quarta-feira, outubro 05, 2011

Filme: Contra o Tempo

. .


Ficha Técnica


Título Original: Source Code
Elenco: Jake Gyllenhaall, Michele Monaghan, Vera Farmiga, Jeffrey Wright
Direção: Duncan Jones
Gênero: Ação
Duração: 93 min.
Distribuidora: Imagem Filmes
Classificação: 12 Anos
Estréia: 01/04/2011
Estréia no Brasil: 30/09/2011


Sinopse: Quando o capitão Stevens acorda e se vê na pele de um homem que ele não conhece, descobre que está fazendo parte de um experimento criado pelo governo americano chamado de Código Fonte. O programa possibilita que Stevens assuma a identidade de um outro homem em seus últimos 8 minutos de vida. Agora sua missão é encontrar os responsáveis por um atentado que deixou milhares de vítimas.




Opinião


O filme inicia com o Capitão Stevens (Gyllenhaall) em um trem, com uma mulher desconhecida na sua frente, conversando como se fossem velhos conhecidos. Mas o capitão não reconhece a mulher.  Logo ele descobre que não está no seu corpo. 8 minutos depois, o trem onde eles estão explode.


Aí começa a explicação do filme. Stevens está participando de um experimento do governo americano para descobrir quem realizou o atentado ao trem - e para prevenir atentados que estão previstos para acontecer. O problema é que Stevens nunca quis participar do programa, e não tem ideia do porque está ali.


O filme gira em torno da premissa de que o programa (chamado de Código Fonte) não permite a mudança do passado, ele apenas consegue reviver os últimos 8 minutos da vida daquele passageiro. Por isso, ele está sempre voltando para o trem até que o mesmo exploda. As situações que acontecem podem ser modificadas, o personagem pode interagir e tomar decisões diferentes a cada vez que volta, mas isso não influencia no tempo presente - a cada vez que ele volta para a "realidade", o acidente já aconteceu e as pessoas já estão mortas.


Gosto bastante de filmes que mexem com a questão de "voltar no tempo". Esse filme traz uma perspectiva um pouco diferente sobre o tema, com algumas reviravoltas e explicações interessantes, mas assim como todos os filmes de viagem no tempo, a gente precisa "abrir" a cabeça para entrar na história.


Talvez alguns saiam um pouco confusos, mas achei o filme bem interessante. É um filme curtinho, bom para uma distração e para gerar algumas discussões sobre isso.


Uma pena que, mais uma vez, um filme chegue com tanto atraso (5 meses) aos cinemas brasileiros.


Avaliação: 8.5/10

0 comentários:

Postar um comentário