quinta-feira, outubro 20, 2011

Pessoas melhores

. .



"Todo mundo pensa em deixar um planeta melhor para os nossos filhos. Quando pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

Não vou entrar no mérito da falta de educação e das opressões que alguns professores recebem nas escolas. Talvez deixe isso para outro texto. Mas escolhi a imagem e a frase porque ilustram bem o assunto.

Todos os dias somos bombardeados com campanhas a favor do planeta (como se alguém fosse contra). Racione água, não use carros, cuidado com o aquecimento global, não sejam tão consumistas, parem os desmatamentos... todos preocupados com o futuro que está sendo visto para o planeta. Acho isso muito importante, e não tiro o mérito. Mas tem algo que me preocupa bem mais.

Que tipo de pessoas estamos deixando para esse planeta que tanto queremos cuidar? Não vejo campanhas para que as pessoas eduquem melhor seus filhos. Para que aprendam o valor de um "não", que saibam respeitar as pessoas e suas diferenças, que tenham consciência das suas ações. Isso sim melhoraria muito mais o nosso planeta.

Onde pretendemos parar? Deixar um belo ambiente, limpo e agradável para pessoas que não o merecem? Que vão continuar com o pensamento egoísta de lutar apenas pelo que lhe é benéfico? Por um ar limpo para crianças que roubam por não ter o que comer?
Se tivéssemos pessoas melhores, grande parte dos problemas mundiais iriam terminar. Acabariam as guerras. Acabariam os assaltos. Preferiria viver num mundo poluído, pacífico e seguro do que o contrário.

Veja bem, não acho que as coisas precisem ser exclusivas, podemos (e devemos) lutar pelos dois. Mas se PRECISASSE escolher um, ou dedicar meu tempo mais a uma dessas coisas, certamente seria a luta por pessoas melhores. O planeta é uma simples consequência daqueles que o habitam. Ele melhoraria junto.


0 comentários:

Postar um comentário