terça-feira, dezembro 13, 2011

Resenha: Feios

. .


Informações do livro
Título: Feios
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Páginas: 416
Link no Skoob: 
http://www.skoob.com.br/livro/58806

Resumo do livro
Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.

Resenha

Nós, no livro, somos os Enferrujados. Uma nação inteira que desapareceu do mapa. Somos altamente criticados no livro por Tally e sua turma, por coisas como: uso de combustíveis fósseis, grandes prédios de cimento, não utilização de energias renováveis, e por aí vai. Esse, segundo o livro, é um dos motivos pelos quais nós fomos extintos. Gosto bastante dessa discussão e acho que ela até poderia ter sido mais aprofundada no livro. Mesmo não sendo, é interessante ver as "críticas" ao nosso sistema, como essa:


"Era quase impossível acreditar que as pessoas vivessem daquele jeito, queimando arvores para desocupar a terra, consumindo petróleo para gerar calor e energia, rasgando a atmosfera com suas armas"


As cidades onde os personagens feios e perfeitos vivem tem toda uma inspiração em 1984 (Orwell), com grandes sistemas computadorizados vigiando se as pessoas estão fazendo tudo certo, se não estão fugindo, se estão domindo na hora que devem dormir. Não é uma temática nova, mas - novamente - é algo que gosto. Ainda quero ler mais alguns livros que tenham esse tipo de conceito.


Além disso a história traz a discussão sobre "o que é beleza" - que é a temática principal. Por que nesse novo mundo todos devem ser perfeitos? O que acontece com os feios? No livro existe uma razão pela qual as pessoas passam por essa cirurgia, e é algo que todos reconhecem. Uma das coisas que, novamente, nos criticam no livro é porque julgávamos muito as pessoas pela aparência. Sendo todos perfeitos ninguém teria "vantagens ou desvantagens" sobre outro.


Outra coisa que gostei no livro foi... o final! Não tem como explicar muito - claro né - mas o que gostei foi que ele deixa com um belo gostinho de "quero mais" para ler o próximo livro.


Sinceramente, não muito o que criticar no livro. Poderia ter se aprofundado mais aqui ou ali, mas no geral achei uma boa história. Definitivamente me prendeu e li super rápido, sempre estava curiosa com o que ia acontecer a seguir. Então, recomendo.


Um comentário:

  1. Essa distopia estou louca para ler.Já encomendei meus livros da serie e estou bem curiosa para lê-los.E agora depois de sua resenha preciso mesmo ler(hahahahahaha).O bom que ela trás fatores a ser discutidos,acho isso muito legal.

    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir