quinta-feira, novembro 24, 2011

Eu queria conhecer o mundo

. .


Como já mencionei essa semana, sempre fui péssima em história (e geografia). Não exatamente em notas, geralmente me dava bem no colégio, mas nunca consegui absorver o conteúdo. Simplesmente some da minha cabeça depois de um tempo. 

Porém uma coisa que sempre gostei foi de tentar entender as pessoas. Como elas são e porque. Tentar conhecer para aprender a lidar com elas, ver outros pontos de vista, quebrar muitos preconceitos que ainda tenho. Talvez tenha uma veia meio psicóloga escondida aqui dentro... mas enfim, com isso descobri que aprendo muito mais sobre história e geografia do que já aprendi até hoje, fico movida pela minha curiosidade. Nada melhor para ampliar o conhecimento do que conhecer muitas pessoas, e de preferência de outras culturas né?

Ano passado foi o primeiro ano em que andei de avião, fui para o Rio. Não é exatamente outra cultura, mas pude ver várias diferenças de comportamento entre as pessoas daqui e de lá. E por ser a minha primeira viagem "para fora", achei o máximo!

Esse ano viajei de novo. Buenos Aires. O lugar mais longe que fui. Lindo, especial, adorei mais ainda. Eles já tem uma cultura diferente (por exemplo, passeiam a pé nas ruas de noite, algo meio impossível aqui). Aprendi bastante. Mas eles tem os problemas parecidos com os nossos. Falam uma língua parecida. Ainda tenho como meta conhecer países realmente diferentes.

Quero ir para algum lugar onde as pessoas não entendam nada da minha língua, que tenham pensamentos e culturas completamente diferentes. Quero fazer toda a travessia do trem transiberiano. Quero conhecer um país onde as mulheres tenham que andar de lenço na cabeça, cobertas até os pés, e entender o porque disso. Queria fazer o Caminho de Santiago de Compostela (por inteiro - de bicicleta). Queria ver a miséria em alguns países da Africa, aquelas imagens impactantes que a gente só vê por foto. Queria conhecer o mundo. Por inteiro.


Também não me entendam errado. Meu sonho é conhecer essas culturas super diferentes, mas também tenho como meta conhecer todos os países da América do Sul e todos estados (nem que seja só as capitais) do Brasil. Cada lugar tem seu espaço reservado na minha "agenda de vida".

Se vou realmente conseguir fazer isso é impossível saber. As vezes a vida dá umas voltas e muda completamente os nossos planos (e pensamentos). Mas espero conseguir. Imaginem a bagagem cultural e a vivência que experiências desse tipo não te trazem? 

Bem, enquanto não viajo o mundo me divirto olhando o Dri Everywhere. Uma brasileira que mora na Inglaterra e viaja por tudo que é lugar. Super indico, as viagens e fotos dela são incríveis! Um dia espero fazer o mesmo :)

0 comentários:

Postar um comentário