e o que foi romanceado. E, no caso desse livro, acho bem interessante conhecer como essas grandes personalidades eram quando crianças, o que levou elas a querer ser tudo isso. 

Comentou? Preencha o formulário do Top Comentarista.

2 comentários:

  1. Legal, adoro história, um livro que gira em torno de uma personalidade histórica (quase) sempre são bons, aprendemos não só sobre a personalidade em questão, mas também sobre a sua época e sua contribuição para o mundo moderno.
    Beijos ;)

    chiadocarioca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que legal uma série sobre a trajetória de Alexandre,o Grande!Maneira muito estimulante de aprender história,sem ser enfadonho.Vou tentar comprar.

    Fabianne

    ResponderExcluir