sexta-feira, dezembro 09, 2011

Entrevista com o autor: Mateus Lins

. .


Hoje vocês vão conhecer um pouco sobre o Mateus Lins, escritor do livro "O Reino de Mira". Primeiro menino participante das entrevistas!


Livro no Skoob: 
http://www.skoob.com.br/livro/185920-o-reino-de-mira
Blog do livro: http://reinodemira.blogspot.com/
Blog do Mateus: http://curiosoinovador.blogspot.com/


Quem é o Mateus?
Muitas vezes é bem difícil de se auto-definir, mas eu diria que o Mateus é alguém em busca de trilhas os próprios caminhos e de nunca desistir dos próprios sonhos.

Como surgiu a motivação para escrever o livro? 
Eu sempre gostei de escrever, quando tinha oito anos, comecei a criar pequenas histórias de uma ou duas páginas que ao passar do tempo foram se desenvolvendo, até darem início a contos e depois a livros. Tentei escrever meu primeiro livro aos doze anos, nunca passei da página 20, mas fui aprimorando minha escrita e finalmente os primeiros títulos foram nascendo.

Quanto tempo levou entre ter a ideia e finalizar a história?
Com O Reino de Mira as coisas aconteceram bem de repente, tenho que confessar. estava de férias e entediado quando pensei em escrever uma nova história, e momentaneamente, a figura de Mira e de todo o cenário e personagens brotaram na minha mente, projetei um roteiro para a história em questão de uma hora. E depois foi só desenvolvê-la. Passei mais de um ano para terminar de escrevê-la e ajustar todos os detalhes.

Algum motivo especial para ser um livro de fantasia?
Sempre gostei de fantasia, viajava lendo estórias fantásticas, acho que isso teve um peso considerável quando decidi escrever um livro.

Qual foi a inspiração para criar a história?
Me inspirei muito em filmes e livros como O Senhor dos Anéis e Harry Potter, mas sofri maior influência de jogos de vídeo-game e também de R.P.G, infelizmente essas últimas influências não ficaram tão visíveis em Mira, mas em outras obras, sim.

Algum personagem inspirado em ti ou em pessoas próximas?
Em ambos. (risos)


O teu é um dos primeiros livros que vejo com uma campanha para ser publicado. De onde surgiu a ideia? (vocês podem ver a campanha nesse link)
O crédito da ideia, tenho que ceder completamente a uma grande amiga que conheci através o Skoob, a Bia, do blog Livros e Atitudes, foi ela quem me apresentou a ideia e deu um "empurrãozinho" pra ela acontecer. Boa parte da divulgação do livro, eu devo a ela. =D


No blog do livro tem algumas paisagens sobre o Reino de Mira. Ele teve inspiração de algum lugar real?
Bastantes lugares. Sempre gostei de imagens de paisagens e também de fazer viagens, em todas eu procurava buscar alguma coisa, para dar ênfase em alguma descrição ou projetar algum lugar para histórias. Mas a paisagem de o Reino de Mira, é algo típico da idade média fantástica. 

Tem planos de continuar escrevendo?
Na verdade, quando você gosta de alguma coisa e se sente bem fazendo ela, por mais atarefado que você esteja, sempre encontra um tempo para fazê-la. E é exatamente isso que acontece comigo, sempre estou escrevendo e buscando novas ideias. E não pretendo parar, tão cedo. 

Algum recado para os leitores?
Agradeço a todos os leitores por terem lido esta entrevista até o final, e espero que futuramente possam se divertir bastante com O Reino de Mira. Também agradeço a Tamires por ter me cedido esse espaço de divulgação. 
Desejo a cada um de vocês, os melhores ventos daqui para a frente. =D

2 comentários:

  1. Adorei a entrevista!
    Não sabia que Mateus era escritor!
    Que ótimo! O Livro parece ser bem interessante!
    Quero ler =D
    Parabéns Mateus, que seu livro seja um sucesso!
    beijos, *-*

    http://naspaginasdeumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Estou passando pelo blog para agradecer demasiadamente o apoio em relação a campanha de publicação de O Reino de Mira. O livro será publicado pela Modo editora, e a previsão é para esse semestre!
    Muito Obrigado pelo auxílio!

    http://livroseatitudes.blogspot.com/2012/02/publicacao-do-livro-o-reino-de-mira.html

    Muito em breve, eu e a Bia do blog Livros e Atitudes faremos o sorteio de um exemplar entre todos os blogs colaboradores, que será enviado para o vencedor(a) assim que eu recebê-los.

    Abraços,
    Mateus Lins| http://curiosoinovador.blogspot.com/
    http://reinodemira.blogspot.com/

    ResponderExcluir